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Sobre

CIBECOM – Cumbre Iberoamericana de Comunicación Estratégica

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O CIBECOM 2017 reunirá comunicadores e Conferencistas da América Latina, Portugal e Espanha para discutir três pilares da comunicação no século XXI: Reputação, Sustentabilidade e Transparência. Com uma programação consistente e conferencistas de todas as regiões participantes, a CIBECOM tem se firmado como fórum de referência para a alta gestão de comunicação na Ibero-América.

O evento é uma articulação da Aberje com outras instituições de comunicação de países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, México, Portugal e Uruguai. Esta conferência responde à necessidade do mundo de língua hispânica e portuguesa de desenvolver espaços próprios de interação e reflexão dedicados aos principais temas da comunicação estratégica e a sua importância para as organizações.

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Palestrantes

José Luis Rodríguez Zapatero
Ex-presidente da Espanha

José Luis Rodríguez Zapatero nasceu em 4 de agosto de 1960, em Valladolid (Espanha.

Estudou direito na Unviersidade de León (Espanha), formando-se em 1982. Trabalhou posteriormente como Professor de Direito Constitucional na Universidade de León até 1986 (continuou ensinando de maneira voluntário até 1991).

Militante do PSOE desde 1979, foi eleito deputado pela província de León na Câmara dos Deputados em 1986, convertendo-se no representante mais jovem da Câmara. Reeleito deputado por León em 1989, 1993, 1996 e 2000. Em 2004 e 2008, foi eleito pela circunscrição de Madri, como candidato para a Presidência do Governo.

No 35º Congresso Federal do PSOE, em julo de 2000, foi eleito Secretário Geral do partido, convertendo-se em Líder da Oposição até que em 14 de março de 2004 o PSOE ganha as eleições, e ele é leito Presidente do Governo.

Foi eleito Presidente do Governo da Espanha nas eleições gerais de 2004 e 2008, na qual recebeu o apoio de mais de onze milhões de votos. Em 2 de abril de 2011, anunciou que não voltaria a se candidatar nas próximas eleições gerais. Deixou o governo em 21 de dezembro de 2011.

As principais ações de Zapatero no governo se concentraram na criação e ampliação dos direitos civis e sociais; o caso da atividade terrorista de ETA em outubro de 2011; a criação e impulso da Aliança de Civilizações, como uma iniciativa da ONU; e a luta contra a crise financeira e econômica a partir de 2008.

Atualmente, o Presidente Zapatero é membro do Clube de Madrid, do Grupo de Alto Nível sobre Educação, que preside Gordon Brown, da Comissão Internacional sobre Pena de Morte e doWorld Sustainable Development Forum.

Participa em diversos foros internacionais de debate e é conferencista em diferentes países, sobre temas relacionados com os direitos civis, a igualdade de gênero, as condições de paz ou as consequências da globalização.

Em 2013, publicou “El Dilema. 600 días de vértigo” (Planeta). Em 2015, foi nomeado Doutor Honoris Causa pela Universidade de Toulouse 1 Capitole (França) e pela Universidad Mayor de San Andrés (Bolívia). Desde setembro de 2015, é presidente do Conselho Assessor do Institute for Cultural Diplomacy (Alemanha).

Rebeca Grynspan
Secretária-Geral da Secretaria-Geral Iberoamericana – SEGIP

Rebeca Grynspan foi eleita Secretária-Geral Iberoamericana, por unanimidade, durante a Reunião Extraordinária de Ministros das Relações Exteriores que se realizou a 24 de fevereiro de 2014 na Cidade do México, e que contou com a presença de representantes dos 22 países da Conferência Ibero-Americana. Iniciou o seu mandato a 1 de abril de 2014.

Grynspan nasceu em San José, Costa Rica, a 14 de dezembro de 1955. Em 2010 foi eleita Secretária-Geral Adjunta das Nações Unidas (ONU) e administradora associada do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Entre 2006 e 2010 ocupou o cargo de Diretora Regional para a América Latina e o Caribe do PNUD.

Reconhecida defensora do desenvolvimento humano, ajudou em grande medida a centrar a atenção do mundo e da América Latina em questões tão importantes como a redução das desigualdades e da pobreza, a igualdade de género, a cooperação sul-sul como instrumento para o desenvolvimento, e a realização dos objetivos de desenvolvimento do milénio, entre outras.

Foi também delegada da ONU na Comissão para a Reconstrução do Haiti, um grupo composto por funcionários do Governo haitiano, o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e outros destacados associados internacionais.

Antes de entrar para as Nações Unidas, foi Vice-Presidente da Costa Rica (1994-1998). Foi também Ministra da Habitação, Ministra coordenadora dos Assuntos Económicos e Sociais e Vice-Ministra das Finanças. Além disso, foi membro do Painel de Alto Nível sobre Financiamento para o Desenvolvimento convocado pelo então Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan, em 2001.

Grynspan participa, entre outros, no Conselho Mundial sobre a Pobreza e o Desenvolvimento Sustentável do Fórum Económico Mundial.

Para além da sua experiência como conferencista e assessora de numerosas organizações e instituições internacionais, Rebeca Grynspan fez parte de iniciativas fundamentais das Nações Unidas, tais como do grupo de trabalho do Projeto do Milénio sobre Pobreza e Desenvolvimento Económico, e do Painel de Alto Nível sobre Financiamento para o Desenvolvimento.

Em junho de 2014, assumiu o cargo de Presidente do Conselho de Administração do Instituto Internacional de Ambiente e Desenvolvimento (IIED, siglas da designação em inglês), uma das organizações mais influentes do mundo em matéria de investigação de políticas que se dedicam à interação entre o desenvolvimento e o ambiente.

Em 2014 e 2015 foi eleita uma das 50 personalidades mais influentes da América Latina.

António Mexia
Presidente da EDP Portugal

Licenciado em Economia pela Université de Genève (1980), onde foi Assistente do Departamento de Economia. Foi Professor e Regente na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade Católica Portuguesa (1982-1995).

Foi Adjunto do Secretário de Estado do Comércio Externo (1986-1988), Vice-Presidente do CA do ICEP – Instituto do Comércio Externo (1988-1990), Administrador do Banco Espírito Santo de Investimentos (1990-1998) e, em 1998, foi nomeado Presidente do CA da Gás de Portugal e da Transgás. Em 2000 integrou a Galp Energia como Vice-Presidente do CA e entre 2001 e 2004 assumiu funções de Presidente Executivo da Galp Energia e Presidente dos CA da Petrogal, Gás de Portugal, Transgás e Transgás-Atlântico.

Em 2004 foi nomeado Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações do XVI Governo. Constitucional. Foi ainda Presidente da APE – Associação Portuguesa de Energia (1999-2002), membro da Comissão Trilateral (1992-1998), Vice-Presidente da AIP – Associação Industrial Portuguesa, Presidente do Conselho Geral da Ambelis, bem como representante do Governo Português junto da União Europeia no Grupo de trabalho para o desenvolvimento das redes transeuropeias.

Em janeiro de 2008 foi nomeado membro do Conselho Geral e de Supervisão do Banco Comercial Português, S.A., tendo anteriormente integrado o Conselho Superior e, em fevereiro de 2012, foi nomeado para membro do Conselho de Administração.

É Presidente e Conselheiro Delegado da EDP – Renováveis, Presidente da EDP Energias do Brasil e da The Union of the Electricity Industry – EURELECTRIC. Foi eleito em 30 de março de 2006 para exercer funções como Presidente do Conselho de Administração Executivo da EDP a partir de 30 de junho de 2006, tendo sido reeleito em 15 de abril de 2009, em 20 de fevereiro de 2012 e em 21 de abril de 2015.

Ignacio Jiménez Soler
Diretor de Comunicação Corporativa do BBVA

Ignacio Jiménez é licenciado em Ciências da Informação e Doutor honoris causa, na mesma área, pela Universidade Complutense de Madrid.

Começou a sua carreira profissional como jornalista e posteriormente enveredou pela consultadoria na área da comunicação política e empresarial. Ocupou cargos de direção na consultora Evercom como diretor associado. Foi também diretor de Comunicação, Publicidade e Inovação do Grupo Liberty Seguros e ainda diretor de marketing do BBVA Espanha.

Desde 2011, é diretor de Comunicação Corporativa no BBVA e o responsável pela comunicação estratégica do grupo. Dá aulas de mestrado em Comunicação Institucional, Política e Empresarial na Universidade Camilo José Cela (Madrid), e é colaborador honorário do departamento de Jornalismo III da Universidade Complutense de Madrid. É também autor de vários livros como: Comunicação e Inovação, O Efeito Holograma ou Comunicação, Inovação e Mudança.

Paulo Henrique Soares
Diretor de Comunicação da Vale (Brasil) e Conselheiro da Aberje

Paulo Henrique Soares atua, atualmente, como Diretor de Comunicação Corporativa para a gigante brasileira da mineração Vale S.A., “a maior companhia da qual você nunca ouviu falar”, de acordo com a The Economist, apesar de ser a maior operadora logística do Brasil e uma das maiores companhias de mineração do mundo.

Soares ingressou na empresa há quase 20 anos e trabalhou em diversas funções nesse período. Ele tem sido especialmente reconhecido por sua sensibilidade com as preocupações sociais, dado o impacto e influência da Vale sobre as comunidades locais no Brasil e outras regiões. Soares tem grande interesse na comunicação com os empregados e tem desenvolvido uma grande variedade de ações nessa área.

É atualmente Diretor da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) no Rio de Janeiro e foi eleito Comunicador do Ano pela Associação em 2013 e 2015. Nos anos de 2015 e 2016, o Holmes Report o incluiu em sua lista dos 100 comunicadores mais influentes do mundo em Comunicação Interna.

Soares formou-se em Comunicação Social, com especialização em Comunicação Organizacional, e tem mestrado em Ciências da Comunicação.

Jaume Giró
Diretor Geral da Fundación La Caixa (Espanha)

Jaume Giró é Graduado em Ciências da Informação pela Universidade de Navarra y formado em Administração e Gestão de Empresas pela ESADE. Em 1990, entrou na empresa Catalã de Gás como Chefe de Comunicação e, em 1991, foi nomeado Diretor de Relações Externas da Gás Natural SDG. Posteriormente, passou a ser Diretor Corporativo de Relações Externas do grupo Gás Natural e, logo após, foi nomeado também chefe do gabinete da presidência. Em 2004, foi nomeado Diretor Geral de Comunicação y Gabinete da presidência de Repsol YPF.

Em março de 2009, incorporou-se ao Grupo “la Caixa” como diretor executivo das áreas de comunicação, marca, patrocínios e relações institucionais; e, em junho de 2014, foi nomeado diretor geral da Fundação Bancária Caixa d’Estalvis i Pensions de Barcelona, “la Caixa” e diretor geral de comunicação de CriteriaCaixa, SA. Além de suas responsabilidades no Grupo “la Caixa”, Jaume Giró é presidente da Corporate Excellence e vice-presidente da Asociación de Directivos de Comunicación da Espanha, Dircom.

Fernando Prado
Diretor do Reputation Institute (EUA)

Fernando Prado é graduado em Ciências Empresariais Europeias por ICADE e tem MBA por IESE Business School. Trabalhou para importantes multinacionais, como o grupo WPP, onde era responsável pela coordenação mundial de Brandz, o maior estudo global sobre o valor das marcas. Também foi conselheiro delegado de Kantya e, por seu trabalho, recebeu importantes prêmios (AEA 2002 e ESADE 2005).

Desde 2007, trabalha no Reputation Institute. Junto com o Prof. Charles Fombrun, Fernando Prado soi uma das pessoas que desenvolveu a metodologia RepTrak®, um padrão verdadeiramente internacional para avaliar a comunicação corporativa. Atualmente, é Managing Partner da organização.

Juan Carlos Molleda
Deão da Escola de Jornalismo e Comunicação da Universidade do Oregon e Representante Latam da Euprera

Juan Carlos Molleda, que também fez parte do comitê diretor da Primeira Edição desse estudo, é licenciado em Comunicação Social pela Universidade de Zulia (Maraacibo, Venezuela, 1990), possui um mestrado em Comunicação Corporativa e Profissional pela Radford University (Virginia, EUA, 1997) e doutorado em Comunicação Massiva com ênfase em Relações Púlbicas Internacionais pela Universidade da Carolina do Sul (EUA). Trabalhou no Grupo Financeiro Banco Maracaibo (1983-93), BlueCross BlueShield of Sout Carolina (1996), Burson-Masteller (2003) e Universidade da Flórida (2000-16).

Desde julho de 2016, é decano da Escola de Jornalismo e Comunicação da Unviersidade de Oregon (EUA). Além disso, é membro do conselho de gerentes do Institute for Public Relations, codiretor do Latin American Communication Monitor organizado pela EUPRERA, representante da certificação em educação para relações públicas da PRSA e membro do conselho da The LAGRANT Foundation.

Antonio Llardén
Presidente da Enagás (Espanha)

Antonio Llardén é Presidente Executivo da Enagás desde 2007. Atualmente é também Presidente da Fundação para a Sustentabilidade Energética e Ambiental (Funseam), formada pelas empresas que lideram o setor de energia em Espanha; faz parte da Comissão Executiva e do Conselho Diretivo do Clube Espanhol de Energia; é membro do Conselho de Ação Empresarial da CEOE e do Fórum de Dirigentes (Business Leadership Forum). É patrono do Real Instituto Elcano de Estudos Internacionais e Estratégicos (Presidido pelo Rei de Espanha), da Fundação Princesa de Girona (Presidida em Honra pela Princesa das Astúrias e Girona) e do Aspen Institute de Espanha. Antonio Llardén colabora com várias instituições relacionadas com o mundo da música. É patrono da Escola Superior de Música Rainha Sofia e membro do Conselho de Patronos do Teatro Real e da sua Comissão de Acompanhamento. Engenheiro Industrial pela Escola Superior Técnica de Engenheiros Industriais da Universidade Politécnica da Catalunha em Barcelona, tem uma vasta experiência no mundo empresarial. Ao longo do seu percurso ocupou vários cargos de alta responsabilidade nos setores de infra-estruturas e energia. Foi Presidente da Sedigas, e foi também membro do Conselho da Eurogás e da Comissão Executiva da União Internacional da indústria do Gás (IGU). Trabalhou como Conselheiro em diversas empresas. Em 2007, presidiu ao LNG World Congress, que se reúne periodicamente com os principais agentes do setor do gás natural no mundo de três em três anos. Foi também Decano do Colégio de Engenheiros; membro do Conselho Social da Universidade Autónoma de Barcelona e Presidente da sua Comissão Económica. Atualmente, é professor convidado em diversas universidades e em Escolas de Negócios.

Programação

05/04/2017 - ABERTURA DO CIBECOM 2017
11H00
Coletiva de Imprensa
Para se cadastrar, envie um email para comunicacion@cibecom.lat ou ligue para o telefone +34 91 702 13 77 (Espanha)
18H30
Abertura e Boas-Vindas
19H00
Cerimônia de Entrega de Prêmios Fundacom
Esta Primeira Edição dos Prêmios de Fundacom (Fundação Ibero-Americana de Comunicação) premiará as melhores práticas e profissionais de destaque nos países de língua espanhola e portuguesa. Também será entregue o Prêmio Especial Fundacom à figura internacional que mais tenha se destacado na defesa da cultura e das línguas espanholas e portuguesas.
21H00
Coquetel de Abertura
06/04/2017 - BLOCO REPUTAÇÃO
8H30
O que é a Reputação: como se cria e como se mantém
A Reputação, como objetivo final da criação de valor das empresas, países e instituições, se configura como um elemento intangível que se cria e cultiva ao longo do tempo
Jaume Giró Diretor geral da Fundação Bancária “la Caixa”, Diretor Geral de Comunicação da CriteriaCaixa, Vice-presidente do Dircom Espanha e Presidente da Corporate Excellence, será quem dará início ao primeiro bloco de CIBECOM 2017 sobre reputação, com sua apresentação “O que é reputação, como se cria e como evolui”. Giró irá propor uma reflexão sobre a importância da reputação como um elemento intangível fundamental para a criação de valor nas empresas, países e instituições.
8H55
A Reputação dos Países da Ibero-América
O Reputation Institute apresenta em primeira mão o relatório comparado da reputação dos países de toda a Ibero-América
Fernando Prado Managing Partner do Reputation Institute, organização de referência em reputação e em cuidar do capital intangível de empresas e instituições, apresentará em primeira mão uma pesquisa sobre reputação dos países da Ibero-América e Estados Unidos. É importante destacar que esta organização realiza o maior estudo do mundo sobre reputação corporativa, conhecido como Global RepTrak® 100 publicado pela Forbes.
9H20
Reputação dos Países e a sua relação com o Desenvolvimento Econômico Social
Em um ambiente social e econômico cada vez mais globalizado, a reputação dos países é uma ferramenta chave para aumentar a competitividade, o investimento e melhorar a qualidade de vida das pessoas
José Luis Rodríguez Zapatero, ex-presidente da Espanha No dia 6 de abril de 2017, durante a I Cumbre Iberoamericana de Comunicação Estratégica, CIBECOM’2017, José Luis Rodríguez Zapatero, Presidente da Espanha (2004-2011), participará na mesa “Reputação dos países e sua relação com o desenvolvimento econômico e social”. Durante sua intervenção, Rodríguez Zapatero falará sobre a importância de realizar ações que construam reputação de um país, tanto internamente quanto externamente.
Rebeca Grynspan Secretária-Geral da Secretaria-Geral Iberoamericana – SEGIP – irá moderar a mesa “Reputação dos países e sua relação com o desenvolvimento económico e social” durante a I Cimeira Iberoamericana de Comunicação Estratégica, CIBECOM’2017. A SEGIP é uma instituição construída em torno de valores que unem os países da região ibero-americana, e que foram fundamentais para o entendimento da região. Esta organização apoia os 22 países que compõem a Iberoamérica e, um dos seus objetivos é contribuir para o fortalecimento de um espaço de diálogo entre os mesmos países a que presta apoio.
10H50
Coffee Break e Networking
11H20
Reputação nas empresas: o caminho para o êxito ou o fracasso
Uma sólida reputação é central para alcançar os objetivos de uma empresa, sendo a capacidade de gestão corporativa e de inovação, além dos produtos e serviços que oferece, ferramentas indispensáveis para alcançá-la
12H40
Estudo de case: Canal do Panamá
Em 2016, um consórcio liderado pela empresa Sacyr terminou a obra de ampliação do Canal do Panamá, o maior projeto de investimento e modernização realizado desde o início das operações em 1914. Esta obra trouxe inquestionáveis benefícios para o desenvolvimento do país, para os seus diversos públicos e permitiu a abertura de novos mercados aos seus clientes. Agora… como foi a reputação da Sacyr influenciada por este projeto e como se geriram os várias partes interessadas? E, como foi gerida a comunicação durante o complexo processo de ampliação do Canal do Panamá?
13H20
Almoço: Finger Food e Networking
06/04/2017 - BLOCO SUSTENTABILIDADE
15H00
Sustentabilidade como base do modelo empresarial do século XXI
Os recursos do mundo são finitos, uma realidade que não condizente com a maioria dos modelos empresariais que existem hoje. É necessária uma mudança que leve ao desenvolvimento de modelos de negócio verdadeiramente responsáveis em relação ao meio ambiente, sociedade e economia. Mas... Como construir um modelo empresarial que tenha como base a sustentabilidade?
15H30
Compromisso Sustentável
15H55
Modelos de Sustentabilidade adotados nas Organizações
O conceito da sustentabilidade deve fazer parte da política das organizações, estando presente nos seus valores e na sua cultura. As empresas devem empenhar-se na criação de valor através de princípios de inclusão como a educação, o micro-crédito e o empreendedorismo social
16H45
Coffee Break e Networking
17H00
A força da relação com os grupos de interesse: o papel das empresas
O que as empresas estão fazendo para promover a geração de valor compartilhado com os grupos de interesse (comunidades indígenas, governos, ONGs etc.) com os quais se relacionam? O que estão fazendo para apoiar a sustentabilidade de projetos e para promover a proteção do meio ambiente? A gestão da relação com esses grupos e com o meio ambiente são cada vez mais essenciais para a organização, que precisa reforçar seu papel social na sociedade em que está inserida.
Paulo Henrique Soares No bloco de sustentabilidade, Paulo Henrique Soares, atual Diretor de Comunicação Corporativa da Vale, participará da mesa “Fortalecimento da relação com grupos de interesse. O papel das empresas”, em que falará sobre sua experiência na gestão desses grupos e da importância dos mesmos para a sustentabilidade da organização. Vale S.A. é uma empresa dedicada à atividade mineradora no Brasil e cuja produção de ferro é a maior do mundo.
Begoña Elices García No bloco da Sustentabilidade, Begoña Elices García, atual Diretora Geral de Comunicação e da Presidência da Repsol, vai participar na mesa “Relacionamento com os grupos de interesse. O papel das empresas “, onde vai falar sobre a sua experiência na gestão destes grupos e a importância dos mesmos para a sustentabilidade das organizações. A Repsol é uma empresa do setor energético que opera em mais de 50 países e que tem como principal característica o respeito pelo meio ambiente.
Jorge López-Dóriga No bloco da Sustentabilidade, Jorge López-Doriga, atual Diretor de Comunicação e Sustentabilidade do Grupo AJE, vai participar na mesa “Relacionamento com os grupos de interesse. O papel das empresas”, onde vai ser discutida a importância das partes interessadas para a sustentabilidade das organizações. O Grupo AJE é uma organização que está presente em mais de 23 países da América Latina, Ásia e África, e é considerada, a nível mundial, a décima maior empresa de refrigerantes em volume de vendas.
18H15
Melhores práticas em Multinacionais
Este painel será formado por três CEOs de multinacionais que apresentarão seus casos de sucesso na relação com grupos de interesse. Cada conferencista fará uma apresentação de 20 minutos, no formato TED Talks
19H15
Latinamerica Comunication Monitor 2016
O Latinamerican Comunication Monitor analiza a situação dos comunicadores na América Latina a partir de sua pesquisa realizada em 2016, apresentada em primeira mão na CIBECOM
21H15
Jantar de Gala
07/04/2017 - BLOCO TRANSPARÊNCIA
9H00
Panamá Papers: a transparência não é mais uma opção
A transparência é um dos pilares da reputação e uma das chaves da sustentabilidade. O caso do Panamá Papers é um bom exemplo de como a falta de transparência pode afetar pessoas e organizações. A falta de transparência leva sempre a um estado de desconfiança.
9H30
A transparência por meio dos conteúdos: os meios diante de um novo paradigma
É evidente a crescente necessidade de que os meios, as empresas e a sociedade sejam transparentes e responsáveis pelos conteúdos que geram. Esta necessidade foi intensificada pelo fácil e rápido acesso à informação de nosso tempo? Quais são as consequências da geração de conteúdos deliberadamente direcionados?
Moderador: Daniel Ureña Em 7 de abril de 2017, Daniel Ureña, diretor do Hispanic Councul e diretor geral da MAS Consulting Group, modrara a mesa: Geração de transparência por meio de conteúdos: Meios de comunicação, em CIBECOM’2017. Durante esta mesa, será debatida a importância de que os meios sejam transparentes e responsáveis por meio dos conteúdos que produzem. Hispanic Council é um órgão que tem como um de seus objetivos conhecer e entender o desenvolvimento da comunidade hispânica dos Estados Unidos do ponto de vista cultural, social, econômico e político. Por outro lado, este Think Tank busca gerar conhecimentos que fomentem o intercâmbio econômico nas áreas mencionadas.
10h45
Coffee Break e Networking
11H15
As empresas como geradoras de conteúdos
O mundo tem exigido das empresas cada vez mais uma grande quantidade de conteúdo produzido pelas empresas, que enfrentam o grande desafio é produzir conteúdos de forma responsável e transparente.
Ignacio Jiménez Soler No dia 7 de abril de 2017, Ignacio Jiménez Soler, diretor de Comunicação Corporativa do BBVA, irá participar no painel: Empresas grandes produtoras de conteúdos, onde irá intervir sobre a importância da transparência para a sustentabilidade das organizações, que devido à sua atividade, são obrigadas a gerar um grande volume de informação. O BBVA é uma organização que tem como prioridade a comunicação transparente, clara e responsável. Em 2015 recebeu uma menção honrosa na XIV edição dos Prémios AECA, pela sua transparência empresarial, e foi também o primeiro banco a participar na CSR Europe, uma organização que tem como objetivo fomentar a contribuição das empresas para o desenvolvimento social.
12H15
Melhores práticas empresariais: a necessidade de transparência
O acesso à informação é um direito nos Estados democráticos, mas seria necessário revelar toda a informação de um Estado ou de uma empresa para que eles sejam transparentes? Seria a transparência um elemento de criação de valor para as organizações?
Antonio Llardén Antonio Llardén, Presidente da Enagás, vai participar na mesa redonda e explicar, segundo a sua experiência, a importância do elemento mencionado para o desenvolvimento das organizações. A Enagás encontra-se no EU Transparency Register e é a sexta empresa mais sustentável do mundo segundo o 100 World’s most sustainable corporations e líder mundial do setor de Distribuidores de Gás do Dow Jones Sustainability Index.
António Mexia Presidente da EDP Portugal, empresa que integra o Dow Jones Sustainability Index e que foi reconhecida, pelo quinto ano consecutivo, como uma das empresas mais éticas do mundo no ranking internacional: The World’s Most Ethical Companies, vai participar na mesa redonda do Bloco da Transparência, e afirmar, segundo a sua experiência, a importância deste elemento para o desenvolvimento das organizações e o estabelecimento de confiança entre as partes interessadas.
13H15
Facebook: A voz da sociedade civil se soma à dos meios e das empresas
As redes sociais e o desenvolvimento da tecnologia empoderaram a sociedade civil, disponibilizando as tecnologias necessárias para gerar conteúdos e transmiti-los a uma grande velocidade e a incontáveis pessoas. Isso também trouxe grandes responsabilidades, que nem todas as pessoas assumem: a necessidade de gerar conteúdos transparentes e de forma responsável.
14H00
Encerramento CIBECOM 2017
Apresentação da Fundacom, lançamento da próxima CIBECOM e encerramento formal do evento pela administração da Fundacom
Montserrát Tarrés Presidente do Dircom Espanha e da Fundacom
14H15
Almoço Volante na Plaza CIBECOM
tatocarbonaro@aberje.com.br

Início:
05 / 04
Final:
07 / 04

Local

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33132
Miami / FL + Google Map
Website:
http://cibecom.lat/
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