Carregando Eventos

Sobre

Arena de Comunicação Aberje – 50 Anos: 3ª Edição Sul

ArenasHeader2

Data: 15/08/2018

Local: ESPM SUL

Rua Guilherme Schell, 350 – Santo Antônio, Porto Alegre/RS

Tema: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL NA ERA DIGITAL – RELACIONAMENTO OU TECNOLOGIA?

Navegue nas abas ‘Palestrantes’ e ‘Programação’ acima para saber mais!

O Arenas Aberje de Comunicação é um projeto integrado à comemoração dos 50 anos da entidade e que acontecerá no dia 15 de agosto de 2018 em Porto Alegre na sede da ESPM Sul em sua edição Sul. Trata-se de um evento interativo, dinâmico e informal, com palestras e debate sobre o tema-alvo de cada edição.

Na edição Sul, que é a terceira da série, o foco é COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL NA ERA DIGITAL – RELACIONAMENTO OU TECNOLOGIA?, com palestrantes apresentando seus pontos-de-vista num ambiente construtivo de diálogos, numa média de 20 minutos cada, preferencialmente sem apoio de recurso tecnológico (ppt,vídeo ou assemelhados).

 

SOBRE O TEMA: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL NA ERA DIGITAL – RELACIONAMENTO OU TECNOLOGIA?

A digitalização das interfaces de comunicação com públicos estratégicos – funcionários, mídia, governo, comunidade, fornecedores, investidores e outros – é uma evidência quase irrecusável no ambiente das organizações. Isto porque são canais e dispositivos que potencializam esse contato, levando informação e estimulando relacionamentos, com agilidade e personalização.

Mais ainda, é um fazer comunicação empresarial baseado em argumentos mais sólidos, extraídos de dados coletados das mais diversas fontes de informação, e com a possibilidade da mais ampla consideração de opiniões. Os canais de diálogo baseiam-se no comportamento das pessoas, a linguagem utilizada em suas mensagens é extraída de análises de interações online e os resultados dos investimentos são totalmente comprovados a partir de análises de métricas e indicadores de desempenho.

Apesar de não se poder negar a importância de conceitos como business intelligence, internet das coisas, data driven, mensageiros instantâneos, comunidades online, chat bots e outras perspectivas semelhantes, fica um permanente questionamento: em tempos de tanta tecnologia mediando os contatos entre as pessoas, não estaríamos isto sim precisando de maior humanização? Nesta prerrogativa, o contato face-a-face retomaria sua prioridade, requisitando dos gestores capacidades interpessoais e empatia, além de qualquer habilidade técnica. Afinal, redes sociais sempre existiram, só não estavam no locus digital.

Que prática tem mais potencial para fomentar ideias, compartilhar conhecimento, trocar informações e estimular o engajamento? As discussões desta Arena Aberje buscam, portanto, olhar as potencialidades da tecnologia e da interação digital sob o foco da efetividade da comunicação em busca de formatos mais humanizados e participativos centrados nas pessoas e em suas particularidades.

* O evento é aberto ao público, com inscrição prévia. As vagas são limitadas à capacidade do auditório. Programação sujeita à alteração.

BarraPatrocinio_NOVA-01

  • Associados
  • ISENTO

  • Não associados
  • R$ 150,00
Inscreva-se

Palestrantes

Analisa de Medeiros Brum
Diretora-Presidente da Happy House Brasil Agência de Endomarketing

Responsável pelo planejamento de processos de Comunicação Interna e Endomarketing de grandes empresas brasileiras como: Philips, Vale, Grupo Gerdau, Grupo Neoenergia, Claro, GOL, Renner, Burger King, Liberty Seguros, Seara, Amanco, Tractebel Energia, ArcelorMittal, Grupo InBetta, Grupo Votorantim, Votorantim Siderurgia, Grupo Randon, MRS Logística, Bravante, Bunge, Grupo JBS, Novelis, AGCO, Midea Carrier, Grupo RBS e outras, através de sua agência com sede em Porto Alegre e equipe de 60 profissionais. Também atua como palestrante, com mais de 15 anos de experiência no treinamento de profissionais de Comunicação Interna e de lideranças para a Comunicação Face a Face, realizando uma média de 40 palestras e seminários por ano no Brasil e no exterior. É autora de oito livros sobre comunicação interna, como “Sorria. Você trabalha aqui!”, “Endomarketing de A a Z: Como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa”; “Endomarketing: como estratégia de gestão: encante seu cliente interno” e “Endomarketing Estratégico: como transformar líderes em comunicadores e empregados em seguidores”

Ariane Feijó
Sócia-fundadora da Otimifica Consultoria

É Relações Públicas especialista em marketing, com mais de uma década de vivência em países, empresas e eventos na Europa. É idealizadora da inteligência INBOUNDPR, a primeira a sincronizar marketing, tecnologia e vendas com Relações Públicas. Já passou por multinacionais como Dell (Brasil), KPMG e Lloyds TSB (Inglaterra) e trabalhou com países como Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Rússia e Índia. É membro da World Communication Forum Association, na Suíça, sócia do coletivo Todo Mundo Precisa de um RP e sócia-fundadora da Otimifica, consultoria que atua junto a empresas de diversos portes, reconhecida como a 3ª melhor empresa de automação marketing do Brasil na categoria Campanhas Integradas (RD Summit, 2016) e uma das 25 consultorias mais efetivas na implantação de automação de marketing no Brasil pela Resultados Digitais (2017). Seu projeto mais recente é o livro: “INBOUNDPR: Como sincronizar negócios rumo à maturidade digital”, a ser lançado ainda este ano.

Clarissa Daroit
Gerente de Recursos Humanos, Comunicação e Diversidade para a América do Sul na AGCO

Graduada em Relações Públicas pela Unisinos, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e formação em gestão de projetos, gestão de mudanças e facilitação de treinamentos. Clarissa atua há 11 anos em áreas corporativas de Recursos Humanos e Comunicação Organizacional, em empresas nacionais e multinacionais, desenvolvendo projetos de comunicação interna, institucional, gestão de mudanças e clima e capacitação de lideranças. Possui sólida experiência na elaboração de estratégias de Comunicação e Recursos Humanos, relacionadas à implementação de sistemas de comunicação com foco em desdobramento da estratégia, alinhamento organizacional, gestão de mudanças, diversidade e employer branding.

Daniela Cidade
Diretora do Capítulo Aberje Rio Grande do Sul e Gerente de Comunicação e Sustentabilidade na Triunfo Concepa

Jornalista formada pela UFRGS, especialista em Marketing e em Comunicação com o Mercado (ESPM). Em 2014, concluiu o Curso Internacional de Comunicação Empresarial pela Syracuse University/Aberje. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUCRS na área de Comunicação Organizacional. Atua há cinco anos como Gerente de Comunicação e Sustentabilidade na Triunfo Concepa, onde é responsável pelos processos de Relações Institucionais e com a Comunidade, Comunicação com Cliente, Imprensa, Comunicação Interna e Ouvidoria. Já foi diretora de Marketing Cultural na Fundação Piratini (TV e FM Cultura) e executiva de Comunicação da Gerdau. Vencedora do prêmio Aberje em 2013 (Sul), 2014 (Nacional em duas categorias), 2015 (Sul) e 2017 (Sul). Diretora do Capítulo Aberje RS, membro do Comitê de Comunicação em Mobilidade do RS e do Conselho do Curso de Relações Públicas da Uniritter. Atua ainda como professora convidada em programas de pós-graduação na Uniritter e na ESPM.

Diego Wander
Professor na PUCRS e Coordenador da Assessoria de Comunicação e Representação Institucional da Rede Marista

Atua como professor na PUCRS e Coordenador da Assessoria de Comunicação e Representação Institucional da Rede Marista. É Relações-públicas (PUCRS) e Doutor em Comunicação e Informação (UFRGS). A tese, recém defendida, trata das estratégias de (in)visibilidade das organizações nas mídias sociais.

Ricardo Castellani
Gerente de Comunicação, Cultura e Engajamento para as Américas da Embraco e Diretor do Capítulo Aberje Santa Catarina

Especialista em Gestão da Comunicação Corporativa e Sustentabilidade, tem mais de 15 anos de experiência nacional e internacional em indústrias e no setor educacional (organizações como Embraco, Paranapanema, Magneti Marelli, Spazio Italiano e Universidade Metodista de São Paulo). É formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, com MBA em Gestão da Comunicação Empresarial pela Aberje/ESEG. É Diretor do Capítulo Aberje Santa Catarina.

Rosângela Florczak
Diretora do Capítulo Aberje Rio Grande do Sul e Professora do Curso de Jornalismo e da Pós- graduação em Comunicação Corporativa da ESPM-Sul

Doutora e Mestre em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com especialização em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Comunicação Empresarial e em Teorias e Práticas de Ensino pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). É graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenou projetos de comunicação reconhecidos pelo Prêmio ABERJE Nacional, Prêmio ABERJE Sul e pelo Prêmio Sinepe-RS de Comunicação. Atua hoje como Professora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Administração e da Pós-graduação em Comunicação Corporativa da ESPM-Sul e é  consultora na área e sócia-diretora da Engaje Comunicação, além de ser Diretora do Capítulo Aberje Rio Grande do Sul. Atuou como executiva de comunicação em organizações de grande porte. É pesquisadora e palestrante em temas como: comunicação estratégica, diálogo no contexto das organizações e crises de imagem e reputação.

Programação

08h30
Credenciamento
09h00
Abertura
Daniela Cidade Diretora do Capítulo Aberje Rio Grande do Sul e Gerente de Comunicação e Sustentabilidade na Triunfo Concepa
Rosângela Florczak Diretora do Capítulo Aberje Rio Grande do Sul e Professora do Curso de Jornalismo e da Pós- graduação em Comunicação Corporativa da ESPM-Sul
09h30
Arena Comunicação Empresarial na Era Digital: Relacionamento ou Tecnologia?
Analisa de Medeiros Brum Diretora-Presidente da Happy House Brasil Agência de Endomarketing
Diego Wander Professor na PUCRS e Coordenador da Assessoria de Comunicação e Representação Institucional da Rede Marista
Rosângela Florczak Consultora de Comunicação, Professora da ESPM Sul e Diretora do Capítulo Aberje Rio Grande do Sul
Ricardo Castellani Gerente de Comunicação, Cultura e Engajamento para as Américas da Embraco e Diretor do Capítulo Aberje Santa Catarina
Clarissa Daroit Gerente de Recursos Humanos, Comunicação e Diversidade para a América do Sul na AGCO
Ariane Feijó Sócia-fundadora da Otimifica Consultoria
Moderadora: Daniela Cidade Diretora do Capítulo Aberje Rio Grande do Sul e Gerente de Comunicação e Sustentabilidade na Triunfo Concepa
11h30
Interação com a platéia
12h30
Encerramento
erica@aberje.com.br,camila@aberje.com.br,lidiane@aberje.com.br

Data

15 / 08

Carga Horária

09:00 - 13:00

Local

Auditório ESPM – SUL - Rua Guilherme Schell, 350 - Santo Antônio,
90640040
Porto Alegre / RS + Google Map
  • Valores: Associados - ISENTO. Não associados - R$ 150,00
  • Associados
  • ISENTO

  • Não associados
  • R$ 150,00