×
Carregando Eventos

Sobre

Arena de Comunicação Aberje – 50 Anos

ArenasHeader2

Data: 29/05/2018

Local: Coca-Cola
Rio de Janeiro/RJ

TEMA: PROPÓSITO CORPORATIVO E ATIVISMO

Em um nível pessoal, propósito é o que dá sentido para a vida de cada um e move adiante. No campo corporativo, propósito é uma declaração de como a organização pretende contribuir para a humanidade. Não deixa de ser importante a excelência operacional – pensando em uma clara visão estratégica, uma apurada execução tática e conceitos como qualidade, eficiência, produtividade e vantagem competitiva – mas aqui conta a “alma” da organização, dos sonhos de seus fundadores, daquilo que a torna autêntica e, se possível, indispensável para o mundo.

Se a missão é “o que” e “como” a empresa faz e a visão revela “aonde ela quer chegar”, o propósito traz  “porque” ela existe. E, se este propósito for bem definido e comunicado, surgem organizações vistas como boas pagadoras para seus empregados, entregadoras de valor para seus clientes, atratoras de ótimos fornecedores e garantidoras de um fantástico retorno para seus acionistas.

Já o ativismo é um movimento coletivo baseado em um conjunto de princípios que busca conhecimento e mudança por meio da ação mobilizadora de opiniões e pressões articuladas, tanto por meios presenciais quanto por reações online. Ativistas se envolvem e atraem as massas para institucionalizar lutas em torno de questionamentos do status quo e proposição de novas normas sociais, dentro do senso de que as instituições e estruturas de poder atuais não resolverão um determinado problema. Tratam-se de regras de engajamento baseadas na confiança da informação, mas também na emoção pela chamada de figuras ou grupos de liderança.

As discussões desta Arena Aberje vão justamente estabelecer pontes entre estes dois universos, na direção de uma nova cultura de compartilhamento, diálogo e comprometimento que, ao mesmo tempo, atinjam objetivos dos negócios e garantam o estímulo a políticas públicas de efeito inclusivo e interesse coletivo. O desafio é incorporar na estratégia corporativa movimentos que tragam diferentes vozes e proporcionem uma visão positiva de resolução pelo poder da multidão.

Barra Patrocinio-01 nova

  • Associados
  • Gratuito

  • Não associados
  • 150,00
Inscreva-se

Palestrantes

Daniela Redondo
Presidente do Instituto Coca-Cola

Daniela Redondo acredita no poder de transformação sistêmica e de alto impacto dos indivíduos e organizações para redução da desigualdade social e regeneração do planeta. Atualmente é Diretora Executiva do Instituto Coca-Cola Brasil, especializada em modelos de impacto social em larga escala através da integração com as estratégias do negócio. Faz parte de outras redes que contribuem para transição positiva como a League of Intrapreneurs e Responsible Leaders. É administradora de empresas com MBA Executivo pela Coppead-UFRJ e MBA Estratégias para Sustentabilidade da FGV-SP, pós-graduada em Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela FGV e em Liderança e Competências de Gestão pela Universidade de Colorado, EUA. Recentemente concluiu a formação de Design para Sustentabilidade pela Gaia Education em Findhorn na Escócia e formação de facilitadores pelo Gaia Education no Brasil.

Edward Pimenta
Jornalista e escritor, Diretor do G. Lab, estúdio de branded content do Grupo Publicações Globo

Jornalista, dirige o G. Lab, estúdio de branded content do Grupo Publicações Globo. Antes, diretor do Estúdio Abril de Branded Content, comandou a área de Apoio Editorial da Editora Abril, foi coordenador do Curso Abril de Jornalismo e escreveu para Estadão, Superinteressante, VIP, Playboy, HuffPost, Veja e Bravo!. Foi professor de jornalismo e publicou a ficção O Homem que não gostava de beijos (Record). Atualmente produz conteúdos para mais de 160 clientes, entre eles Shell, Petrobras, PayPal, Bradesco, Renault, Unilever, Netflix, Friboi, Seara, Banco do Brasil, Siemens, Boticário, IBM e Santander.

Mônica Torres
Chefe do Serviço de Comunicação Social - INCA

Doutoranda em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ e Mestre pela mesma Instituição. A publicitária Mônica Torres atua há mais de 15 anos na área de comunicação organizacional, com ênfase em gestão e planejamento. Nos últimos 5 anos, coordena a equipe de comunicação social do Instituto Nacional de Câncer, no Rio de Janeiro. Antes do INCA, atou em organizações não-governamentais como Médicos Sem Fronteiras, em empresas como a Petrobras e agências de comunicação e design. É formada pelo curso Liderança para o Controle do Tabaco, pela Johns Hopkins University.

Rafael Veras
Diretor de Comunicação e Pesquisa do IDG-Museu do Amanhã

Rafael Veras é responsável pelo desenvolvimento das estratégias de Comunicação Institucional e Pesquisa do Museu do Amanhã, e pela estratégia de integração institucional para equipamentos culturais sob gestão do IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Formado em jornalismo, com pós-graduação em administração de marketing, tem 22 anos de experiência em comunicação, marketing e relações públicas nas áreas de tecnologia e cultura. Ocupou posições de liderança executiva em companhias como Xerox e Unisys com diferentes responsabilidades sobre os múltiplos subsistemas da Comunicação Integrada, Relações Públicas e Institucionais, Sustentabilidade, Redes Sociais, Design, Branding, Publicidade, Pesquisa, Relacionamento com Imprensa e Stakeholders.

Tássia di Carvalho
Diretora na Agência Is

Apaixonada por Comunicação, me formei em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Estudei Cinema e sempre fui aficionada por Cultura e por formas de disseminação desta. Sempre gostei de Redes Sociais e como boa curiosa, usei isso como tema de pesquisa de iniciação científica e monografia. Curso MBA em Mídias Sociais e como sempre me interesso por Cultura e tipos de Comunicação, curso Universidade das Quebradas, da UFRJ. Estou sempre à procura de novos projetos, trabalhos e conexões, acredito que a troca de conhecimentos é super-válida e deve ser incentivada sempre.

Programação

10h
BOAS-VINDAS
Hamilton dos Santos Diretor Geral da Aberje
PROPOSITO CORPORATIVO E ATIVISMO
Daniela Redondo Presidente do Instituto Coca-Cola
Monica Torres Chefe da Divisão de Comunicação Social do Instituto Nacional de Câncer (INCA)
Rafael Veras Diretor de Comunicação e Pesquisa do Museu do Amanhã
Tássia di Carvalho Diretora na Agência Is
Mediador: Edward Pimenta Jornalista e escritor, Diretor do G. Lab, estúdio de branded content do Grupo Publicações Globo
13h
ENCERRAMENTO
erica@aberje.com.br,camila@aberje.com.br,lidiane@aberje.com.br

Data

29 / 05

Carga Horária

10:00 - 13:00

Local

Auditório Coca Cola - Praia de Botafogo, 374 - Botafogo
22250-040
Rio de Janeiro / RJ + Google Map
  • Valores: Associados - Gratuito. Não associados - 150,00
  • Associados
  • Gratuito

  • Não associados
  • 150,00