Carregando Eventos

Sobre

Legado Cultural dos Jogos Olímpicos do Rio: a história um ano depois (Local: São Paulo)

header_legadoCopaV2

Programação Gratuita – São Paulo
Navegue nas abas ‘Palestrantes’ e ‘Programação’ acima para saber mais!

O “Projeto Legado Cultural dos Jogos Olímpicos do Rio 2016” – uma parceria da Universidade de Liverpool, da ECA-USP e Aberje – busca identificar o impacto de imagem e o legado simbólico das Olimpíadas.

A partir de uma análise da mídia brasileira e britânica em períodos chave para a narrativa dos Jogos, pudemos identificar as oportunidades aproveitadas e perdidas ao longo ciclo olímpico do Rio, desde 2009 até o início de 2017. A conclusão dos pesquisadores será apresentada no evento.

O trabalho é fruto de uma parceria entre o Institute of Cultural Capital (ICC), da Universidade de Liverpool, a Escola de Comunicações e Artes da USP e a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje, com o financiamento do Newton Fund da British Academy, uma instituição de fomento à pesquisa em humanidades e ciências sociais do governo britânico, e o apoio do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN-ECA/USP).

Desde os Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, a diretora do ICC Beatriz Garcia vem desenvolvendo um trabalho sobre o legado cultural de grandes eventos, com foco nos Jogos Olímpicos de verão e inverno. Isso permitiu ao estudo comparativos entre os jogos de diferentes anos, sobretudo os de Londres 2012.

  • Associados

  • Não associados
Inscreva-se

Palestrantes

Beatriz Garcia
Diretora do Institute of Cultural Capital (ICC)

Membro do Comitê de Cultura e Patrimônio do Comitê Olímpico Internacional e diretora do Instituto de Capital Cultural da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, Beatriz é uma das maiores autoridades do mundo em análise e pesquisa do legado cultural deixado por grandes eventos. Ela esteve presente em todos os Jogos Olímpicos desde 2000, em Sydney, sempre em busca de entender como os grandes eventos possibilitam mudanças reais na cultura, na narrativa e nas sociedade locais

David Grinberg
Diretor de Comunicação Corporativa do McDonald’s no Brasil

Tem bacharelado em Comunicação Social pela Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM) e é especialista em Comunicação Corporativa pela Fundação Cásper Líbero.Com quase 20 anos de experiência no mercado de comunicação e esporte, David Grinberg é Diretor de Comunicação Corporativa do McDonald’s no Brasil. Tem como foco as estratégias de comunicação externa e interna, gestão de crises e relacionamento com consumidores da marca. O executivo também foi responsável pelos projetos esportivos da marca na América Latina, incluindo a coordenação geral dos trabalhos multidisciplinares para os dois grandes eventos patrocinados pela rede: Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Maria Ignez Mantovani Franco
Diretora da Expomus e Presidente do ICOM Brasil

Doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa, Portugal (2009), graduou-se em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (1976). É diretora da EXPOMUS – Exposições, Museus, Projetos Culturais, por ela criada em 1981, empresa onde desenvolve projetos de exposições nacionais e internacionais de arte e cultura brasileira, além de projetos museológicos, socioeducacionais e ambientais, em colaboração com instituições e museus no Brasil e no exterior. É presidente do ICOM Brasil desde 2012 e sua representante junto ao Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus.

Mário Henrique Costa Mazzilli
Diretor Superintendente do Instituto CPFL

Jornalista e Sociólogo graduado pela FFLCH – USP, com especialização em Marketing pela Fundação Getulio Vargas – SP (CEAG) e mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Atua há mais de 20 anos no setor cultural e atualmente é Diretor Superintendente do Instituto CPFL. Foi o primeiro editor da Revista Observatório Itaú Cultural e desenvolveu projetos de Comunicação Empresarial para empresas e instituições no Brasil e no exterior como: Itaú Cultural, Odebrecht, Centro Cultural Banco do Brasil, Editora Planeta, Frankfurt Book Fair (Alemanha), Vergara & Riba Editora (Argentina), Editora Globo, Editora Unesp. É professor e articulista do CEMEC – Polo Criativo, do portal Cultura e Mercado, ABERJE e Casa do Saber

Paulo Nassar
Professor Livre-Docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Diretor Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje)

Doutor e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e Pós Doutor pela Libera Università di Lingue e Comunicazione (IULM) de Milão, Itália. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN ECA-USP) e Professor Livre-Docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Diretor Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

Ricardo Sennes
Coordenador do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP e sócio-diretor da consultoria Prospectiva

Especialista em cenários políticos no Brasil e América Latina, em temas geopolíticos internacionais, políticas de inovação, planejamento estratégico em processos de internacionalização e desenho de agendas públicas setoriais. Responsável pela área comercial e pela coordenação geral de projetos estratégicos para clientes, utiliza abordagens metodológicas e ferramentas analíticas.

Ele desenvolve extensivo trabalho acadêmico nas áreas de relações internacionais, ciência política e economia. Doutor e mestre em Ciência Política pela USP e bacharel em economia pela PUC-SP, é coordenador-geral do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional (GACINT) da USP. É membro do Conselho Editorial da Revista Foreign Affairs en Español, do Conselho Editorial da Revista Política Externa e Conselho de Estudos Estratégicos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Programação

15 de Agosto
09h
Welcome Coffee
09h30
Abertura
10h
Apresentação da Pesquisa
Beatriz Garcia Diretora do Institute of Cultural Capital (ICC)
Paulo Nassar Professor Livre-Docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e Diretor-Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje)
10h30
Debate
Mediação: Maria Ignez Mantovani Franco Diretora da Expomus e Presidente do ICOM Brasil
Mário Henrique Costa Mazzilli Diretor Superintendente do Instituto CPFL
David Grinberg Diretor de Comunicação Corporativa do McDonald’s no Brasil
Ricardo Sennes Coordenador do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP e sócio-diretor da consultoria Prospectiva
11h30
Encerramento
erica@aberje.com.br,camila@aberje.com.br

Data

15 / 08

Carga Horária

09h - 12h

Contato

Erica Garcia
erica@aberje.com.br

Local

Aberje - Rua Amália de Noronha, 151 - 6º Andar
05410-010
São Paulo / SP + Google Map
  • Valores: Associados - . Não associados -