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Aberje Trends – Tendências em Comunicação 3ª Edição

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Data: 25 e 26 de Abril

Horário: 08h30

Local: Rooftop5 & Centro de Convenções – Prédio Tomie Ohtake 

Vivemos um momento de profundas transformações sociais e comportamentais em nossa sociedade, movimento que tem impactado diretamente na forma como as empresas conduzem os seus negócios e se relacionam com os consumidores. Antecipar estas mudanças, portanto, é algo estratégico para as corporações que desejam manter as suas reputações ilibadas.

Buscando discutir as melhores práticas em comunicação corporativa e apresentar as principais tendências do setor, a Aberje promove e 3ª Edição do Aberje Trends, evento que vai debater as novas formas de produção e conexão entre jornalismo e negócios, os limites do lobby e os caminhos para as Relações Governamentais e Institucionais no Brasil.

 

Confira a programação completa e o perfil dos palestrantes nas abas ao lado.

 

TRENDS_Barra-patrocinio

  • Associados
  • R$ 250,00

  • Não associados
  • R$ 500,00
Inscreva-se

Palestrantes

Adevani Rotter
Fundadora e diretora-geral da Ação Integrada

Fundadora e diretora-geral da Ação Integrada, uma das principais agências e consultorias em comunicação e relacionamento com colaboradores do país. Formada em Relações Públicas (UEL), com especialização em marketing (UFPR) e especialização internacional em comunicação interna (ABERJE). Também é consultora formada pela Adigo na facilitação de grupos e processos de mudanças organizacionais, em uma visão integrada do ser humano e das organizações. Possui mais de 30 anos de experiência e atualmente realiza diagnóstico, planejamento estratégico e consultoria nos clientes, além de liderar o time e gestão da ação integrada. Criou o conceito de Comunicação Interna 4.0, que tem como base a 4ª. Revolução Industrial.

Adriana Lutfi
Gerente de Comunicação Corporativa do Mercado Livre

Jornalista formada pela PUC-Rio, com especialização em Comunicação Organizacional pela ECA-USP. Há três anos lidera a equipe de Comunicação Corporativa do Mercado Livre Brasil, onde cuida da estratégia da comunicação externa com jornalistas e influenciadores e ações de conteúdo voltadas ao branding. Antes de ingressar na empresa, trabalhou por 11 anos como gerente e diretora de contas em agências como SPS Comunicação (no atendimento à Unisys Brasil em relações com a imprensa), In Press Porter Novelli e Ideal, sempre com clientes voltados às áreas de Tecnologia, Internet ou Varejo. Antes de ingressar na área de Comunicação Corporativa, Adriana foi repórter na TV Educativa (hoje TV Brasil), TV Cultura, no jornal Folha de S. Paulo e no portal InfoExame.

Afonso Lamounier
Vice Presidente de Assuntos Corporativos – América Latina e Caribe da SAP

Afonso é responsável pelo relacionamento institucional da SAP junto a formuladores de políticas públicas para promoção um ambiente regulatório favorável, ao mesmo tempo que permita a cooperação, inovação e crescimento econômico do Brasil e região. Afonso tem 20 anos de experiência no desenvolvimento de parcerias entre os setores público e privado. Antes de ingressar na SAP, ele trabalhou na Microsoft por mais de 12 anos, construindo a área de setor público da empresa no Brasil e na América Latina. Antes disso, ele trabalhou no Grupo Promon e na consultoria de gestão norte-americana A.T.Kearney, onde liderou programas também relacionados ao setor público nas áreas de saúde, infraestrutura e tecnologia da informação. Afonso é mestre em Gestão Política pela Universidade George Washington (GWU) nos EUA e em Engenharia Mecânica e de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Alexandre Mansur
Jornalista e consultor de comunicação e sustentabilidade

Jornalista especializado em sustentabilidade. Trabalhou durante 30 anos em grandes veículos de imprensa como Veja, Época e Jornal do Brasil. É membro do conselho do Greenpeace, da Fundação Grupo Boticário, do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e da Iniciativa Verde. Formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), tem MBA em Gestão da Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e editou por 11 anos o Blog do Planeta, principal blog de meio ambiente do país. Criou e coordenou por 10 anos o Prêmio Época Empresa Verde, principal prêmio ambiental do Brasil, em parceira com a PWC. Foi um dos idealizadores do Prêmio Melhores ONGs, o maior prêmio do Terceiro Setor brasileiro, lançado em 2017 em parceria com o Instituto Doar. Idealizou em parceria com o ReclameAqui o Prêmio Época ReclameAqui, a principal premiação para as empresas brasileiras. Ganhou diversos prêmios como o primeiro Reuters/IUCN de Jornalismo. Atualmente é sócio da agência O Mundo Que Queremos de soluções em comunicação e sustentabilidade.

Andre Franco
Diretor geral da Critical Mass

Diretor geral da Critical Mass, agência canadense de design de experiência, que tem como clientes Apple, PepsiCo, Nike, Hugo Boss e Harley Davidson. Como parte do Grupo In Press, André aproximou a operação das agências de comunicação do Grupo para identificar oportunidades de inovação, o que já resultou na criação de 3 apps para comunicação corporativa, hoje licenciadas para Unilever, PepsiCo, Votorantim, Som Livre, TV Record e Comitê Olímpico Brasileiro — além de campanhas para clientes como Unilever e GNT. Formado em Comunicação e em Processamento de Dados, André iniciou sua carreira como programador, foi gestor de tecnologia no UOL e no BOL e fundou 3 startups. Há 11 anos, ele trabalha como executivo em agências digitais, tendo passagem pela Razorfish, Digitas, The 7th Art (em Nova York) e Pereira & O’Dell (em São Francisco, CA).

André Lahóz
Diretor de redação da Revista Exame

Economista formado pela Universidade de São Paulo (USP), em 1990, e tem dois mestrados: um em Ciência Política pela própria USP, no ano 2000, e outro em História Econômica pela London School of Economics, de Londres (Inglaterra), em 2001. Começou a carreira em dezembro de 1993 na Folha de S.Paulo (SP), onde trabalhou por três anos e exerceu diversas funções. Foi editorialista do final de 1993 a março de 1994, correspondente em Paris até setembro de 1994, redator de Internacional até março de 1995, editor de Economia por um ano e repórter especial até julho de 1996. Em seguida, foi para a revista Exame, onde ocupou o cargo de editor de Economia. De agosto de 2000 a abril de 2005, foi editor-executivo da publicação, época em que se licenciou, por um ano, para fazer mestrado em Londres. Voltou para a revista em abril de 2005 como redator-chefe, cargo em que ficou até abril de 2012, quando assumiu as diretorias de Redação e Editorial da publicação.

Andréa Gozetto
Sócia-diretora da Gozetto&Associados e coordenadora de MBA da Fundação Getúlio Vargas

Cientista Política especializada em relações governamentais, lobby e advocacy, Andréa é doutora em Ciências Sociais pela Unicamp (2004) e mestre em Sociologia Política pela UNESP-Araraquara (1998). Cursou o pós-doutorado em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É sócio-diretora da Gozetto & Associados, coordenadora acadêmica do MBA em Economia e Gestão – Relações Governamentais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) MGM, membro da equipe consultiva da Pulso Público Consultoria e professora convidada do MBA em Gestão Pública do Centro Universitário SENAC, UNIMEP e Anhembi Morumbi. Foi consultora da Gerência de Desenvolvimento Associativo (GDA) da CNI. Publicou diversos artigos sobre defesa de interesses, como: Interest groups in Brazil: a new era and its challenges (2014), Lobby e Políticas Públicas no Brasil (2013), Lobby e Reforma Política (2012), Lobby: instrumento democrático de representação de interesses? (2011) e Estratégias de ação dos grupos de interesse empresariais e de trabalhadores no Legislativo federal brasileiro (2011). Além dessa carreira é administradora de um blog, chamado Lobbying.

Carlos Eduardo Rodrigues
Gerente de Produção de Comunicação Sabesp

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Paulista, com MBA em Administração de Empresas e Marketing pela ESPM e especializações na Universidade de Toronto, FGV, USP, BSP, Business Strategy, CRM, Business Intelligence, Balanced Scorecard, Gestão de Produtos e Serviços, Gestão do Valor Agregado GVA. Escritor, orientador e docente em cursos de Pós Graduação da Universidade e MBA.

Carlos Graieb
Jornalista

Formado em Direito (USP), tem larga carreira em veículos de imprensa. Foi editor de Opinião do jornal O Estado de S.Paulo, Diretor de Redação da Veja.com e liderou inovações como a TVeja  e o conteúdo dividido em cards, até chegar ao posto de Redator-Chefe da versão impressa. Atuou como Subsecretário de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo, responsável por comunicação e marketing.

 

 

Carlos Netto
Diretor de Estratégia e Organização do Banco do Brasil

Brasileiro, natural do Rio de Janeiro (RJ), graduado em História, com especialização em Marketing, mestrado em História e em Ciência da Informação, e doutorado em Psicologia Organizacional. Atual Diretor de Estratégia e Organização do Banco do Brasil. Atua no Conselhos de Administração das seguintes empresas: Banco Patagônia, na Argentina e Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – PREVI. É membro do Comitê de Pessoas da Cielo S.A.

Carlos Palhares
Sócio e diretor de planejamento e inovação da HappyHouse

Publicitário, empresário e professor. Carlos Palhares, o Paulista, como é conhecido, é sócio da primeira e maior Agência de Endomarketing do país (HappyHouse), tendo trabalhos reconhecidos no Brasil e no exterior (Top de Marketing, Colunistas, Aberje, New York Festival, Gold Quill Awards). Há mais de 10 anos atua como professor de Comunicação Interna e Endomarketing nos cursos de MBA da ESPM Sul. Foi cofundador da startup NOC – empresa de influência digital para MPEs. Atualmente está à frente de projetos ligados à SimplificaCI – uma das mais inovadoras startups de comunicação, com uma plataforma tecnológica única e integrada de gestão da comunicação interna e seus canais.

Cícero Marcus de Araújo
Diretor de Relações Institucionais, Comunicação Corporativa e Sustentabilidade do Itaú

38 anos atuando em Instituições Financeiras no desenvolvimento estratégico de novos negócios, relacionamento com órgãos governamentais e relações institucionais. Diretor desde 2004, tendo atuado em diversas áreas, como varejo de agências nas regiões Sul, Centro Oeste e Norte do país, além do interior de S. Paulo e na estruturação da Diretoria de PAB’s e Folhas de Pagamento. Atualmente é responsável pelas áreas de Relações Institucionais e Governamentais, Comunicação Corporativa, Sustentabilidade, Microcrédito e do Projeto de compartilhamento de bicicletas no Brasil.

Claudio Cardoso
Pesquisador e Empreendedor

Tem um pós-doutorado em comunicação pela USP e é professor da UFBA, FIA e FGV Management. Foi diretor de comunicação do TRT 5ª Região, Amcham Salvador e do capítulo Bahia da ABERJE. Liderou a criação de startups baseadas em tecnologias aplicadas à comunicação. Integra Conselhos Consultivos em empresas de Commtech e Adtech. Autor de vários livros e artigos publicados em algumas das mais prestigiosas edições da comunicação organizacional. Integrou recentemente a equipe de design dos Conceitos e Processos do inovaBra Habitat. Membro global da AMEC. Recebeu do Departamento de Estado dos EUA o título “Bridge Builder”.

Cristiana Xavier de Brito
Diretora de Relações Institucionais BASF para a América do Sul

Responsável pelas unidades de Comunicação Corporativa, Relações Governamentais e Sustentabilidade da BASF na América do Sul. Com mais de 30 anos de experiência nos segmentos de marketing e comunicação, além de um profundo conhecimento sobre iniciativas relacionadas à sustentabilidade, Cristiana tem entre suas principais atribuições a gestão de reputação da BASF junto aos públicos de interesse da empresa de acordo com a estratégia corporativa global e regional. Em sua trajetória profissional, Cristiana teve experiências internacionais na HP, SAP e trabalhou na Klabin. Graduada em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), pós-graduada em Administração e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), fez especializações Internacionais na Harvard Business School e Syracuse University, em parceria com a Aberje. Em 2015, foi reconhecida pela Aberje como um dos profissionais de comunicação mais relevantes do País.

David Grinberg
Diretor de Comunicação Corporativa e Marketing Esportivo do Mcdonald’s

Com quase 20 anos de experiência no mercado de comunicação e esporte, David Grinberg é Diretor de Comunicação Corporativa do McDonald’s no Brasil. Tem como foco as estratégias de comunicação externa e interna, gestão de crises e relacionamento com consumidores. Foi responsável pelos projetos esportivos da marca na América Latina, incluindo a coordenação geral dos trabalhos para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016. Antes, atuou como gerente de Marketing Esportivo da Samsung no Brasil, responsável pelas estratégias das ações esportivas da empresa, incluindo o patrocínio ao time de futebol da Sociedade Esportiva Palmeiras, o programa Olímpico, entre outros. Também passou pela Nike, responsável pela Comunicação Corporativa, gerenciando estratégias de lançamento de produtos, exposição de atletas e clubes patrocinados, além de assuntos institucionais. Foi professor nos cursos de MBA da Trevisan Escola de Negócios e da ESPM. Tem bacharelado em Comunicação Social pela Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM) e é especialista em Comunicação Corporativa pela Fundação Cásper Líbero. É maratonista e triatleta.

Eduardo Azevedo
Superintendente de Compliance da Estre

Profissional com mais de 17 anos de experiência em Auditoria Interna, Controles Internos e Compliance, desenvolvendo carreira ascendente em empresas nacionias e multinacionias de grande porte a citar: PWC, Brasil Telcom, CLARO Telecomunicações, MRS Logística, CSN, Tegma e Estre Ambiental, onde atua como Superintendente de Gestão de Riscos e Compliance. Formado pela Universidade Federal Fluminense UFF, em Niterói, cidade onde nasceu em 1974. Possui a certificação Certification in Risk Management Assurance (CRMA).

 

Elizeo Karkoski
Diretor Executivo da P3K Comunicação

Sócio-Diretor da P3K Comunicação, tida como uma das principais agências especializadas em comunicação interna estratégica e Endomarketing de São Paulo, é responsável pela estratégia de crescimento nacional e internacional da agência, desenvolvendo parcerias estratégicas e novos negócios. Também é sócio-fundador da Startup Tarefa Fácil, plataforma Cloud de gestão de projetos e comunicação com equipes. Formado pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo, Pós-graduado em Design, MBA em Gestão Empresarial pela FGV e estudante de Psicanálise Integrativa. Foi docente  das disciplinas de laboratório de criatividade e criação publicitária para cursos de graduação.

 

Eric Miranda
Gerente de Comunicação da Pepsico

Formado em Publicidade e Propaganda (Unisa), tem especialização em Mídias Digitais (ESPM). Iniciou a carreira na área de Marketing da Merck. Está na PepsiCo desde 2000, onde teve passagem por Recursos Humanos e migrou para Assuntos Corporativos, participando da construção das áreas de Cidadania Corporativa, Comunicação Externa, Comunicação de Marcas e Gerenciamento de Crises. Hoje gere, entre outros desafios, o contato com 13 mil funcionários em quase 100 unidades no Brasil.

Ewerton Camarano
Gerente Geral do Novotel Jaraguá SP

Com recente formação no programa IHMP (International Hospitality Management Programme) da AccorHotels Académie na França, Ewerton cursou Administração de Empresas. Ingressou na AccorHotels em 2005, como Auxiliar de Eventos e Reservas do então Novotel SP Ibirapuera. Formou parte da equipe de reabertura do Novotel SP Morumbi (nas posições de Gerente de Contas e de Supervisor de Receitas e Reservas). Em fevereiro de 2010, mudou-se para Santiago, Chile, após convite para implantar Revenue Management no Novotel Santiago Vitacura. Em 2012, foi promovido à posição de Assistente de Gerência neste mesmo hotel. Em 2014, retornou ao Brasil para assumir a posição de Subgerente do Novotel SP Jaraguá Conventions e em 1° de agosto de 2016, Ewerton assumiu a posição de Gerente Geral nesta mesma unidade. É parte do Comitê de Alimentos & Bebidas da marca Novotel, do Comitê Organizador do Torneio de Futebol AccorHotels e em Feveriro de 2017 foi nomeado Embaixador LGBT AccorHotels Brasil.

Flávio Chantre
Gerente de Relações Institucionais da Braskem

Natural de São Paulo, é formado em jornalismo, com extensão em branding e sustentabilidade, e MBA em marketing. Iniciou a carreira com repórter e redator em veículos de comunicação e posteriormente atuou em agências de RP, publicidade e marketing, antes de migrar para a área corporativa em empresas como Volkswagen, Votorantim, Thyssenkrupp e Braskem. Nesta última, há 6 anos ocupa a gerência sênior de relações institucionais para SP e RJ, sendo responsável por relações com governo, entidades, instituições, comunidade e desenvolvimento sustentável.

Flávia Apocalypse
Gerente de Comunicação Interna da IBM Brasil

Graduada em Direito pela PUC-RJ e em Jornalismo pela Faculdade da Cidade/RJ, atua na área de Comunicação há 15 anos.  Na IBM, já coordenou a área de relacionamento com a imprensa e atualmente é responsável pela comunicação interna da empresa, coordenando os veículos internos e a comunicação para a liderança e para todos os funcionários, além da capacitação da força de trabalho e da força de vendas. Sua missão hoje é trabalhar para que os diversos meios de comunicação e de colaboração informem e capacitem os funcionários para que todos conheçam a empresa, sua estratégia, seus valores e sua história e que compreendam como seu trabalho do dia a dia tem conexão com os resultados da empresa.

Geraldo Magella
Gerente de Comunicação Corporativa da Fibria

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Magella construiu sua carreira na imprensa, em veículos como Folha de São Paulo, Exame, O Globo, Forbes, Agência Globo, O Globo online e IstoÉ Dinheiro. Há mais de dez anos, trocou as redações pelo mundo corporativo, tendo atuado na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), na MZ Media Relations e na Monsanto. Magella tem MBA em Finanças e Relações com Investidores (RI) pela USP e foi bolsista da Reuters Foundation, em Londres. É membro do LiderCom, da Aberje, do Comitê de Comunicação da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e do Conselho Editorial da Revista O Papel, da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP).

Guilherme Cunha Costa
Presidente da Abrig

É presidente da Abrig (Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais) e advogado com pós-graduação em Assessoria Parlamentar. Iniciou sua atuação profissional na área de Relações Institucionais e Governamentais como estagiário da FIESP em 1992.

Hamilton dos Santos
Diretor Geral da Aberje

Jornalista, graduado e pós-graduado em Filosofia pela USP, com atualização em Gestão de Negócios pela Stanford Global Business School. Atuou nas redações dos principais veículos do país antes de migrar para a área de RH da Editora Abril, onde trabalhou por 20 anos. Atualmente, é diretor geral da Aberje, membro do Conselho de Administração da Poiésis e um dos líderes do Tem Mais Gente Lendo, projeto que incentiva e estimula a leitura em espaços públicos. É também consultor editorial, autor de Lucio Cardoso – Nem Leviano Nem Grave (Editora Brasiliense), O Perigo da Hora (organizador e tradutor- Editora Scritta) e Enfim, Grávidos (Editora Best Seller).

Joel Velasco
Sócio na Albright Stonebride Group

Diretor do Grupo Albright Stonebridge (ASG), onde se baseia em uma vasta experiência em mercados latino-americanos em vários setores para ajudar os clientes a navegar desafios e oportunidades de crescimento sustentável. Passou por grandes empresas, como vice-presidente sênior de relações externas e relações com investidores e assuntos públicos, na empresa de biotecnologia Amyris. Também foi representante Principal na América do Norte para a Associação Brasileira da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). Em 2001 até 2008, foi Diretor Gerente da ASG. E por fim, também serviu como consultor sênior do embaixador americano no Brasil e como assessor pessoal do vice-presidente Al Gore na Casa Branca.

Laura Diniz
Sócia-Diretora do Portal Jurídico JOTA

Tem 11 anos de carreira, com passagem por algumas das maiores redações do país. Foi editora-assistente de Brasil na revista VEJA, editora-assistente no Conjur, repórter no Jornal O Estado de S. Paulo e gerente da Associação Brasileira de jornalismo investigativo (Abraji).

Luca Cavalcanti
Diretor Executivo de Canais Digitais, Inovação e Next do Banco Bradesco

Formado em Ciências Econômicas, com MBA Advanced Management Program – AMP em Kellogg/Chicago e especializações em estratégia e liderança no MIT, Harvard e Wharton School. Atua no setor bancário desde 1983, foi presidente e é atual participante do Conselho do Banco24horas e do Conselho da ESPM.

Lucélio de Moraes
Gerente Geral de Relações Institucionais da Nexa Resources

Relações Públicas e Bacharel em Direito, tem especialização em Gestão da Comunicação Empresarial e Relações Públicas/Gestcorp. Atuou por mais de 10 anos em agências de comunicação e liderou áreas de relações governamentais, comunicação e relações institucionais em grandes organizações nacionais e multinacionais, como Dow, Braskem e Votorantim S/A por quase 20 anos. Atualmente, lidera a área de Corporate Affairs da Nexa Resources, respondendo por Relações Institucionais, Comunicação e Gestão de Stakeholders e é diretor do Sindiextra – Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais.

Maria Elisa Curcio
Diretora da Área de Relações Institucionais

Advogada e Cientista Social. Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Cientista Social graduada pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista (“MBA”) em Gestão de Indústria Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Direito Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e, atualmente, cursa o Doutorado em Direito Econômico, na mesma Instituição. É palestrante e professora em diversos cursos, em especial nas áreas Tributária, Direito Econômico e de Relações Governamentais.

Marcelo Diego
CEO da Máquina Cohn & Wolfe

Comanda as operações da Máquina Cohn & Wolfe, agência de comunicação integrada com mais de 150 clientes e parte da rede global da WPP. Transmitir uma mensagem eficiente, clara, precisa, nas plataformas adequadas, assegurando a audiência correta é um dos desafios de sua equipe, composta por mais de 200 colaboradores divididos em escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro. Tem ainda a experiência de mais de uma década no jornalismo diário, atuando em economia, política, esportes e como correspondente internacional.

Marcelo Lyra
Vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Odebrecht

Engenheiro Elétrico-Eletrônica com Pós-Graduação em General Management pela Harvard Business School e em Marketing pela UNIFACS da Bahia. Antes de ingressar no Grupo Odebrecht atuou como Diretor da Rede Globo de Televisão em São Paulo, como responsável por Relações com Emissoras Afiliadas (2000-2003) e exerceu funções na Rede Bahia de Comunicação por dois períodos, inicialmente como Diretor Comercial (1994 – 2000) e como Diretor de Negócios de Mídia (2003 – 2007). Ingressou na Odebrecht em 2007 e durante o período de 2007 a 2016 foi Vice-Presidente de Relações Institucionais e comunicação da Braskem. Atualmente é Responsável por Comunicação e Sustentabilidade da Odebrecht S/A.

Miguel Incháustegui
Presidente do Congresso Internacional de Relações Comunitárias

Luis Miguel Incháustegui Zevallos nasceu em Lima, Peru e é advogado graduado da Universidade de Lima, com um MBA da Universidade San Ignacio de Loyola e da Universidade Fullerton e cursou cursos de Negociação no Kellogg School Management da Northwestern University .

O Sr. Incháustegui foi Vice-Presidente de Assuntos Corporativos e Desenvolvimento Sustentável de Las Americas e Secretário do Conselho de Administração Gold Fields La Cima S.A. até setembro de 2017, tendo sob sua responsabilidade as áreas de Relações Comunitárias, Desenvolvimento Sustentável, Comunicações e Relações Institucionais.

O Sr. Incháustegui tem mais de 23 anos de experiência no setor de mineração, durante seus anos de experiência, ele conseguiu trabalhar em importantes empresas de mineração (Barrick, Volcan Compañía Minera, Lumina Copper e Gold Fields La Cima), também é membro do Gabinete de Assessores do Primeiro Ministro em 2002 e Professor de Direitos Reais da Universidade Feminina do Sagrado Coração (UNIFE).

Othon Villefort
Gerente de Comunicação e Relacionamento com Comunidades da Anglogold Ashanti Brasil

Jornalista, graduado pela UFMG, é especialista em Gestão de Negócios – Marketing pela Fundação Dom Cabral (FDC) e em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Cursou o International Program in Corporate Communications, da Syracuse University/NY e Aberje. Em sua carreira executiva, passou por empresas como a FCA – Fiat Chrysler América Latina e Tupy Fundição. É também professor de pós-graduação do Instituto de Educação Continuada da PUC Minas.

Paula Nadal
Gerente Sênior de Planejamento e Estratégia Digital da Edelman

Responsável por estratégias multiplataforma para mais de 20 clientes em diferentes indústrias (Decathlon, GE, AMD, Abbott, Ambev, HP, Kimberly-Clark, Novelis, Liberty, Odebrecht, Dow, Votorantim Cimentos e outros). Paula cria estratégias, narrativas e experiências que fortalecem o negócio e o propósito do cliente. Todos eles, tendo o universo digital como guia para entender comportamentos, plataformas, tendências e novas formas de produção e consumo. Paula é jornalista, pós-graduada em Semiótica Psicanalítica pela PUC – São Paulo, com passagem pelo Mestrado em Ciências da Comunicação na ECA-USP, onde foi aluna especial. Ela veio do Grupo Abril, onde foi editora de marcas como Nova Escola e BRAVO !. Em 2015, ela foi premiada com o Charles E. Fremes Q-Hero, um reconhecimento global de qualidade por seu trabalho na Edelman. Paula fala inglês, espanhol, francês, italiano e um pouco de chinês.

 

Rafael Gioielli
Gerente Geral do Instituto Votorantim

Bacharel, Mestre e Doutor pela Escola de Comunicação e Artes da USP, atua no campo da Responsabilidade Social Corporativa e Investimento Social Privado há mais de 10 anos. Foi gerente de marketing da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura e gerente de planejamento da Edelman/Significa. É professor nos cursos de pós-graduação da BSP – São Paulo Business School.

Reynaldo Goto
Diretor de Compliance da Siemens

Engenheiro Mecatrônico pela Escola Politécnica – USP, com pós-graduações em Administração – FGV, Marketing – ESPM e MBA internacional em Berlim. Reynaldo Goto esta na Siemens desde 1997 e passou pelas áreas de Automação Industrial, Telecomunicações, Healthcare e Infraestrutura & Cidades. Foi CEO da IRIEL, empresa do Grupo Siemens. Em 2015 assumiu a responsabilidade da área de Compliance da Siemens no Brasil. Desde 2016 é o coordenador do GT de anticorrupção do Pacto Global da ONU e presidente do Conselho da Alliance for Integrity.

Tiago Afonso
Diretor de Desenvolvimento e Inovação Comercial do Grupo Globo de Publicações

Coordena as forças do G.Lab (núcleo de conteúdo) com setores como marketing publicitário, produto e PR, programmatic, big data,  pesquisa e eventos, acumulando também o planejamento e desenvolvimento de novos negócios comerciais.

Vander Giordano
Diretor Corporativo do Grupo Multiplan

Advogado (OAB/SP), administrador de empresas (CRA/RJ), com MBA em Gestão pelo IBMEC do Rio de Janeiro. Com quase 30 anos no mercado de trabalho, é Diretor Corporativo e Institucional do grupo Multiplan, responsável pelos programas de Compliance, relacionamento junto a Instituições Privadas, Terceiro Setor e públicas e desenvolvimento de políticas sociais. Trabalhou na Kroll Inc., empresa de consultoria com sede em Nova Iorque-USA, por 17 anos. Atuou em projetos no Brasil, Estados Unidos e outros países na América Latina em fusões e aquisições, no gerenciamento de crises e em compliance, disputas comerciais envolvendo grandes empresas, suporte na análise de mercado com foco na entrada de investimentos e expansão operacional. Antes, trabalhou por cerca de 8 anos na Varig, em áreas de desenvolvimento de produto, contratos e logística aérea internacional. Coordenou projetos logísticos como a Fórmula 1 na etapa brasileira, dentre outros eventos. Membro do IBA – International Bar Association, IA- Instituto dos Auditores, Irelgov – Instituto de Relações Governamentais, Comissão de Arbitragem da OAB-SP; Comissão de Tecnologia e Informática da OAB-SP, Membro do Conselho da ABRASCE – Associação Brasileira de Shopping Centers, CEO Club FGV-RJ.

Vinicius Mota
Secretário de Redação da Folha de S. Paulo

Secretário de Redação (coordenador das edições),  escreve às segundas-feiras na coluna São Paulo, na página A-2 da Folha  de S.Paulo. Formado em Ciências Sociais (Unicamp), com mestrado em Sociologia (USP). Trabalha na Folha desde 1998, onde já exerceu os cargos de editorialista, editor de Opinião e editor de Mundo.

Wagner Pralon Mancuso
Professor da EACH-USP

Possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção(93), graduação em Ciências Sociais pela USP (96), mestrado em Ciência Política pela USP (2000) e doutorado em Ciência Política pela USP (2004). Atualmente é professor doutor, MS-3 da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: ação coletiva, lobby, grupos de interesse, empresariado e análise do processo decisório.

Programação

08h00
25 de Abril
Credenciamento e Welcome Coffee
08h30
Boas-Vindas
Comunicação como Cultura
Hamilton dos Santos Diretor Geral da Aberje
09h00
Conferência: Novas Formas de Produção e Conexão entre Jornalismo e Negócios
As principais tendências e as melhores práticas de relacionamento empresa e mídia: jornalismo de dados, fake news, curadoria de conteúdo e branded content
Conferencista: André Lahóz Diretor de redação da Revista Exame
Conferencista: Vinicius Mota Secretário de Redação da Folha de S. Paulo
Debatedor: Marcelo Diego CEO da Máquina Cohn & Wolfe
Moderador: Carlos Graieb Jornalista
10h40
Painel de Cases: Novas formas de produção e conexão entre jornalismo e negócios
Produção de conteúdo relevante como proposta de relacionamento: a experiência do Mercado Livre
Adriana Lutfi Gerente de Comunicação Corporativa do Mercado Livre
Digital Trends: Nunca jornalismo e negócios puderam andar tão juntos
Paula Nadal Gerente Sênior de Planejamento e Estratégia Digital da Edelman
Case:
Tiago Afonso Diretor de Desenvolvimento e Inovação Comercial do Grupo Globo de Publicações
Moderador: Carlos Graieb Jornalista
11h20
Palestra
Diversidade Corporativa: O Caso Mcdonald's e o trabalho com PcD's
David Grinberg Diretor de Comunicação Corporativa e Marketing Esportivo do Mcdonald’s
12h00
Almoço (Não incluso)
13h00
Conferência: Às claras - caminhos para Relações Governamentais e Institucionais no Brasil
Mesa 1: Uma atualização de referências sobre comunicação pública, relações público e privado, regulamentação e lobby
Conferencista: Cícero Araújo Diretor de Relações Institucionais, Comunicação Corporativa e Sustentabilidade do Itaú
Debatedor: Carlos Eduardo Rodrigues Gerente de Produção de Comunicação Sabesp
Debatedor: Afonso Lamounier Vice-Presidente de Assuntos Corporativos – América Latina e Caribe da SAP
Moderadora: Laura Diniz Sócia-Diretora do Portal Jurídico JOTA
14H20
Mesa 2
Conferencista: Joel Velasco Sócio na Albright Stonebride Group
Debatedor: Guilherme Cunha Costa Presidente da Abrig
Debatedora: Andréa Gozetto Sócia-diretora da Gozetto&Associados e coordenadora de MBA da Fundação Getúlio Vargas
Debatedor: Wagner Pralon Mancuso Professor da EACH-USP
Moderadora: Maria Elisa Curcio Diretora de Relações Institucionais e Políticas Públicas da Honda Advogados
15h40
Coffee Break - Apresentado por Mcdonald's
16h00
Palestra: Comunicação e Compliance como base da construção de reputação
O mindset, os processos e os perfis profissionais para evitar riscos de reputação e de resultados
Conferencista: Marcelo Lyra Vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Odebrecht
Conferencista: Reynaldo Goto Diretor de Compliance da Siemens
Conferencista: Eduardo Azevedo Superintendente de Compliance da Estre
Conferencista: Vander Giordano Diretor Corporativo do Grupo Multiplan
Moderador: Claudio Cardoso Pesquisador e Empreendedor
18h00
Encerramento do primeiro dia
18h30
Lançamento do livro do André Senador
André Senador Diretor de assuntos corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen do Brasil
08h30
26 de Abril
Credenciamento e Welcome Coffee
09h00
Content Liability - Poder & Responsabilidade
Alexandre Mansur Jornalista e consultor de comunicação e sustentabilidade
09h10
Conferência: Transformação digital e comunicação com empregados
Uma estratégica discussão sobre proposta de valor para as pessoas e para o negócio e o uso de plataformas digitais de conexão
Conferencista: Luca Cavalcanti Diretor Executivo de Canais Digitais, Inovação e Next do Banco Bradesco
Debatedora: Flávia Apocalypse Gerente de Comunicação Interna da IBM Brasil
Moderador: Elizeo Karkoski Diretor Executivo da P3K Comunicação
10h30
Painel de Cases: Transformação digital e comunicação com empregados
Case Inspira BB
Carlos Alberto Araújo Netto Diretor de Estratégia e Organização do Banco do Brasil
Case Simplifica CI
Carlos Palhares Sócio e diretor de planejamento e inovação da HappyHouse
Case Dialog
Andre Franco Diretor geral da Critical Mass
Eric Miranda Gerente de Comunicação da Pepsico
Pesquisa de Tendência de Comunicação Interna 2018: um olhar para o futuro
Adevani Rotter Fundadora e diretora-geral da Ação Integrada
Moderador: Elizeo Karkoski Diretor Executivo da P3K Comunicação
12h00
Almoço (Não incluso)
13h00
Palestra:
Diversidade na Hotelaria e turismo: a experiência Accor
Palestrante: Ewerton Camarano Gerente Geral do Novotel Jaraguá SP
13h40 - Este painel é apresentado por Nexa Resources
Conferência: Novas perspectivas nas Relações com a Comunidade
Novos modelos de pensar, de planejar e de gerir as relações da empresa com a comunidade e quais os limites da responsabilidade social e histórica e as novas perspectivas da mineração responsável
Conferencista: Miguel Inchaustegui Presidente do Congresso Internacional de Relações Comunitárias
Debatedor: Rafael Gioielli Gerente Geral do Instituto Votorantim
Debatedora: Cristiana Xavier de Brito Diretora de Relações Institucionais da BASF para a América do Sul
Moderador: Lucélio de Moraes Gerente Geral de Relações Institucionais da Nexa Resources
15h00
Coffee Break - Apresentado por Mcdonald's
15h15
Painel de Cases: Dilemas e novas perspectivas nas Relações com a Comunidade
Parcerias Sustentáveis: decisão compartilhada, resultados compartilhados
Othon Villefort Gerente de Comunicação e Relacionamento com Comunidades da Anglogold Ashanti
A floresta sob um novo prisma
Geraldo Magella Gerente de Comunicação Corporativa da Fibria
Eco Fashion
Flávio Chantre Gerente de Relações Institucionais da Braskem
Moderador: Lucélio de Moraes Gerente Geral de Relações Institucionais da Nexa Resources
18h00
Encerramento Oficial do evento
* Programação Sujeita à alteração
Política de Cancelamento
O cancelamento da inscrição só será aceito no prazo de 07(sete) dias após a data de inscrição. Após este período, serão aceitos dois procedimentos:
1) Substituição do participante. 2) Multa de 20% do valor da inscrição.
Falta no Dia do Evento
O não comparecimento no dia do evento sem comunicação prévia, será considerado desistência e o valor do evento deverá ser pago na sua totalidade.
erica@aberje.com.br,camila@aberje.com.br,lidiane@aberje.com.br

Início:
25 / 04 08:30
Final:
26 / 04 18:30

Local

Rooftop5 & Centro de Convenções – Prédio Tomie Ohtake - Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 – Pinheiros
05426-100
São Paulo / SP + Google Map
  • Valores: Associados - R$ 250,00. Não associados - R$ 500,00
  • Associados
  • R$ 250,00

  • Não associados
  • R$ 500,00