×
Carregando Eventos

Lab de Comunicação para Mobilidade – 1° Encontro

Sobre

header-portal_Lab de Comunicação para Mobilidade

A Mobilidade Urbana deixou de ser um assunto para pensadores ou urbanistas. Hoje ela é uma necessidade dos cidadãos, e pode se transformar em um fundamento para as cidades inteligentes, nas quais o convívio, o trânsito e o deslocamento sejam a um só tempo simples e confortáveis.

Para enfrentar esse desafio, a Comunicação exerce um papel essencial. Desde a função dos jornalistas e formadores de opinião em comunicar os problemas e soluções da mobilidade urbana, passando pela Comunicação dos que atuam na questão – seja do setor público ou privado –, e finalmente, o papel de ativistas e cidadãos, que exercem influência e participam do debate, principalmente pelas redes sociais.

O Lab de Comunicação para Mobilidade, idealizado e organizado pela Aberje com apresentação da General Motors do Brasil, é um evento composto de três encontros, entre setembro e novembro, gratuitos e abertos ao público. O laboratório conta com a curadoria do jornalista Leão Serva e a participação de comunicadores envolvidos em ações digitais, jornalistas, urbanistas, arquitetos, ativistas, engenheiros de trânsito, formuladores de políticas públicas e integrantes da indústria automotiva.

Os encontros pretendem colaborar com a discussão, apresentando pesquisas, gerando propostas, compartilhando melhores práticas e, por fim, qualificando o debate sobre a Comunicação da Mobilidade Urbana.

 

1º Encontro: “Espaço”

Data: 29 de setembro

Programação Gratuita

Local: Aberje – R. Amália de Noronha, 151, 6º andar – São Paulo.

O 1º Encontro tem como mote o “Espaço”. A ideia é discutir como as cidades do futuro estão sendo pensadas, construídas e comunicadas no presente. Os temas tratados serão sobre políticas públicas, tendências do urbanismo e arquitetura, tecnologia e sustentabilidade.

Para mais informações, entre em contato com Érica Garcia pelo e-mail: erica@aberje.com.br ou pelo telefone (11) 5627-9090 ramal 881

  • Associados

  • Não associados
Inscreva-se

Palestrantes

Mediador: Leão Serva
Jornalista e escritor

Jornalista e escritor envolvido nas questões de mobilidade.

Atuou como jornalista nos jornais  Folha de S. Paulo, Diário de São Paulo e Jornal da Tarde e nas revistas Lance e Placar.

Trabalhou na implementação da Lei Cidade Limpa junto à Prefeitura de São Paulo, que baniu a publicidade externa e reduziu placas indicativas do comércio da cidade.

Autor de vários livros, entre eles o guia Como Viver em São Paulo sem Carro? e do premiado aplicativo Sem Carro.

Mantém uma coluna quinzenal no caderno Cotidiano da Folha de S. Paulo, publicado às segundas-feiras.

Cândido Malta Campos Filho
Urbanista

Professor Emérito da FAU-USP, professor em seu programa de pós-graduação. Mestre em City and Regional Planning – Universidade da California em Berkeley (1972) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1973), atuando em questões relacionadas a Urbanismo principalmente na cidade de São Paulo.

Membro do Conselho da Cidade de São Paulo. Na Prefeitura, atuou junto à área de Planejamento Urbano em diversas administrações municipais.

Eduardo A. Vasconcellos
Diretor do Instituto Movimento de São Paulo e assessor da ANTP

Engenheiro, estuda mobilidade, é diretor do Instituto Movimento de São Paulo e assessor da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP).

Autor de vários livros, entre os quais o recente: “Risco no trânsito, omissão e calamidade – impactos do incentivo à motocicleta no Brasil“.

 

Luiz Antônio Cortez Ferreira
Arquiteto, diretor da AEAMESP (Assoc. dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô)

Formado pela FAU/USP, especialista em planejamento de transportes e em gestão ambiental. Diretor da AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô) e Coordenador Executivo da ILATS (Iniciativa Latino‐Americana para o Transporte Sustentável).

Trabalha no Metrô SP desde 1986, responsável pela pesquisa de origem-destino.

Já foi chefe do departamento de projetos funcionais, coordenador de Relações Institucionais e Assessor Técnico na Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

Marcos Munhoz
Vice-presidente da General Motors do Brasil

Marcos Munhoz é vice-presidente da General Motors do Brasil desde 2011. Antes da sua designação como vice-presidente, ele ocupou durante oito anos o cargo de diretor geral de Marketing e Vendas.

Graduado em Matemática pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em Engenharia Industrial pelo Instituto Mauá de Tecnologia, está na GM há mais de 40 anos.

Marcos Munhoz trabalhou em áreas como suprimentos, controle, cadastro e programação de materiais e inventário e, posteriormente, teve sob sua responsabilidade a diretoria geral de Compras Produtivas & Não-Produtivas. Em 1995, foi transferido para a GM dos Estados Unidos, onde exerceu a função de diretor de Compras – Elétrico para as Operações Norte-Americanas. Em 1997, retornou ao Brasil, atuando como diretor executivo de Compras Globais, Controle de Produção e Logística para América Latina, África e Oriente Médio (LAAM), divisão existente naquela época.

Em 2001, liderou a joint-venture GM-Fiat de Compras Globais da LAAM. Em maio de 2002 mudou de área e assumiu outro departamento, na condição de diretor geral de Marketing e Vendas da subsidiária brasileira.

Miguel Bucalem
Diretor da USP Cidades

Engenheiro Civil (Poli-USP), PhD pelo MIT (EUA) e Livre-docente (Poli-USP).

Professor Titular da Poli-USP. Diretor da USP Cidades (programa de pós-graduação em gestão de cidades).

Ex-secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo (gestão Gilberto Kassab, 2006-2012).

Natália Garcia
Jornalista especializada em planejamento urbano, criadora do projeto Cidade para Pessoas

Natália Garcia utiliza o jornalismo como ferramenta para investigar a vida urbana. Criou o Cidades para Pessoas, um projeto que interpreta e experimenta ideias para cidades mais humanas, é co-curadora e mediadora do Brechas Urbanas em parceria com o Itaú Cultural, já expôs seu trabalho no Instituto Amani, TEDx, Insights, edital Rumos, revista Superinteressante, Instituto Goethe, SP Urbanismo, Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Fiat, Agência Pública, Agência Énois e CEU Campo Limpo. Cultiva sobre as cidades visão complexa.

Hamilton dos Santos
Diretor-Geral da Aberje e Mestre em Filosofia pela FFLCH-USP

Jornalista, graduado e pós-graduado em Filosofia pela USP, com atualização em Gestão de Negócios pela Stanford Global Business School. Atuou nas redações dos principais veículos do país antes de migrar para a área de RH da Editora Abril, onde trabalhou por 20 anos. Atualmente, é diretor geral da ABERJE, membro do Conselho de Administração da Poiésis e um dos líderes do Tem Mais Gente Lendo, projeto que incentiva e estimula a leitura em espaços públicos. É também consultor editorial, autor de Lucio Cardoso – Nem Leviano Nem Grave (Editora Brasiliense), O Perigo da Hora (organizador e tradutor- Editora Scritta) e Enfim, Grávidos (Editora Best Seller).

Programação

Programação

9h
Recepção e Welcome Coffee
9h30
Abertura
Hamilton dos Santos Diretor-geral da Aberje
Marcos Munhoz Vice-presidente da General Motors do Brasil
9h40 - 10h
O futuro da mobilidade
O curador e mediador dos encontros, Leão Serva, irá apresentar o contexto da questão da mobilidade urbana, com pesquisas e dados sobre o tema.
Mediador: Leão Serva Jornalista e escritor, especialista em questões de mobilidade
10h - 12h30
Painel e bate-papo
Cada palestrante fará uma pequena apresentação, seguido de debate com a plateia, mediado por Leão Serva.
Miguel Bucalem Diretor da USP Cidades
Eduardo A. Vasconcellos Diretor do Instituto Movimento de São Paulo e assessor da ANTP
Cândido Malta Urbanista
Luiz Antônio Cortez Ferreira Arquiteto, diretor da AEAMESP (Assoc. dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô)
Natália Garcia Jornalista especializada em planejamento urbano, criadora do projeto Cidade para Pessoas

29/09/2016

09:00 às 12:30

Rua Amália de Noronha, 151 - 6º Andar São Paulo / SP

+ Google Map
  • Valores: Associados - . Não associados -