×
Carregando Eventos

Lab de Comunicação Aberje para a Mobilidade

Sobre

Data: 10/12/2019

Local: Espaço Aberje Sumaré – R. Amália de Noronha, 151 – 6º andar

Comunicação, Tecnologia e Mobilidade

O debate sobre a mobilidade é uma necessidade, em tempos de restrição do espaço urbano e desperdício de tempo. Isso exige cidades inteligentes e um melhor uso da comunicação para a mobilidade. A tecnologia impulsiona inovações em mobilidade seja por meio de análises de grandes massas de dados, aplicativos de locomoção, inteligência artificial em veículos ou uso de geolocalização para melhoria do trânsito.

A proposta do Painel de Cases do Lab de Comunicação para Mobilidade é trazer estudos, pesquisa, reflexões e casos práticos de como as instituições e a sociedade investem e promovem ações de comunicação para a mobilidade, incentivando o compartilhamento de informações e discussões enriquecedoras sobre o tema.

 

* O evento é aberto ao público, com inscrição prévia e sem taxa. 

**As vagas são limitadas à capacidade do auditório.

***Programação sujeita à alteração.

 

  • Associados

  • Não associados

Palestrantes

Flávia Rosário
Head de Consumer Marketing do Waze na América Latina

Trabalha com marketing e publicidade há 17 anos, e é mestre em Administração pela Coppead (UFRJ) e passagens por escolas internacionais como Wharton, Columbia e Essec (Paris).

Hamilton dos Santos
Diretor Geral da Aberje

Jornalista, graduado e pós-graduado em Filosofia pela USP, com atualização em Gestão de Negócios pela Stanford Global Business School. Atuou nas redações dos principais veículos do país antes de migrar para a área de RH da Editora Abril, onde trabalhou por 20 anos. Atualmente, é diretor geral da Aberje, membro do Conselho de Administração da Poiésis e um dos líderes do Tem Mais Gente Lendo, projeto que incentiva e estimula a leitura em espaços públicos. É também consultor editorial, autor de Lucio Cardoso – Nem Leviano Nem Grave (Editora Brasiliense), O Perigo da Hora (organizador e tradutor- Editora Scritta) e Enfim, Grávidos (Editora Best Seller).

Luciana Moderdaui
Jornalista e Professora visitante da UNIFESP

Jornalista e professora visitante do Departamento de Comunicação Institucional da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), estuda os impactos da internet no jornalismo há 24 anos. É pós-doutoranda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) com a pesquisa Telas Urbanas – Uma contribuição para a arquitetura reconfigurar o espaço de fluxos (www.telasurbanas.com.br). Tem Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom-UFBA). Escreveu Guia de Estilo Web, Produção e Edição de Notícias On-line, (Senac, 2000; 2002; 2007), primeiro do gênero no Brasil, e Jornalismo sem manchete – A implosão da página estática (Senac, 2016). Foi bolsista do UOL Pesquisa (2008), participou da criação do iG e do Último Segundo (2000) e venceu dois Prêmios de Mídia do Estadão (1999).

Mauro Calliari
Doutor em Urbanismo FAU-USP

Administrador de empresas pela FGV-SP, com MBA pela Bocconi, em Milão, mestre (Mackenzie) e doutor em Urbanismo pela FAU-USP. Mauro foi executivo em empresas de consumo e mídia por 27 anos e chegou a vice-presidente executivo da Editora Abril e presidente da Abril Educação. A partir de 2010 passou a dedicar-se ao estudo das questões da cidade, como os Espaços Públicos e a mobilidade. Em 2016, lançou o livro Espaço Público e Urbanidade em São Paulo, que expressa a difícil relação da cidade com seus espaços ao longo da história e a retomada do desejo de reapropriação nos últimos anos e, em 2019, defendeu tese de doutorado sobre a mobilidade a pé – O pedestre e a cidade: fruição e mobilidade em São Paulo. Mauro é autor do blog Caminhadas Urbanas, no Estadão, que procura trazer o ponto de vista de quem anda na cidade para a discussão das políticas públicas. É palestrante em diversas instituições, coordenador do Conselho da ONG Oficina Municipal, representante eleito no Conselho Municipal de Transportes, membro do Núcleo de Estudos Urbanos da Associação Comercial de São Paulo e da ONG Cidadeapé.

Miguel Jacob
Gerente de Pesquisa e Políticas Públicas na 99

Formado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA) e mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde julho de 2017, integra o time da 99 como Pesquisador, sendo responsável por promover estudos de políticas públicas e economia do transporte, além de realizar parcerias estratégicas com os governos.

Nelson Silveira
Diretor de Comunicação Corporativa e Marca da General Motors

Responsável por todas as atividades relacionadas ao negócio, à marca e aos produtos Chevrolet no Brasil. Antes de assumir a posição, Silveira atuou como Diretor de Comunicação da GM do Brasil, liderando a comunicação interna, externa e relações públicas. Anteriormente, Nelson ocupou o cargo de Gerente de Comunicações, liderando de agosto de 2009 a junho de 2015 as atividades de Comunicação Externa da GM no Brasil. Nelson Silveira iniciou sua carreira na GM em março de 2001, como Gerente de Relações com a Imprensa no Brasil. Em janeiro de 2006, foi nomeado Diretor de Comunicações e Assuntos Institucionais da GM Portugal. Em janeiro de 2007, mudou-se para Zurique, onde assumiu o papel de Gerente de Comunicação Corporativa para a GM Europa. Antes de sua carreira corporativa na General Motors, Nelson atuou como jornalista de 1990 a 2001, ocupando cargos de repórter a editor em jornais diários como a Folha de São Paulo e o Jornal do Brasil. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas em 1987, Silveira completou seu Mestrado em Antropologia Social pela mesma instituição em 1991. Ele também é certificado pelo Advanced Management Program da Harvard Business School. Nelson é membro do Conselho da Associação Brasileira de Comunicação Corporativa (ABERJE). Em 2016, ele foi premiado com o “Comunicador do Ano” pela ABERJE e nomeado como um dos mais influentes comunicadores do mundo no PR Week Global Powerbook. Nascido em Penápolis (SP) em 18 de setembro de 1962, Nelson Silveira é casado e tem dois filhos.

Programação

Programação

09h00
Credenciamento
09h20
Abertura
Hamilton dos Santos Diretor Geral da Aberje
09h30
Andar a pé. Como a baixa tecnologia é essencial para a integração de novos modais de transporte
Mauro Calliari Doutor em Urbanismo FAU-USP
10h30
Zero Emissões, Zero Acidentes, Zero Congestionamento: a visão da GM para o futuro
Nelson Silveira Diretor de Comunicação Corporativa e Marca da General Motors
11h00
Coffee-Break
11h30
O espaço de circulação sumiu
Luciana Moherdaui Jornalista e Professora visitante da UNIFESP
12h00
Como a 99 vem contribuindo para melhorar a mobilidade nas cidades
Miguel Jacob Gerente de Pesquisa e Políticas Públicas na 99
12h30
Flávia Rosário Head de Consumer Marketing do Waze na América Latina
13H00
Encerramento

10/12/2019

09:00 às 13:00

Rua Amália de Noronha, 151 - 6.andar São Paulo / SP

+ Google Map
  • Valores: Associados - . Não associados -