×
Carregando Eventos

Lançamento Nacional do Resultado do LCM 2018-2019 no Brasil

Sobre

Latin American Communication Monitor 2018-2019:  desafios e tendências na gestão da comunicação estratégica

O Latin American Communication Monitor (LCM) 2018-2019 explora as práticas atuais e o desenvolvimento da comunicação estratégica nas empresas, organizações públicas e políticas, não-governamentais e outras organizações, incluindo agências de comunicação em países latino-americanos. Esta é a terceira edição bienal de um estudo que tem sido feito desde 2014. Trata-se de um projeto conjunto acadêmico e prático que é organizado pela European Public Relations Education and Research Association (EUPRERA) e pela Asociación de Directivos de Comunicación (Dircom), com apoio da Fundacom e mecenato da Universidade de Oregon. A Aberje é a parceria nacional do estudo.

O estudo se complementa com outras pesquisas que cobrem os cinco continentes e mais de 80 países no total. O projeto Global Communication Monitor inclui um estudo europeu anual e os estudos bienais da América do Norte (Meng et al., 2019),

América Latina (Moreno et al., 2015, 2017, 2019) e Ásia-Pacífico (Macnamara et al., 2015, 2017). O projeto é liderado e dirigido pelo professor Ansgar Zerfass. O estudo LCM é realizado por um conjunto de pesquisadores de 15 universidade e é dirigido pela Dra. Ángeles Moreno, da Universidade de Rey Juan Carlos (Espanha), e pelo Dr. Juan Carlos Molleda, da Universidade de Oregon (Estados Unidos).

Uma ampla equipe de professores e colaboradores da pesquisa nacional asseguram que o estudo reflita a diversidade da prática na América Latina. O LCM 2018-2019 se baseia nas respostas de 1.165 profissionais de comunicação de 19 países latino-americanos. Eles responderam a um exaustivo questionário que compila um grande número de variáveis dependentes e independentes em um quadro de pesquisa único: características pessoais dos profissionais de comunicação (demográficos, educacionais, de cargo e experiência); trações da organização (estrutura, cultura, país); atributos do departamento de comunicação; a situação atual da relação do/da profissional com sua organização, assim como as percepções sobre o desenvolvimento do escopo.

  • Associados

  • Não associados

Palestrantes

Andreia Athaydes
Assessora de Relações Internacionais da Ulbra

Graduada em Curso de Comunicação Social – Habilitação Relações Públicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e o doutorado em Comunicação Organizacional pela Universidade de Málaga/Espanha, em regime de cotutela com a Universidade de São Paulo/Brasil. É professora adjunta com doutorado da Universidade Luterana do Brasil para os Curso de Graduação em Comunicação Social, Graduação Tecnológica em Fotografia, Gestão de Marketing e Gestão Comercial. Também é professora do Curso de Graduação em Comunicação Social da Faculdades de Taquara. Integrou a diretoria-executiva da Associação Riograndense de Imprensa e foi conselheira efetiva do Conselho Federal dos Profissionais de Relações Públicas, na Coordenadoria de Integração América Latina (2001 a 2006) e como sua Presidente (2013-2016). E no Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas RS e SC, assumiu a secretaria-geral e a presidência (1995 a 2000). Sua experiência profissional é baseada em assessorias de comunicação nos segmentos de educação, cultura e saúde, em órgãos públicos e empresas.

Ángeles Moreno
Professora Titular da Facultad de Comunicación da Universidade Rey Juan Carlos (Madri)

A Dra. Moreno é Presidente Eleita da European Public Relations Research and Education Association. É membro ativa do Grupo de Estudios Avanzados en Comunicación (GEAC) da URJC e tem dirigido e participado de projetos de investigação da União Européia, da European Public Relations Research and Education Association (EUPRERA), do Plank Center da University of Alabama, da University of Florida e do MICINN. Há doze anos faz parte da equipe de pesquisa do maior estudo sobre Gestão de Comunicação do mundo, o European Communication Monitor e é diretora do projeto Latin American Communication Monitor.

Seus trabalhos foram premiados internacionalmente pela International Communication Association, pela Public Relations Society of America e pela European Public Relations and Research Association. Publicou treze livros e capítulos e mais de cinquenta artigos nos periódicos acadêmicos internacionais de maior prestígio em sua área. É também revisora de vários comitês científicos para periódicos nacionais e internacionais, associações e instituições públicas.

Carlos Henrique Carvalho
Presidente-executivo da Associação Brasileira das Agências de Comunicação - Abracom

Graduado em jornalismo pela PUC/SP, tem especialização e gestão de empresas de comunicação pela Fundação Dom Cabral. É colunista do Portal Imprensa e um dos autores do blog Lombada Quadrada. Foi diretor, roteirista e produtor de programas jornalísticos nas TVs Cultura, Record, Sesc/Senac e Gazeta. Integrou a equipe de comunicação da Prefeitura de São Paulo na gestão de Luiza Erundina (1989-1992) e atuou em projetos de vídeo e comunicação junto a movimentos sociais da periferia da cidade de São Paulo nos anos 1980.

Eduardo Bartolomé
Representante da Fundacom e Diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Siemens Espanha

Formado em Jornalismo e Comunicação Corporativa pela Universidade Francisco de Vitoria. Ocupou diferentes posições de responsabilidade no âmbito da comunicação dentro do grupo NH Hoteles, onde, entre outras iniciativas, foi responsável pela implementação exitosa da estratégica de rebranding da companhia em nível internacional. Após nove anos na cadeia hoteleira, Bartolomé se juntou à Siemens Espanha como responsável de comunicação corporativa das áreas de Indústria, Infraestrutura e Cidades. Na multinacional de tecnologia, vem desempenhando diferentes postos na Espanha e no México, onde ocupou o cargo de diretor de comunicação corporativa e relações institucionais da Siemens América Central entre 2015 e 2017. Sob sua liderança, a Siemens posicionou-se estrategicamente dentro dos setores energéticos e industrial no México e no desenvolvimento de mercados emergentes na América Central e Caribe. Desde o final de 2017, Eduardo Bartolomé é Diretor de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Siemens na Espanha. Em sua atual posição, lidera o desenvolvimento e a implementação da estratégia de comunicação da companhia no país com o objetivo de implementar o novo plano estratégico Vision 2020+. Recentemente foi nomeado Vice-presidente da Associação de Diretores de Comunicação (Dircom) da Espanha.

Margarida Maria Krohling Kunsch
Professora titular e diretora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA USP)

Mestre e doutora em Ciências da Comunicação e livre‑docente em Teoria da Comunicação Institucional – Políticas e Processos pela ECA‑USP. Atualmente, é Pró-Reitora Adjunta de Cultura e Extensão da USP. Autora, entre outros, dos livros Planejamento de relações públicas na comunicação integrada (Summus, 2003) eRelações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional (Summus, 1997). Organizadora de inúmeras obras das ciências da comunicação. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (Alaic), da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp) e da Confederação Ibero‑Americana de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Confibercom).

Paulo Nassar
Professor titular da ECA-USP e Diretor Presidente da Aberje

Doutor e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (SP) e Pós Doutor pela Libera Università di Lingue e Comunicazione (IULM) de Milão, Itália. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN ECA-USP) e Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Diretor Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

Programação

Programação

17h30
Coffee & Networking com Fundacom e Euprera
18h00
Apresentação dos resultados do LCM 2018-2019
18h30
Mesa de discussão
Aberje
Fundacom
Abracom
Universidade de São Paulo
Euprera
Ulbra
Conferp
Mega Brasil
19h30
Encerramento

6/06/2019

17:30 às 19:30

Av. Paulista, 900 - Sala Aloysio Biondi – 5 andar São Paulo / SP

+ Google Map
  • Valores: Associados - . Não associados -