Carregando Eventos

Sobre

Arena de Comunicação Aberje – 50 Anos: 3ª Edição Sul

ArenasHeader2

Data: 15/08/2018

Local: ESPM SUL

Rua Guilherme Schell, 350 – Santo Antônio, Porto Alegre/RS

Tema: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL NA ERA DIGITAL – RELACIONAMENTO OU TECNOLOGIA?

Navegue nas abas ‘Palestrantes’ e ‘Programação’ acima para saber mais!

O Arenas Aberje de Comunicação é um projeto integrado à comemoração dos 50 anos da entidade e que acontecerá no dia 15 de agosto de 2018 em Porto Alegre na sede da ESPM Sul em sua edição Sul. Trata-se de um evento interativo, dinâmico e informal, com palestras e debate sobre o tema-alvo de cada edição.

Na edição Sul, que é a terceira da série, o foco é COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL NA ERA DIGITAL – RELACIONAMENTO OU TECNOLOGIA?, com palestrantes apresentando seus pontos-de-vista num ambiente construtivo de diálogos, numa média de 20 minutos cada, preferencialmente sem apoio de recurso tecnológico (ppt,vídeo ou assemelhados).

 

SOBRE O TEMA: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL NA ERA DIGITAL – RELACIONAMENTO OU TECNOLOGIA?

A digitalização das interfaces de comunicação com públicos estratégicos – funcionários, mídia, governo, comunidade, fornecedores, investidores e outros – é uma evidência quase irrecusável no ambiente das organizações. Isto porque são canais e dispositivos que potencializam esse contato, levando informação e estimulando relacionamentos, com agilidade e personalização.

Mais ainda, é um fazer comunicação empresarial baseado em argumentos mais sólidos, extraídos de dados coletados das mais diversas fontes de informação, e com a possibilidade da mais ampla consideração de opiniões. Os canais de diálogo baseiam-se no comportamento das pessoas, a linguagem utilizada em suas mensagens é extraída de análises de interações online e os resultados dos investimentos são totalmente comprovados a partir de análises de métricas e indicadores de desempenho.

Apesar de não se poder negar a importância de conceitos como business intelligence, internet das coisas, data driven, mensageiros instantâneos, comunidades online, chat bots e outras perspectivas semelhantes, fica um permanente questionamento: em tempos de tanta tecnologia mediando os contatos entre as pessoas, não estaríamos isto sim precisando de maior humanização? Nesta prerrogativa, o contato face-a-face retomaria sua prioridade, requisitando dos gestores capacidades interpessoais e empatia, além de qualquer habilidade técnica. Afinal, redes sociais sempre existiram, só não estavam no locus digital.

Que prática tem mais potencial para fomentar ideias, compartilhar conhecimento, trocar informações e estimular o engajamento? As discussões desta Arena Aberje buscam, portanto, olhar as potencialidades da tecnologia e da interação digital sob o foco da efetividade da comunicação em busca de formatos mais humanizados e participativos centrados nas pessoas e em suas particularidades.

* O evento é aberto ao público, com inscrição prévia. As vagas são limitadas à capacidade do auditório. Programação sujeita à alteração.

BarraPatrocinio_NOVA-01

  • Associados
  • ISENTO

  • Não associados
  • R$ 150,00
Inscreva-se

Palestrantes

Ariane Feijó
Sócia-fundadora da Otimifica Consultoria

É Relações Públicas especialista em marketing, com mais de uma década de vivência em países, empresas e eventos na Europa. É idealizadora da inteligência INBOUNDPR, a primeira a sincronizar marketing, tecnologia e vendas com Relações Públicas. Já passou por multinacionais como Dell (Brasil), KPMG e Lloyds TSB (Inglaterra) e trabalhou com países como Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Rússia e Índia. É membro da World Communication Forum Association, na Suíça, sócia do coletivo Todo Mundo Precisa de um RP e sócia-fundadora da Otimifica, consultoria que atua junto a empresas de diversos portes, reconhecida como a 3ª melhor empresa de automação marketing do Brasil na categoria Campanhas Integradas (RD Summit, 2016) e uma das 25 consultorias mais efetivas na implantação de automação de marketing no Brasil pela Resultados Digitais (2017). Seu projeto mais recente é o livro: “INBOUNDPR: Como sincronizar negócios rumo à maturidade digital”, a ser lançado ainda este ano.

Clarissa Daroit
Gerente de Recursos Humanos, Comunicação e Diversidade para a América do Sul na AGCO

Graduada em Relações Públicas pela Unisinos, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e formação em gestão de projetos, gestão de mudanças e facilitação de treinamentos. Clarissa atua há 11 anos em áreas corporativas de Recursos Humanos e Comunicação Organizacional, em empresas nacionais e multinacionais, desenvolvendo projetos de comunicação interna, institucional, gestão de mudanças e clima e capacitação de lideranças. Possui sólida experiência na elaboração de estratégias de Comunicação e Recursos Humanos, relacionadas à implementação de sistemas de comunicação com foco em desdobramento da estratégia, alinhamento organizacional, gestão de mudanças, diversidade e employer branding.

Cristiane Mallmann Brun
Sócia-Diretora da HappyHouse Agência de Endomarketing

Graduada em Comunicação Social – Relações Públicas e pós-graduada em Comunicação com o Mercado. Possui mais de 20 anos de experiência profissional, sendo 18 anos com foco em Endomarketing.
É Sócia-Diretora da HappyHouse Agência de Endomarketing, onde dirige as áreas de Atendimento e de Negócios, sendo também responsável pelos serviços de pesquisa quantitativa, no que é especialista. É professora de cursos de pós-graduação na PUCRS. Como profissional em Endomarketing, já recebeu, junto à equipe da Happy, diversos prêmios nacionais e internacionais como Aberje, Top de Marketing, International Association of Business Communicators (IABC), Lusófonos da Criatividade e FUNDACOM (Portugal).

Daniela Cidade
Diretora do Capítulo Aberje Rio Grande do Sul e Gerente de Comunicação e Sustentabilidade na Triunfo Concepa

Jornalista formada pela UFRGS, especialista em Marketing e em Comunicação com o Mercado (ESPM). Em 2014, concluiu o Curso Internacional de Comunicação Empresarial pela Syracuse University/Aberje. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUCRS na área de Comunicação Organizacional. Atua há cinco anos como Gerente de Comunicação e Sustentabilidade na Triunfo Concepa, onde é responsável pelos processos de Relações Institucionais e com a Comunidade, Comunicação com Cliente, Imprensa, Comunicação Interna e Ouvidoria. Já foi diretora de Marketing Cultural na Fundação Piratini (TV e FM Cultura) e executiva de Comunicação da Gerdau. Vencedora do prêmio Aberje em 2013 (Sul), 2014 (Nacional em duas categorias), 2015 (Sul) e 2017 (Sul). Diretora do Capítulo Aberje RS, membro do Comitê de Comunicação em Mobilidade do RS e do Conselho do Curso de Relações Públicas da Uniritter. Atua ainda como professora convidada em programas de pós-graduação na Uniritter e na ESPM.

Diego Wander
Professor na PUCRS e Coordenador da Assessoria de Comunicação e Representação Institucional da Rede Marista

Atua como professor na PUCRS e Coordenador da Assessoria de Comunicação e Representação Institucional da Rede Marista. É Relações-públicas (PUCRS) e Doutor em Comunicação e Informação (UFRGS). A tese, recém defendida, trata das estratégias de (in)visibilidade das organizações nas mídias sociais.

Rafael Terra
CEO da Fabulosa Ideia

CEO da Fabulosa Ideia, a primeira agência de Marketing de Conteúdo e Mídias Sociais do RS. Professor de MBA nas principais instituições de ensino do país, entre elas ESPM, PUC e UNISINOS. Consultor e palestrante nacional de Marketing Digital e Humanização de Marcas, com cerca de 150 empresas atendidas.

Ricardo Castellani
Gerente de Comunicação, Cultura e Engajamento para as Américas da Embraco e Diretor do Capítulo Aberje Santa Catarina

Especialista em Gestão da Comunicação Corporativa e Sustentabilidade, tem mais de 15 anos de experiência nacional e internacional em indústrias e no setor educacional (organizações como Embraco, Paranapanema, Magneti Marelli, Spazio Italiano e Universidade Metodista de São Paulo). É formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, com MBA em Gestão da Comunicação Empresarial pela Aberje/ESEG. É Diretor do Capítulo Aberje Santa Catarina.

Rosângela Florczak
Diretora do Capítulo Aberje Rio Grande do Sul e Professora do Curso de Jornalismo e da Pós- graduação em Comunicação Corporativa da ESPM-Sul

Doutora e Mestre em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com especialização em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Comunicação Empresarial e em Teorias e Práticas de Ensino pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). É graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenou projetos de comunicação reconhecidos pelo Prêmio ABERJE Nacional, Prêmio ABERJE Sul e pelo Prêmio Sinepe-RS de Comunicação. Atua hoje como Professora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Administração e da Pós-graduação em Comunicação Corporativa da ESPM-Sul e é  consultora na área e sócia-diretora da Engaje Comunicação, além de ser Diretora do Capítulo Aberje Rio Grande do Sul. Atuou como executiva de comunicação em organizações de grande porte. É pesquisadora e palestrante em temas como: comunicação estratégica, diálogo no contexto das organizações e crises de imagem e reputação.

Programação

08h30
Credenciamento
09h00
Abertura
Daniela Cidade Diretora do Capítulo Aberje Rio Grande do Sul e Gerente de Comunicação e Sustentabilidade na Triunfo Concepa
Rosângela Florczak Diretora do Capítulo Aberje Rio Grande do Sul e Professora do Curso de Jornalismo e da Pós- graduação em Comunicação Corporativa da ESPM-Sul
09h30
Arena Comunicação Empresarial na Era Digital: Relacionamento ou Tecnologia?
Cristiane Mallmann Brun Sócia-Diretora da HappyHouse Agência de Endomarketing
Ariane Feijó Sócia-fundadora da Otimifica Consultoria
Clarissa Daroit Gerente de Recursos Humanos, Comunicação e Diversidade para a América do Sul na AGCO
Diego Wander Professor na PUCRS e Coordenador da Assessoria de Comunicação e Representação Institucional da Rede Marista
Rafael Terra CEO da Fabulosa Ideia
Ricardo Castellani Gerente de Comunicação, Cultura e Engajamento para as Américas da Embraco e Diretor do Capítulo Aberje Santa Catarina
Rosângela Florczak Consultora de Comunicação, Professora da ESPM Sul e Diretora do Capítulo Aberje Rio Grande do Sul
Moderadora: Daniela Cidade Diretora do Capítulo Aberje Rio Grande do Sul e Gerente de Comunicação e Sustentabilidade na Triunfo Concepa
11h30
Interação com a platéia
12h30
Encerramento
erica@aberje.com.br,camila@aberje.com.br,lidiane@aberje.com.br

Data

15 / 08

Carga Horária

09:00 - 13:00

Local

  • Valores: Associados - ISENTO. Não associados - R$ 150,00
  • Associados
  • ISENTO

  • Não associados
  • R$ 150,00