×
Carregando Eventos

Encontro de Comunicação na Era das Causas

Sobre

header_cause

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Se antes as organizações da sociedade civil eram as únicas responsáveis por levantar bandeiras, trazer informação ao público e engajar os cidadãos em temas de interesse público, as novas tecnologias, ao permitir a comunicação horizontal e em tempo real, trouxe à esfera pública muitas outras vozes.

A tecnologia, os novos modelos de desenvolvimento e a mudança nos eixos de poder parecem estar apontando para a necessidade de novas formas de atuação.

Como colocar então em pauta e mobilizar pessoas para suas causas? O que é preciso fazer então para lidar com estes novos desafios? Essas são alguns questões que vão ser debatidas no Encontro de Comunicação na Era das Causas.

O estudo “O fluxo das causas”, produzido por Instituto Arapyaú e realizado pelas agências Cause e Shoot the Shit, é um dos temas da programação, ao lado de uma mostra de cases. A ideia é analisar como ocorre a comunicação de causas, o que mudou na comunicação de causas com a web 2.0 e quais as barreiras, desafios e oportunidades para a comunicação de causas.

  • Associados

  • Não associados
Inscreva-se

Palestrantes

Hamilton dos Santos
Diretor Geral da ABERJE

Jornalista, graduado e pós-graduado em Filosofia pela USP, com atualização em Gestão de Negócios pela Stanford Global Business School. Atuou nas redações dos principais veículos do país antes de migrar para a área de RH da Editora Abril, onde trabalhou por 20 anos. Atualmente, é diretor geral da ABERJE, membro do Conselho de Administração da Poiésis e um dos líderes do Tem Mais Gente Lendo, projeto que incentiva e estimula a leitura em espaços públicos. É também consultor editorial, autor de Lucio Cardoso – Nem Leviano Nem Grave (Editora Brasiliense), O Perigo da Hora (organizador e tradutor- Editora Scritta) e Enfim, Grávidos (Editora Best Seller).

Mônica Gregori
Diretora de Negócios da CAUSE

Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Mônica foi bolsista do International Professional Exchange (IPX), programa financiado pela USIA e Fundação Fullbright durante dois anos na Philadelphia, USA. Neste período especializou-se em Consumer Behavior e Marketing Communications pela Temple University. No Chile, país onde viveu por sete anos, liderou áreas de marketing e comunicação de empresas internacionais como Kodak, Kellogg e The Walt Disney Co. Após esse período no exterior, retornou ao Brasil para a implantação da operação de Home Entertainment da Buena Vista Intl., empresa do grupo Disney no País. A partir de 2004, Mônica se juntou à Natura Cosméticos, estando à frente de áreas estratégicas da empresa. Nos últimos dez anos dirigiu as diretorias de Comunicação e Marca, Marketing Corporativo e Unidade de Negócios, liderando projetos relevantes como a implantação do Sistema de Gestão da Marca, o Programa Natura Musical além de responder pelo P&L de categorias e estruturar a gestão integrada de mídia e comunicação da empresa. Participou da diretoria da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e foi membro do Conselho de Ética do CONAR. Atualmente, é professora convidada da Miami Ad School para o Boot Camp Brasil. É colaboradora da revista Meio & Mensagem.

Marcelo Furtado
Diretor-Executivo do Instituto Arapyaú

Engenheiro químico com mestrado em energias renováveis pela Escola de Engenharia Elétrica da Universidade de São Paulo e membro do programa da Yale World Fellow. É diretor-executivo do Instituto Arapyaú desde 2013. Trabalhou por mais de duas décadas no Greenpeace e foi diretor-executivo da organização no Brasil entre 2008 e 2013. No Greenpeace, coordenou a campanha internacional pela proibição do comércio internacional de lixo tóxico, promoveu a produção limpa na área de tecnologias industriais e coordenou campanhas nas áreas de Florestas e Oceanos. Trabalhou com a promoção de fontes renováveis de energia e políticas públicas para mudanças climáticas nos últimos 20 anos. Faz parte do grupo que criou e lançou a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, em junho de 2015, e atualmente desempenha o papel de facilitador desta Coalizão, somando esforços de mais de 130 organizações. Antes de atuar no terceiro setor, trabalhou na indústria química e em consultoria nas áreas de tecnologia e inovação.

 

Eduardo Queiroz
Diretor Presidente da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Formado em Administração de Empresas com especialização pela Fundação Getúlio Vargas e mestrado em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government (Mason e Lemann fellow). Iniciou a carreira em bancos de investimentos onde trabalhou por aproximadamente 11 anos. De 2003 a 2006 foi Diretor Executivo e Conselheiro da Outward Bound Brasil. De 2007 a 2008 foi Diretor Executivo da Outward Bound México. De 2009 a 2011 foi Assessor Especial do Secretário de Educação do Estado de São Paulo. Desde fevereiro de 2011 é Diretor Presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. É membro voluntário dos Conselhos das ONGs ESPRO, United Way Brasil e Outward Bound Brasil.

Rodolfo Guttilla
Sócio - Fundador da CAUSE

Rodolfo Guttilla atua nos campos da comunicação organizacional e issues advocacy há mais de vinte e cinco anos. Nesse período, tem se dedicado a conceber e implementar estratégias de comunicação e relações públicas e promover causas de interesse público, principalmente em empresas de bens de consumo e agências de consultoria estratégica. Foi Diretor de Assuntos Corporativos e Relações Governamentais da Natura, onde permaneceu por treze anos, conduzindo ações institucionais de comunicação, relações públicas, marketing, advocacy e lobby, na América Latina. Anteriormente, coordenou estratégias de comunicação e relações públicas da Whirlpool Corporation, também na América Latina. Atuando em associações de classe, presidiu, por três mandatos, a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, ABEVD, e ocupou, por sete anos, a primeira Vice-Presidência da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, ABIHPEC, e do Sindicato da Indústria de Perfumaria e Artigos de Toucador no Estado de São Paulo, SIPATESP (ambos filiados à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, FIESP). Na mesma FIESP, foi conselheiro do Centro de Estudos Estratégicos e Avançados, do Instituto Roberto Simonsen. Ao longo de treze anos, presidiu o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, ABERJE. Por fim, atuou também como Conselheiro de associações internacionais, como Global Reporting Initiative, GRI, e World Federation of Direct Selling Associations, WFDSA. Atualmente, preside o Conselho Consultivo do Ponto Focal do GRI no Brasil, e aconselha o Grupo de Trabalho da Força Tarefa de Finanças Sociais. É membro da The Arthur Page Society, organização norte-americana que tem por objetivo aperfeiçoar e fortalecer as disciplinas de relações públicas e comunicação corporativa, reunindo profissionais de reconhecida competência e influência no seu campo de atuação. No plano editorial, faz parte dos conselhos editoriais das revistas “Página 22” (publicação do Centro de Estudos de Sustentabilidade, da Fundação Getúlio Vargas, FGV), e “Inovação” (iniciativa da Universidade de Campinas, UNICAMP e Labjor). Jornalista e Cientista Social é Mestre em Antropologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP, contando com bolsa de estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES. Especializou-se em Marketing, pela Northwestern University, Kellogg Institute e Fundação Dom Cabral. Poeta e escritor, suas obras foram publicadas pelas editoras “Companhia das Letras”, “Global”, “Massao Ohno”, “Lazuli/Companhia Editora Nacional” e “Landy Editora”, entre outras. Por fim, colabora com cadernos de cultura e publicações científicas de circulação nacional. Em agosto de 2013, fundou a CAUSE.

Andre Degenszajn
Secretário-Geral do GIFE

Andre Degenszajn é Secretário-Geral do GIFE. É bacharel e mestre em relações internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi professor de relações internacionais na Faculdade Santa Marcelina entre 2007 e 2011. Foi fundador e atualmente integra o Conselho Diretor da Conectas Direitos Humanos. É membro do Conselho Diretor da WINGS – Worldwide Initiatives for Grantmaker Support e do Conselho do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. É membro do Conselho Diretor da Oxfam Brasil e integra a Força-Tarefa de Finanças Sociais, iniciativa que busca fortalecer o campo de negócios de impacto social no Brasil.

Marcos Nisti
Diretor da Maria Farinha Filmes

Empreendedor social e produtor de cinema e TV, Marcos Nisti é formado em Direito, com MBA em Economia do Setor Público pela FIPE/USP. Foi um dos criadores da marca Projeto Terra, pioneira no conceito de comércio solidário e fair trade no Brasil, ganhadora dos principais prêmios de projetos sociais e ambientais existentes no país. Hoje é CEO do Instituto Alana, Conselheiro do Greenpeace, do GIFE e do Atletas pelo Brasil. Em 2008, abriu a Maria Farinha Filmes, que já lançou filmes como “Criança, a Alma do Negócio”, “Muito Além do Peso”, “Tarja Branca” e “O Começo da Vida”.

Denis Mizne
CEO da Fundação Lemann

Advogado formado pela USP, foi Visiting Scholar na Universidade Columbia e Yale. Fundou e preside o conselho do Instituto Sou da Paz. É Membro do conselho da Fundação Roberto Marinho e do GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas.

Daniela Santos Coutelle
Gestora de Imagem e Captação de Recursos da Fundação Dorina Nowill

Graduada em Jornalismo pela UNISINOS, MBA em Gestão Executiva de Marketing pela FGV.
Atua há 18 anos na área de comunicação institucional e marketing.

Desde 2008 na Fundação Dorina Nowill para Cegos, atualmente é Gestora de Imagem e Captação de Recursos da organização.

Marcio Oliveira
Presidente da LEW’LARATBWA

Iniciou sua carreira no grupo Omnicom como Executivo de Contas na Almap/BBDO atendendo Volkswagem. Da Almap, foi para a Young e Rubicam onde atendeu Danone e Ford.
Em 1999, ingressou na LEW’LARA (que ainda não era TBWA) e atendeu contas importantes como Nokia, Banco Real/Santander, Pernambucanas, TIM e Natura. Atualmente, lidera toda a operação da agência e o time de Atendimento que gerencia contas como Nissan, Banco do Brasil, Cacau Show, Friboi, Gatorade, entre outras. Foi indicado ao Caboré em 2005 e em 2010 eleito Atendimento do ano no prêmio da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) de Contribuição Profissional.
Sua posição profissional hoje requer um trabalho diferenciado que engloba desenvolver os talentos da agência, garantir a integração entre os seus departamentos e com o cliente. Dessa forma, ele desenvolve uma estratégia de gerenciar todo o processo, tornando a agência mais eficiente e rentável.

Programação

Programação

09H00
Boas Vindas
Hamilton dos Santos Diretor Geral da ABERJE
09H15
Comunicação na Era das Causas: conscientização, engajamento e mobilização
Mônica Gregori Diretora de Negócios da CAUSE
09H45
Principais achados da pesquisa “O Fluxo das Causas”
Marcelo Furtado Diretor-Executivo do Instituto Arapyaú
10H15
Debate
10H35
Coffee-break
10H50
Fundações em foco
Denis Mizne Diretor Executivo da Fundação Lemann
Eduardo Queiroz Diretor Presidente da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
Marcos Nisti Vice Presidente do Alana e Sócio Diretor da Maria Farinha Filmes.
Mediador: Andre Degenszajn Secretário-Geral do GIFE
11H35
Debate
11H50
Empresas em Foco
Daniela Santos Coutelle Gestora de Imagem e Captação de Recursos da Fundação Dorina Nowill
Marcio Oliveira Presidente da LEW’LARATBWA
Mediador: Rodolfo Guttilla Sócio - Fundador da CAUSE
12H35
Debate
12H50
Encerramento

10/08/2016

09:00 às 13:00

Rua Amália de Noronha, 151 - 6º Andar São Paulo / SP

+ Google Map
  • Valores: Associados - . Não associados -