×
Carregando Eventos

Sobre

Arena de Comunicação Aberje – 50 Anos: 4ª Edição MG

ArenasHeader2

Tema: “A Cultura Organizacional na comunicação com empregados: prós e contras”

Local: Fundação Dom Cabral – Campus Belo Horizonte

Rua Bernardo Guimarães, 3071 – Santo Agostinho – Belo Horizonte

Data: 20/09/2018 

O projeto Arenas Aberje de Comunicação está integrado à comemoração dos 50 anos da entidade, com realização em vários estados brasileiros ao longo de 2018. Trata-se de um evento interativo, dinâmico e informal, com palestras e debate sobre o tema-alvo de cada edição.

Na Arena Aberje Minas de Comunicação, que é a quarta da série, o foco é A Cultura Organizacional na comunicação com empregados: prós e contras, com palestrantes apresentando seus pontos-de-vista num ambiente construtivo de diálogos.

SOBRE O TEMA: 

Partindo do princípio de que cultura organizacional é tudo que envolve a rotina de uma organização e funciona como diretriz para guiar o comportamento e a mentalidade de seus membros, percebe-se que ela atinge diretamente práticas, hábitos, comportamentos, símbolos, valores, princípios, crenças, cerimônias, políticas e sistemas deste grupo.

As questões culturais, portanto, podem impactar os processos de comunicação com empregados. Sem uma comunicação interna estratégica e relevante, dificilmente uma organização alcançará um bom patamar de reputação. Cada vez mais as pessoas se informam pelas redes de relacionamento, e o que diz um empregado tem forte influência sobre o conjunto de percepções. E são os empregados que entregam – ou não – a proposta de valor de uma companhia.

A participação da liderança, como agente da cultura organizacional, no processo de comunicação é fundamental para conectar os colaboradores e os objetivos organizacionais. E há ainda uma série de canais concatenados de intermediação entre as mensagens corporativas e a equipe, que buscam organizar os conteúdos e estimular transformações em direção a metas organizacionais e também a uma interação cada vez maior da organização com a sociedade.

Há um consenso no mercado de que as organizações que cuidam dos seus funcionários trazem uma identidade positiva, gerenciam melhor crises e inovam mais. Por isso, as organizações estão investindo no desenvolvimento das relações interpessoais que contribuem para o desenvolvimento dos negócios, produtos e ideias criativas.

As discussões desta Arena Aberje buscam exatamente encontrar um ponto de origem: é a cultura organizacional que determina o modelo e os processos de comunicação interna, ou são os canais e formatos de comunicação interna que acabam por modelar a cultura organizacional? Os debatedores serão estimulados a refletir sobre esta dicotomia e dar sua opinião, de acordo com suas experiências de trabalho e de estudo.

* O evento é aberto ao público, com inscrição prévia. As vagas são limitadas à capacidade do auditório.

**Programação sujeita à alteração.

 

 

 

  • Associados
  • Isento

  • Não associados
  • R$ 150,00
Inscreva-se

Palestrantes

Arthur Ferreira Junior
Representante da Regional de Comunicação da Petrobras em MG

Publicitário mineiro com MBA’s em Gestão de Negócios pela FGV e em Comunicação Organizacional pela ESPM, tem ainda pós graduação em Comunicação Empresarial pela Syracuse University.
Atuou em agências de propaganda, nas áreas de Comunicação da TV Alterosa e da Telemig Celular. Por onze anos trabalhou no Rio de Janeiro na sede da Petrobras, onde coordenou a área de Publicidade e voltou para Belo Horizonte há 3 anos – tendo coordenado a então implantada Regional de Comunicação – onde está hoje.

Betania Tanure
Sócia Fundadora da Betania Tanure Associados

Doutora pela Brunel University (Inglaterra), Postgraduate Diploma in
Management Consulting na Henley Management College (Inglaterra),
psicóloga pela PUC Minas. Professora da PUC Minas nos cursos de Doutorado e Mestrado que são realizados em parceria com a Fundação Dom Cabral. Professora convidada do INSEAD (França), do TRIUM (New York University, London School of Economics, HEC) e da London Business School (Inglaterra). Diretora da FDC responsável por toda a área de desenvolvimento de executivos, empresas e
parcerias empresariais durante 15 anos Membro do Conselho de Administração do Magazine Luiza e MRV e do Comitê de Gestão também da Gol.

Fernanda Pires
Gerente de Comunicação Corporativa e compõe o Comitê de Cultura VLI

Formada em administração de empresas, participou do projeto de criação da VLI, empresa logística de base ferroviária que tem hoje operações em 10 estados brasileiros e no Distrito Federal. Em 10 anos de trajetória, já atuou nas áreas de Fomento, Atendimento ao Cliente, Marketing, Eventos, Comunicação Institucional e Branding, tendo liderado o processo de criação da marca da VLI. Atualmente é gerente de Comunicação Corporativa e compõe o Comitê de Cultura VLI.

Karina Cunha
Gerente de Comunicação da Triunfo Concebra

Graduada em Comunicação Social, com ênfase em Relações Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pós graduada em Comunicação Estratégica. Tem mais de dez abis de vivência na área de comunicação interna e institucional. Desde 2014, é responsável pela implantação e gerenciamento da área de comunicação da Triunfo Concebra, maior concessionária de rodovias do país.

 

Mariana Rosa
Gerente de Comunicação Empresarial da Anglo American

Jornalista e escritora, pós-graduada em Gestão da Comunicação Estratégica e em Gestão em Responsabilidade Social. Atua há mais de 15 anos na comunicação corporativa em empresas de mineração e, há 3 anos, na facilitação de redes de diálogo no terceiro setor e nas empresas em torno da promoção da diversidade e da inclusão.

Roberto Baraldi
Coordenador da Assessoria de Imprensa Institucional e Conteúdos da Fiat Chrysler Automobiles e Diretor do Capítulo Aberje Minas

É jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com especialização em Economia na FEA/USP. É ainda diplomado pelo Curso Internacional de Comunicação Empresarial Aberje e Syracuse University. Em sua carreira, foi repórter, redator, editor e publisher de jornais e revistas, passando pelo Diário do Grande ABC, O Estado de São Paulo, Gazeta Mercantil, Gazeta Mercantil Latino-Americana e Editora BrazilNow, até ingressar no mundo corporativo.

Programação

08h30
Welcome coffee e credenciamento
09h00
Abertura
Roberto Baraldi Coordenador da Assessoria de Imprensa Institucional e Conteúdos da Fiat Chrysler Automobiles e Diretor do Capítulo Aberje Minas
Arthur Ferreira Junior Representante da Regional de Comunicação da Petrobras em MG
09h30
Arena A Cultura Organizacional na comunicação com empregados: prós e contras
Betania Tanure Sócia Fundadora da Betania Tanure Associados
Fernanda Pires Gerente de Comunicação Corporativa e compõe o Comitê de Cultura VLI
Karina Cunha Gerente de Comunicação da Triunfo Concebra
Mariana Rosa Gerente de Comunicação Empresarial da Anglo American
12h00
Interação com a plateia
13h00
Encerramento
erica@aberje.com.br,camila@aberje.com.br,lidiane@aberje.com.br

Data

20 / 09

Carga Horária

08:30 - 13:00

Local

Fundação Dom Cabral – Campus Belo Horizonte - Rua Bernardo Guimarães, 3071 - Santo Agostinho

Belo Horizonte / MG + Google Map
  • Valores: Associados - Isento. Não associados - R$ 150,00
  • Associados
  • Isento

  • Não associados
  • R$ 150,00