Carregando Eventos

Sobre

Arena de Comunicação Aberje – 50 Anos

ArenasHeader2

Data: 29/05/2018

Local: Coca-Cola
Rio de Janeiro/RJ

TEMA: PROPÓSITO CORPORATIVO E ATIVISMO

Em um nível pessoal, propósito é o que dá sentido para a vida de cada um e move adiante. No campo corporativo, propósito é uma declaração de como a organização pretende contribuir para a humanidade. Não deixa de ser importante a excelência operacional – pensando em uma clara visão estratégica, uma apurada execução tática e conceitos como qualidade, eficiência, produtividade e vantagem competitiva – mas aqui conta a “alma” da organização, dos sonhos de seus fundadores, daquilo que a torna autêntica e, se possível, indispensável para o mundo.

Se a missão é “o que” e “como” a empresa faz e a visão revela “aonde ela quer chegar”, o propósito traz  “porque” ela existe. E, se este propósito for bem definido e comunicado, surgem organizações vistas como boas pagadoras para seus empregados, entregadoras de valor para seus clientes, atratoras de ótimos fornecedores e garantidoras de um fantástico retorno para seus acionistas.

Já o ativismo é um movimento coletivo baseado em um conjunto de princípios que busca conhecimento e mudança por meio da ação mobilizadora de opiniões e pressões articuladas, tanto por meios presenciais quanto por reações online. Ativistas se envolvem e atraem as massas para institucionalizar lutas em torno de questionamentos do status quo e proposição de novas normas sociais, dentro do senso de que as instituições e estruturas de poder atuais não resolverão um determinado problema. Tratam-se de regras de engajamento baseadas na confiança da informação, mas também na emoção pela chamada de figuras ou grupos de liderança.

As discussões desta Arena Aberje vão justamente estabelecer pontes entre estes dois universos, na direção de uma nova cultura de compartilhamento, diálogo e comprometimento que, ao mesmo tempo, atinjam objetivos dos negócios e garantam o estímulo a políticas públicas de efeito inclusivo e interesse coletivo. O desafio é incorporar na estratégia corporativa movimentos que tragam diferentes vozes e proporcionem uma visão positiva de resolução pelo poder da multidão.

Barra Patrocinio-01

  • Associados
  • Gratuito

  • Não associados
  • 150,00
Inscreva-se

Palestrantes

Daniela Redondo
Presidente do Instituto Coca-Cola

Daniela Redondo acredita no poder de transformação sistêmica e de alto impacto dos indivíduos e organizações para redução da desigualdade social e regeneração do planeta. Atualmente é Diretora Executiva do Instituto Coca-Cola Brasil, especializada em modelos de impacto social em larga escala através da integração com as estratégias do negócio. Faz parte de outras redes que contribuem para transição positiva como a League of Intrapreneurs e Responsible Leaders. É administradora de empresas com MBA Executivo pela Coppead-UFRJ e MBA Estratégias para Sustentabilidade da FGV-SP, pós-graduada em Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela FGV e em Liderança e Competências de Gestão pela Universidade de Colorado, EUA. Recentemente concluiu a formação de Design para Sustentabilidade pela Gaia Education em Findhorn na Escócia e formação de facilitadores pelo Gaia Education no Brasil.

Edward Pimenta
Jornalista e escritor, Diretor do G. Lab, estúdio de branded contente do Grupo Publicações Globo

Jornalista, dirige o G. Lab, estúdio de branded contente do Grupo Publicações Globo. Antes, diretor do Estúdio Abril de Branded Content, comandou a área de Apoio Editorial da Editora Abril, foi coordenador do Curso Abril de Jornalismo e escreveu para Estadão, Superinteressante, VIP, Playboy, HuffPost, Veja e Bravo!. Foi professor de jornalismo e publicou a ficção O Homem que não gostava de beijos (Record). Atualmente produz conteúdos para mais de 160 clientes, entre eles Shell, Petrobras, PayPal, Bradesco, Renault, Unilever, Netflix, Friboi, Seara, Banco do Brasil, Siemens, Boticário, IBM e Santander.

Eunice Lima
Diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis

Formada e pós-graduada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, além de outras especializações no Brasil e Exterior.

Atualmente é diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem e alumínio, liderando as estratégias de Comunicação Interna, Comunicação Externa, Relacionamento com Comunidade e Governo. Sob sua gestão, em 2016, a Novelis foi vencedora do Prêmio Aberje Nacional na categoria Comunicação de Programas Voltados a Sustentabilidade Empresarial e vencedora da região São Paulo na categoria Engajamento do Público Interno.

Anteriormente, Eunice exerceu posições de liderança em empresas de Consultoria e Alimentação Coletiva.

Marcos Manoel
Diretor de Branding e Atitude de Marca da Edelman Significa

Atualmente é Líder de Planejamento e Gestão da Unidade de Atitude da Marca da Edelman Significa, orienta empresas e organizações como Vale, Vale Fertilizantes, Braskem, Natura, Amil, Gol, Instituto Claro, BG Brasil, Klabin e Itaú, entre outras, a planejar e implementar suas respectivas estratégias de responsabilidade social, ambiental, cultural, esportiva e/ou de sustentabilidade, utilizando metodologias que permitem agregar valor ao negócio e tangibilizar o posicionamento, os valores e os atributos da marca junto aos stakeholders.

É bacharel em Comunicação Social e pós-graduado em Gestão de Organizações do Terceiro Setor e durante 3 anos foi consultor de Responsabilidade Social da LoJack / Tracker do Brasil. Também prestou consultoria em organizações sociais como Jeda, Sal da Terra e O Samaritano.

Em Londres, foi coordenador de marketing e editor do jornal Brazilian News. Também idealizou e executou o Projeto Caminhos & Culturas, uma volta de 40.000 quilometros por 7 países sulamericanos e 16 estados brasileiros que ofereceu uma interessante visão holística e humanitária das sociedades locais e suas diferentes culturas e tradições.

Mônica Lisboa Torres
Chefe do Serviço de Comunicação Social

Doutoranda em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ e Mestre pela mesma Instituição. A publicitária Mônica Torres atua há mais de 15 anos na área de comunicação organizacional, com ênfase em gestão e planejamento. Nos últimos 5 anos, coordena a equipe de comunicação social do Instituto Nacional de Câncer, no Rio de Janeiro. Antes do INCA, atou em organizações não-governamentais como Médicos Sem Fronteiras e agências de comunicação e design. É formada pelo curso Liderança para o Controle do Tabaco, pela Johns Hopkins University.

Rafael Veras
Diretor de Comunicação e Pesquisa do IDG-Museu do Amanhã

Rafael Veras é responsável pelo desenvolvimento das estratégias de Comunicação Institucional e Pesquisa do Museu do Amanhã, e pela estratégia de integração institucional para equipamentos culturais sob gestão do IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Formado em jornalismo, com pós-graduação em administração de marketing, tem 22 anos de experiência em comunicação, marketing e relações públicas nas áreas de tecnologia e cultura. Ocupou posições de liderança executiva em companhias como Xerox e Unisys com diferentes responsabilidades sobre os múltiplos subsistemas da Comunicação Integrada, Relações Públicas e Institucionais, Sustentabilidade, Redes Sociais, Design, Branding, Publicidade, Pesquisa, Relacionamento com Imprensa e Stakeholders.

Programação

10h
BOAS-VINDAS
Hamilton dos Santos Diretor Geral da Aberje
PROPOSITO CORPORATIVO
Daniela Redondo Presidente do Instituto Coca-Cola
Eunice Lima Diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis
Marcos Manoel Diretor de Branding e Atitude de Marca da Edelman Significa
ATIVISMO
Rafael Veras Diretor de Comunicação e Pesquisa do Museu do Amanhã
Monica Lisboa Torres Chefe da Divisão de Comunicação Social do Instituto Nacional de Câncer (INCA)
Palestrante à confirmar
Mediador: Edward Pimenta Jornalista e escritor, Diretor do G. Lab, estúdio de branded content do Grupo Publicações Globo
13h
ENCERRAMENTO
erica@aberje.com.br,camila@aberje.com.br,lidiane@aberje.com.br

Data

29 / 05

Carga Horária

10:00 - 13:00

Local

Auditório Coca Cola - Praia de Botafogo, 374 - Botafogo
22250-040
Rio de Janeiro / RJ + Google Map
  • Valores: Associados - Gratuito. Não associados - 150,00
  • Associados
  • Gratuito

  • Não associados
  • 150,00