×
Carregando Eventos

Lab de Comunicação para o Agronegócio

Sobre

Programação Gratuita

Data: 02/09/2019

Local: Unibes Cultural – R. Oscar Freire, 2500

O Lab de Comunicação para o Agronegócio Aberje, realizado em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), tem como objetivo ser um fórum permanente de debates em torno da comunicação no setor, estimulando a troca de experiências com profissionais de outros segmentos e apresentando os cases de sucesso do agro. Nesta primeira etapa, o Lab terá como principal destaque o lançamento da pesquisa inédita A Comunicação do Agronegócio no Brasil, que mapeou a estrutura de comunicação das principais empresas do setor no país e servirá de base para as ações da Associação no sentido de apoiar o agronegócio em uma comunicação mais efetiva.

 

  • Associados

  • Não associados
Inscrições Encerradas

Palestrantes

Deputado Alceu Moreira
Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária

Alceu Moreira tem 65 anos e é natural da Sanga Funda, em Terra de Areia, antigo distrito de Osório, no Litoral Norte. Filho de pequenos agricultores e de origem humilde, desde cedo aprendeu a importância do trabalho: começou na roça, foi auxiliar de padeiro e mais tarde representante comercial – tempo em que vendia produtos agropecuários de porteira em porteira, pelo interior do estado. Por ter começado a batalha muito cedo e percorrido os quatro cantos do Rio Grande nessas andanças, conheceu de perto as injustiças da vida no campo e na cidade. Ingressou no MDB ainda jovem para lutar contra as desigualdades e pela democracia. A partir daí, construiu uma história vencedora nos níveis municipal, estadual e federal: vereador (1983/88), vice-prefeito (1993/96) e prefeito reeleito de Osório (1997/2002); presidente da FAMURS (1999/2000); deputado estadual reeleito (2003/10) e presidente da Assembleia Legislativa (2008); secretário de Estado da Habitação (2003/06); e deputado federal reeleito para o terceiro mandato (2011/23). Ainda preside o MDB no RS e a Frente Parlamentar Agropecuária (2019).

Deputado Zé Silva
Presidente da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural

Engenheiro Agrônomo e Extensionista Rural, com  especializações em Piscicultura, Solos e Meio Ambiente. Presidiu a Emater-MG – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais de 2003 a 2010, período em que participou da equipe de formulação do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), foi o gestor do Programa Minas Sem Fome, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Minas Gerais e membro do Conselho Estadual de Política Agrícola. Em 2005 foi eleito Presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural – Asbraer, onde atuou até 2010, liderando um amplo movimento nacional de renovação das diretrizes e gestão da ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural. Para intercâmbio de conhecimentos e práticas extensionistas, organizou para lideranças da Extensão e parlamentares ligados ao setor viagens de missões técnicas à França, Itália, Portugal, Algarve, Luxemburgo, Bélgica, Chile, Argentina e Peru.

Gislaine Balbinot
Gerente de comunicação da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag)

Jornalista, com mais de 20 anos de experiência em comunicação no agronegócio. Foi gerente de contas na CL-A (SP), trabalhou na Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul e na secretária de meio ambiente do Governo do Estado e também atuou por vários anos como repórter e apresentadora de TV e de rádio (Grupo Correio do Estado). Gislaine é natural de Nonoai (RS), graduada em Comunicação Social, com pós-graduação em Gestão Ambiental pela Uniderp, de Campo Grande (MS).

Hamilton dos Santos
Diretor Geral da Aberje

Jornalista, graduado e pós-graduado em Filosofia pela USP, com atualização em Gestão de Negócios pela Stanford Global Business School. Atuou nas redações dos principais veículos do país antes de migrar para a área de RH da Editora Abril, onde trabalhou por 20 anos. Atualmente, é diretor geral da Aberje, membro do Conselho de Administração da Poiésis e um dos líderes do Tem Mais Gente Lendo, projeto que incentiva e estimula a leitura em espaços públicos. É também consultor editorial, autor de Lucio Cardoso – Nem Leviano Nem Grave (Editora Brasiliense), O Perigo da Hora (organizador e tradutor- Editora Scritta) e Enfim, Grávidos (Editora Best Seller).

Juliana Lopes
Diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Compliance da Amaggi

Formada em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá, MBE (Master Business Economics) em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela UFRJ, MBA em Comunicação Corporativa pela UNESA/RJ, extensão em Liderança da Sustentabilidade pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, e extensão em Liderança e Aprendizagem para Sustentabilidade, pela Society for Organizational Learning, fundada por Peter Senge. Sua equipe foi responsável por algumas das mais importantes conquistas da companhia, como a certificação da Round Table on Responsible Soy (RTRS) e o reconhecimento do Forest Footprint Disclosure (FFD). Juliana também representou a AMAGGI em todo o processo de elaboração dos Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura no Pacto Global da ONU e atualmente é coordenadora do Grupo de Trabalho de Alimentos e Agricultura na Rede Brasileira do Pacto Global.

Leandro Narloch
Colunista da revista Crusoé e autor do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil

Jornalista e mestre em Filosofia pela Universidade de Londres. Foi repórter e editor das revistas Aventuras na História, Superinteressante e Veja. É colunista da revista Crusoé e autor do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, entre outros livros que venderam mais de 1 milhão de exemplares desde 2009.

Marcello Brito
Presidente do Conselho Diretor da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio

Formado em Engenharia de Alimentos pela UNIFEB de Barretos – SP. Possui especializações em Responsabilidade Social e o terceiro setor pela Fundação Instituto de Administração, MBA em Comércio Internacional pela FIA/USP e mestrado em Estratégica de Administração, Ciência e Gestão do Comércio Internacional pelo Instituto de Administração e Economia da Universidade Pierre Mendes em Grenoble – França, entre diversos outros cursos e especializações em âmbito nacional e internacional. Atua no setor de óleos vegetais há mais de 30 anos e atualmente ocupa os cargos de Diretor Executivo da Agropalma e de Presidente do Conselho Diretor da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio.

Nicholas Vital
Head de Conteúdo da Aberje e Curador do Lab de Agronegócio

Jornalista com passagens por algumas das principais revistas de economia e negócios do país e autor do livro Agradeça aos agrotóxicos por estar vivo, publicado pela editora Record. Foi vencedor do Prêmio Abril de Jornalismo em 2012 e do Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo em 2018.

Paulo Nassar
Professor titular da ECA-USP e Diretor Presidente da Aberje

Professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e Diretor-Presidente da Aberje, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Doutor e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e pós-Doutor pela Libera Università di Lingue e Comunicazione de Milão (IULM), Itália, é coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN ECA-USP) e pesquisador orientador de mestrado e doutorado. Recebeu o Atlas Award, por contribuições às práticas de relações públicas, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA).

Paulo Pereira
Diretor de Comunicação Corporativa da Bayer

Formado em Comunicação Social com extensão universitária em Marketing pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado e pós graduação em Marketing & Advertising pela New York Univertisity nos Estados Unidos. Atua na área há 28 anos, tendo trabalhado para empresas como Bull, Loyds Bank, HP, Millenium Chemicals e Bayer. Atualmente é diretor de Comunicação Corporativa do Grupo Bayer no Brasil.

Programação

Programação

09h00
Credenciamento e Welcome Coffee
09h30
Boas-Vindas
Hamilton dos Santos Diretor Geral da Aberje
9h45
Lançamento da pesquisa A Comunicação do Agronegócio no Brasil
Deputado Alceu Moreira Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária
Deputado Zé Silva Presidente da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural
Marcello Brito Presidente do Conselho Diretor da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio
Paulo Nassar Professor titular da ECA-USP e Diretor Presidente da Aberje
Paulo Pereira Diretor de Comunicação Corporativa da Bayer
Juliana Lopes Diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Compliance da Amaggi
Leandro Narloch Colunista da revista Crusoé e autor do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil
Mediador: Nicholas Vital Head de Conteúdo da Aberje e Curador do Lab de Agronegócio
Mediadora: Gislaine Balbinot Gerente de comunicação da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag)
13h00
Encerramento

2/09/2019

09:00 às 13:00

Rua Oscar Freire, 2.500 São Paulo / SP

+ Google Map
  • Valores: Associados - . Não associados -
Inscrições Encerradas