×
Carregando Eventos

Ciclo de Debates Aberje-Avon 2ª Edição

Sobre

header-portal

Programação Gratuita

Consumo é expressão no mundo contemporâneo. Ação política, social, estética. Nem sempre lógica, mas necessariamente ética. O consumo é parte de formação de identidades contemporâneas, das relações e dos modelos econômicos. Mas, como muitos conceitos do nosso mundo contemporâneo, passa por transformações tecnológicas, culturais e é submetido às preocupações ambientais, sociais e humanas.

Esta edição do Ciclo de Debates Aberje Avon vai discutir como a comunicação está transformando as relações éticas ligadas ao consumo, com base no diálogo, no engajamento em causas e na reinvenção de modelos de negócios e produtos que reflitam o tempo e tornem mais sustentáveis as mudanças.

Em breve, você terá a programação completa.

 

20 de setembro, das 14h às 18h

Rua Amália de Noronha, 151, 6º andar – Pinheiros, São Paulo

  • Associados

  • Não associados

Palestrantes

Clotilde Perez
Professora livre-docente da ECA-USP, Presidente da ABP2 - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Publicidade, Fundadora da Casa Semio e Editora da revista Signos do Consumo

Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA – USP (2007). Pós-doutora em Design Thinking pela Stanford University (2013). Pós-Doutora em Comunicação pela Universidad de Murcia, España. Pós-doutora pela Universidade Católica Portuguesa, Porto (2011). Doutora em Comunicação e Semiótica (2001) e Mestre em Administração de Marketing (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da USP e da PUC-SP. Professora convidada da Universidade Católica Portuguesa, da Universidad de Murcia,. Presidente da ABP2 (2015/2017). Semioticista com experiência na área de Comunicação, Semiótica, Consumo, Publicidade, Marca, Criatividade e Tendências Sociais, Coordenadora geral do Observatório de Tendências Ipsos (2003) e do Observatório de Mídia (2013). Fundadora da Casa Semio. Editora da revista Signos do Consumo.

Paulo Nassar
Professor Doutor e Livre-Docente da ECA-USP, Diretor Presidente da Aberje

Graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), Paulo Nassar é mestre (2001) e doutor (2006) em Ciências da Comunicação, na área de Relações Públicas, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e livre-docente (2013) pela mesma escola.  É Pós-Doutor pela IULM-Libera Università di Lingue e Comunicazione (Milão).

Paulo tem uma extensa obra publicada, como os livros “O que é comunicação empresarial” e “Relações públicas na construção da responsabilidade histórica e no resgate da memória institucional das organizações”. Organizou diversas obras e publicou mais de duzentos ensaios, artigos e capítulos de livros.

É diretor-presidente da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. É membro da Arthur W. Page Society, da Internacional Association of Business Communicators, da Public Relations Society of America, do Conselho da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas e do Conselho da Fundação Padre Anchieta.

Ganhou em 2012 a distinção Atlas Award Lifetime chievement International Public Relations, concedido pela Public Relations Society of America(PRSA), prêmio que reconhece indivíduos que tenham feito contribuições extraordinárias para a prática e profissão de Relações Públicas em uma escala global.

Eneus Trindade
Professor Livre Docente

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Pós- doutorado em Antropologia Visual pela Universidade Aberta de Portugal (2009) e Livre-docência em Ciências da Comunicação pela USP (2012). Atualmente é professor na Escola de Comunicações e Artes. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Linguagem Publicitária, atuando principalmente nos seguintes temas: estética e consumo, produção de sentido em publicidade e propaganda, estudos da enunciação e da recepção em linguagens publicitárias e práticas de consumo. Coordenador do PPGCOM/USP.

Ricardo Ferrari Nogueira
Diretor do Procon Paulistano

Graduado em Direito pela USP, tem especialização pela Escola de Governo da USP e em Litígio Estratégico de Interesse Público pela FGV/SP. Procurador do Município de São Paulo desde 2000, é Procurador Diretor do Departamento de Defesa do Consumidor – PROCON Paulistano.

Fernanda Simon
Coordenadora Nacional do Fashion Revolution

Após cursar Desenho de Moda na Santa Marcelina se mudou para Londres, morou sete anos e se especializou na área de moda sustentável. Trabalhou com pesquisas, vendas e consultoria para a agência Element 23 da Jocelyn Whipple, realizando diversos projetos com renomados nomes da moda sustentável.

De volta ao Brasil coordena o Fashion Revolution, é consultora e sócio-fundadora da agência UN Moda Sustentável. Fernanda tem fortes ideologias, acredita que o planeta passa por um momento crucial de mudanças e a moda é um importante agente de transformação.

Programação

Programação

13h30
Credenciamento
14h00
Abertura
Paulo Nassar Diretor Presidente da Aberje e Professor Livre-Docente da ECA-USP
14h10
Relações éticas de consumo
Ética e estética do consumo simbólico
Clotilde Perez Professora livre-docente da ECA-USP, Presidente da ABP2 - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Publicidade, Fundadora da Casa Semio e Editora da revista Signos do Consumo
15h
Narrativas públicas das relações de consumo: Procon Paulistano
Ricardo Ferrari Nogueira Diretor do Procon Paulistano
15h30
Debate com mediação
Eneus Trindade Prof. Livre Docente
16h
Coffee-break
16h30
A sociedade organizada: reflexão e transformação
Fernanda Simon Coordenadora Nacional do Fashion Revolution
17h
Ética, narrativa da experiência
Paulo Nassar Diretor Presidente da Aberje e Professor Livre Docente da ECA-USP
17h15
Debate com mediação
Eneus Trindade Prof. Livre Docente
17h30
Encerramento

20/09/2016

14:00 às 18:00

Rua Oscar Freire, 2.500 São Paulo / SP

+ Google Map
  • Valores: Associados - . Não associados -