×
Carregando Eventos

Aberje Trends – 4ª Edição

Sobre

Aberje Trends – Tendências em Comunicação – 4ª Edição
Datas: 03 e 04 de Abril de 2019
Horário: 08h30 às 18h
Local: Rooftop5 & Centro de Convenções – Prédio Tomie Ohtake 

Vivemos um momento de profundas transformações sociais e comportamentais em nossa sociedade, movimento que tem impactado diretamente na forma como as empresas conduzem os seus negócios e se relacionam com os consumidores. Antecipar estas mudanças, portanto, é algo estratégico para as corporações que desejam manter as suas reputações ilibadas.

Buscando discutir as melhores práticas em comunicação corporativa e apresentar as principais tendências do setor, a Aberje promove e 4ª Edição do Aberje Trends, evento que vai debater as conexões entre comunicação, inovação e processos colaborativos para relacionamento com públicos estratégicos.

Confira a programação completa e o perfil dos palestrantes nas abas ao lado.

  • Associados
  • R$ 300,00

  • Não associados
  • R$ 600,00
Inscreva-se

Palestrantes

Adolfo Mesquita Nunes
Vice-presidente do CDS e ex-secretário de Estado do Turismo de Portugal

Tem mais de treze anos de experiência em advocacia nas áreas de direito público, nomeadamente em políticas públicas, contratação pública, regulação, contencioso, arbitragem e contratos públicos. É Sócio da sociedade Gama Glória. Foi Secretário de Estado do Turismo do XIX e XX Governos Constitucionais, entre 2013 e 2015. É licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa (2000) e Mestre em Ciências Jurídico Políticas pela Universidade de Lisboa (2008). Vice-Presidente do CDS-PP.

Alastair McCapra (Londres, Reino Unido)
Diretor executivo do Instituto Chartered de Relações Públicas

CEO do CIPR desde 2013, tendo atuado anteriormente como CEO do Landscape Institute e do Institute of Conservation. Ele faz parte do Conselho do Global Alliance for Public Relations and Communication Management e é membro suplente do International Integrated Reporting Council.

Alexandre Caldini Neto
Escritor

Administrador de empresas formado pela PUC/SP com cursos de educação executiva em Harvard, MIT, Insead, Cambridge e London Business School. Por mais de 30 anos atuou como executivo, tendo presidido o jornal de negócios Valor Econômico e a Editora Abril.  Hoje escritor, seus livros versam sobre espiritualidade ou negócios, podendo ter uma combinação de ambos.

Andréa Galasso
Especialista em Marketing e Comunicação

Atua há mais de 25 anos na área de Marketing e Comunicação, com ampla experiência na direção de projetos para ambientes ao vivo como Espetáculos de Artes Cênicas,  Eventos Corporativos,  Ativação de Marcas e Festivais de Música para grande público, além de desenvolvimento de campanhas que atingem também o ambiente digital. Liderança no planejamento e execução de grandes projetos com múltiplos players na América Latina, Europa, EUA e África do Sul. Foi Diretora de Produção e de Negócios e posteriormente CEO do Banco de Eventos e também Diretora de Eventos e Projetos da Plusnetwork. Seu mais recente projeto é o desenvolvimento de um novo espaço de eventos na cidade de São Paulo, a Arca.”

Bárbara Bono
Head Conteúdo e Criação da Fiat Chrysler Automobiles

Creative Strategist com mais de 14 anos de experiência em Comunicação, com passagem por Planejamento e Criação em grandes agências de Publicidade e Comunicação.
Atuo diretamente no desenvolvimento de Estratégia de Conteúdo e Mídias Sociais, Posicionamento de Marca, Brand e Marketing Digital, além de exercer gestão e coordenação direta em projetos de BI voltados para Mkt Digital e Mkt de conteúdo. Atualmente atuo como gestora do CRIE, o hub de Conteúdo e Criação Digital da Fiat Chrysler Automóveis, com cerca de 20 profissionais multidisciplinares, sendo responsável pela gestão dos canais digitais das marcas Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge e Ram, na Am. Latina.

Bruna Lombardi
CEO da Rede Felicidade

Atriz, poeta, escritora, apresentadora, roteirista, produtora, palestrante e ativista ambiental. Apontada como referência no tema “Felicidade”. Produziu e apresentou durante dez anos o programa Gente de Expressão, onde viajou pelo mundo entrevistando os maiores talentos e personalidades de várias áreas. Escreveu , produziu e protagonizou 5 filmes, entre eles ONDE ESTÁ A FELICIDADE? E o último AMOR EM SAMPA. Todos premiados e com abordagens que buscam/despertam a conscientização dos temas referidos. Atualmente estreou a série A VIDA SECRETA DOS CASAIS, na HBO, como criadora, produtora, roteirista e protagonista. Bruna produz, escreve e apresenta o aplicativo Vivo Espiritualidade e criou recentemente sua própria Plataforma Digital, REDE FELICIDADE, onde compartilha experiências que inspiram e motivam as pessoas a viverem mais felizes e realizadas. Está constantemente envolvida em movimentos e causas sociais e participa ativamente de campanhas pela qualidade de vida. Por meio da sua Rede realiza em diferentes cidades do Brasil, as Jornadas de Conhecimento, um bate papo com o público, que tem a oportunidade de assistir palestras, entrevistas, música, literatura e poesia sobre temas essenciais para tornar a vida melhor, mais produtiva e feliz.

Carlos Zarlenga
Presidente da General Motors (GM) Mercosul

Assumiu o cargo de presidente da General Motors (GM) Mercosul em janeiro de 2017, uma operação que integra todas as atividades da GM no Brasil e na Argentina. Anteriormente, Zarlenga foi presidente da GM Brasil (2016), e anteriormente CFO da GM América do Sul (2013-2016). Ele também atuou como vice-presidente e diretor financeiro da GM Coreia (2012-2013), incluindo o papel de diretor no conselho de administração da GM Uzbequistão, uma joint venture da GM com o governo de Uzbequistão. Antes de se juntar à GM, Zarlenga serviu por mais de 15 anos na General Electric na Europa, Ásia e Estados Unidos. Entre outros papéis, foi CFO da General Electric Consumer & Industrial, Europa, Oriente Médio e África. Zarlenga é cidadão argentino / espanhol, graduado em economia pela Universidade de Belgrano em Buenos Aires, Argentina.

Cristiane Malfatti
Sócia-diretora do Instituto Marca e Reputação

Relações Púbicas com MBA em Marketing e Sustentabilidade e atual Mestranda em Reputação e Mídias Digitais, possui mais de 30 anos de  experiência liderando áreas  de Comunicação, Public Affairs e  Sustentabilidade em empresas como Unilever, Grupo Solvay e Suzano Papel  e Celulose.  Há quatro anos é Sócia-diretora do Instituto Marca e Reputação, consultoria especializada em gestão de reputação, que tem ajudado empresas nacionais e internacionais a entenderem melhor seus impactos e a lidarem com crises reputacionais na era digital.

Cristina Palmaka
Presidente da SAP Brasil

Presidente da SAP Brasil desde outubro de 2013 e atua no setor de TI há mais de 30 anos. É reconhecida por sua abordagem estratégica para liderar equipes e empresas na busca de resultados por meio da inovação e do foco em negócios. Antes de ingressar na SAP, Cristina atuou em cargos executivos seniores de grandes empresas de tecnologia, entre elas Microsoft, HP e Philips. Seu vasto conhecimento e experiência em estratégias de liderança e vendas têm sido fundamentais para ampliar a mensagem sobre como a tecnologia pode facilitar o crescimento dos negócios e apoiar o desenvolvimento econômico dos países.possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas (Brasil) e é graduada em Contabilidade pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Brasil). Também fez pós-graduação na Universidade do Texas (EUA) e curso para Conselheiros de Administração, do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas (Brasil) e é graduada em Contabilidade pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Brasil). Também fez pós-graduação na Universidade do Texas (EUA) e curso para Conselheiros de Administração, do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

Daniel Sincorá
Gerente de comunicação interna e agência de notícias do BNDES

Publicitário, formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou nas áreas de comunicação, publicidade e marketing do Jornal do Brasil, Petrobras Distribuidora S.A. e Liquigás Distribuidora S.A.. Ingressou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 2012, já tendo exercido a função de assessor da presidência nas áreas de imprensa e de mídias sociais do Banco. Atualmente é gerente de comunicação interna e agência de notícias do departamento de comunicação.

Denise Hills
Consultora chefe de Sustentabilidade e Negócios Inclusivos – Itaú Unibanco

Possui quase 30 anos de experiência no mercado financeiro. Responde pelos temas de Sustentabilidade e Negócios Inclusivos no Itaú Unibanco, desde 2010, onde estão programas como a plataforma Compromisso com o Clima, o Itaú Mulher Empreendedora, entre outros. Está diretamente envolvida com iniciativas da ONU relacionadas ao setor financeiro, sendo chair da Latin America Task Force e co-chair do Steering Committee, ambos da UNEP-FI (United Nations Environment Programme- Finance Initiative) entre 2014 e 2017. Em 2015, foi eleita vice-presidente do Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG) e em 2017, foi a primeira mulher a assumir a presidência. Graduada em administração pela Universidade de Ribeirão Preto, com especialização em Economia e Risco pela FIPE – USP. Possui formação em Gestão Integrada para Sustentabilidade pela fundação Dom Cabral, e Sustainability Leadership Management pela Cambridge University – UK. É membro do conselho do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), diretora da Comissão de Sustentabilidade da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos). Denise também é membro da Comissão de Estudos de Sustentabilidade para as Empresas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Diana Rodrigues
Diretora de Marketing da TOTVS

Desde 2012, está a frente do Marketing da TOTVS, maior desenvolvedora de software de gestão do Brasil e uma das marcas mais valiosas do país, com report direto para a vice-presidência de Marketing e Estratégia de Negócios. Formada em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, cursei MBA na Escola Superior de Propaganda em Marketing e me especializei em Comportamento do Consumidor e Branding pela mesma instituição. Iniciei minha carreira na área de comunicação do Grupo Silvio Santos. Na sequência, ao longo de 8 anos, pude aprender com duas grandes marcas e vivenciar sua fusão (Itaú-Unibanco). Há 6 anos à frente do Marketing da TOTVS destaco projetos como: revisão da jornada digital do cliente TOTVS, reformulação dos canais proprietários da marca, criação do espaço de experiência TOTVS, divulgação da Cultura TOTVS, implantação da estratégia de inbound marketing, mudança de logomarca TOTVS e responsável pela geração de 30% do volume de leads para o time comercial.

Fionna Rose Cassidy (Nova Zelândia)
Membro da Diretoria da Global Alliance

Com mais de 25 anos em comunicações e relações públicas, Fiona é reconhecida como uma das profissionais seniores de comunicação da Nova Zelândia. Fiona trabalhou como gerente geral, diretora de comunicações e consultora de relações públicas. Os cargos que ocupou incluem o de Gerente Geral da Porter Novelli, Diretor de Comunicações da New Zealand Defence Force, Gerente de Marketing e Comunicações Tectra e Gerente de Comunicações Estratégicas Te Puni Kōkiri – Ministério do Desenvolvimento Maori. Fiona é membra eleita do conselho da Global Alliance for Public Relations and Communications Management. É Presidente do College of Fellows do Public Relations Institute of New Zealand (PRINZ) e ex-presidente. Ela também está ativamente envolvida no Community Communications Collective, que fornece serviços voluntários para organizações sem fins lucrativos. Fiona possui mestrado em Business Studies endossado em Communication Management e um mestrado em Filosofia endossado em International Relations and Defence Studies.

 

Flávia Tâmega
Diretora Jurídica e de Compliance do grupo Arteris

Advogada formada pela PUC – Campinas, com MBA na Fundação Getúlio Vargas e especializações no Insper, IESE Business School e na ESADE Business & Law School, de Barcelona, Flávia Tâmega possui mais de 20 anos de atuação na área, sendo 12 deles na Arteris. Em 2017, assumiu a diretoria Jurídica e de Compliance do Grupo, sendo responsável pelo desenvolvimento do Programa de Integridade da Arteris, cujo objetivo é qualificar a Gestão e Governança da companhia, em alinhamento às melhores práticas do mercado.

Guilherme Cunha Costa
Presidente da Abrig

Formado em Direito (Uniceub), tem pós-graduação em Assessoria Parlamentar. É presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais. Iniciou atuação profissional na área de Relações Institucionais e Governamentais como estagiário da FIESP em 1992. Atualmente, é Diretor de RIG e Comunicação do Paper Excellence Group.

Gustavo Gachineiro
Vice-Presidente de Assuntos Jurídicos e Institucionais da CPFL Energia

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo e possui MBA em Gestão Empresarial com ênfase em auditoria, controladoria e finanças pela Fundação Getúlio Vargas. Vasta experiência em assuntos Jurídicos, Corporativos, Relações Institucionais e Sustentabilidade.Em sua trajetória profissional atuou na Telefônica Brasil como Vice-Presidente de Assuntos Corporativos e Comunicação e Secretário do Conselho Curador da Fundação Telefonica no Brasil. Trabalhou durante doze anos na GVT – Global Village Telecomunicações como Vice-Presidente Jurídico Regulatório e três anos e meio na AT&T Latin America no Brasil como Diretor Jurídico. Em janeiro/2018 assumiu a Vice-Presidência Jurídica e de Relações Institucionais da CPFL Energia, a Vice-Presidência do Conselho de Administração do Instituto CPFL. Atualmente é Diretor da divisão de Energia da Fiesp e membro do Conselho Consultivo da ABIDIB.

Gustavo Otto
Head de content da Ogilvy

Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-RS (FAMECOS), pos-graduado em Marketing pela ESPM/RS e especialista em UX pela General Assembly NYC. Possui 18 anos de experiência em marketing e comunicação, sendo 4 como anunciante e 14 em agências de publicidade. Durante sua carreira, trabalhou com diferentes disciplinas, sendo especialista em comunicação integrada, digital e estratégia de marca. Foi Professor da ESPM/RJ e atualmente é professor da Miami AdSchool, sendo conferencista e palestrante em eventos como El Dorado (Colombia), FID (Festival Internacional del Design/ Costa Rica), El Vulcan (Guatemala) entre outros e ministrado cursos ad-hoc sobre planejamento em diferentes lugares do Brasil e países como Costa Rica, Nicaragua, Panama e Guatemala. Foi Diretor da Associação Brasileira de Propaganda (ABP) e eleito Profissional de Planejamento do Ano em 2000 pela ARP, além de ter recebido prêmios Effie Awards em 2009, 2010 e 2011 e 2017, além de prêmios criativos no El Ojo Iberoamerica, One Show, Clio, El Dorado e Cannes Festival.

Gustavo Youssef
Sócio-Fundador da Exxmartt Corporate Experiences

Formado em Direito pela FMU, é especialista em Relações Internacionais pela Harvard University e tem MBA pela BSP/Rotman Business School/Canadá. Desde 2007, criou e geriu projetos de visitas e museus corporativos para grandes empresas como Natura, Embraer, VW, Toyota, Ambev dentre outras e organizou viagens internacionais de benchmarking pela Europa, Ásia e Estados Unidos, tendo visitado mais de 90 empresas. 

Henrique Luz
Vice Presidente do Conselho de Administração do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa

Membro do Conselho de Administração do IBGC e Membro independente de conselhos de administração de empresas abertas e de controle familiar. Coordenador de comitês de Auditoria e membro de comitês de Gente e Governança. Conselheiro e ex Presidente do Conselho do IBEF. Ex Presidente da diretoria executiva e do conselho da Junior Achievement São Paulo. Vice Presidente do Conselho da Fundação Dorina Nowill para Cegos. Membro dos Conselhos do MAM São Paulo e MAM Rio, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Colunista permanente das revistas Capital Aberto e Plurale. Palestrante sobre temas relacionados com governança corporativa e padrões comportamentais em conselhos de administração.

Jane W. Gitau (Quênia)
Presidente da Sociedade de Relações Públicas do Quênia (PRSK) e Secretária-Geral da Associação Africana de Relações Públicas (APRA)

Consultora de comunicação com mais de 25 anos de experiência no mundo das comunicações e relações públicas. Trabalhou no setor de Direitos Humanos e Desenvolvimento e como palestrante em instituições de ensino superior como a Universidade de St Pauls, o Instituto Internacional de Pesquisa Pecuária, a Iniciativa de Apoio Sub-regional da África Oriental para o Avanço das Mulheres e a Universidade Cristã de Uganda. Anglicana do Quênia, Jane é formadora de opinião e tem fortes habilidades de redação e edição. Atualmente é Presidente da Sociedade de Relações Públicas do Quênia (PRSK), Secretária-Geral da Associação Africana de Relações Públicas (APRA) e Presidente da Associação de Ex-Alunos do Quênia Chevening, um think tank de quenianos que estudaram no Reino Unido sob o prestigioso Prêmio Chevening do governo britânico.

José Manuel Velasco (Espanha)
Presidente da Global Alliance for Public Relations and Communication Management

Formado em Jornalismo pela Complutense University de Madri e completou o Programa Estratégico Avançado no Institute for Management Development (IMD) em Lausanne (Suíça). O Sr. Velasco atualmente trabalha como Consultor de Relações Públicas, CEO da Santos Creativos (uma empresa que fornece marketing de conteúdo para rádio) e é conselheiro sênior da Thinking Heads. Ele obteve recentemente a certificação como coach executivo. Até janeiro de 2015, ele atuou como diretor de comunicação de várias empresas, sendo a mais recente a FCC, onde foi membro do comitê executivo. Sua experiência de trabalho inclui 26 anos de cargos de liderança em comunicação e estratégias de responsabilidade social corporativa. De junho de 2008 a novembro de 2014, ele foi presidente da Dircom, o principal órgão profissional do setor de comunicações na Espanha. Ele também é membro do conselho da GA desde junho de 2013.

Justin Green (Irlanda)
Presidente da Wideawake Commucations

É um dos consultores de comunicação mais experientes e premiados com mais de 25 anos de experiência em toda a indústria de entretenimento, marketing e relações públicas. Justin é Embaixador Global da African Public Relations Association and Public Relations Society do Quênia e foi premiado como Membro Honorário por ambas as organizações. É ex-presidente do Public Relations Institute da Irlanda (PRII) e atual vice-presidente. Em 2016, a Irish PR industry (PRII) concedeu a Justin uma “Life Fellowship”, a mais alta honra dentro da indústria, em reconhecimento pela sua contribuição significativa para a profissão. Justin é diretor do Conselho da Global Alliance for Public Relations and Communication Management, a confederação que representa mais de 160.000 profissionais e acadêmicos em todo o mundo. Em fevereiro, Justin foi indicado para a Public Relations World Ethics and Standards Task Force estabelecida em Madri, Espanha, em 2018.

Leandro Conti
Diretor executivo de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade do UnitedHealth Group Brasil

Desde janeiro de 2018. Anteriormente, atuou como executivo global de comunicação da empresa agrícola Syngenta, baseado na Suíça, e como diretor de assuntos corporativos da própria Syngenta no Brasil, onde era responsável pelas áreas de marketing corporativo, comunicação corporativa, relações governamentais, sustentabilidade e relações institucionais. Em mais de vinte anos de experiência corporativa, Leandro também tem experiências de liderança na área de comunicação e marketing em empresas de setores fortemente regulamentados, como Bayer, Henkel, Philip Morris, Nextel e Telefônica.

Leandro Modé
Head de Comunicação Corporativa e Relações Governamentais do Itaú Unibanco

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, tem MBA em Finanças pela FIA/FEA (USP), e curso livre de especialização em Jornalismo Econômico pela Universidad de Navarra (Pamplona, Espanha). Atuou na grande imprensa por cerca de 20 anos, com passagens por veículos como O Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde, Rádio Estadão ESPN, agência Bloomberg, portal UOL e revista Forbes. Foi vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo de 2011 pela cobertura do caso Banco Panamericano. Em 2013, passou a atuar em Comunicação Corporativa como diretor-executivo da FSB Comunicação, a maior agência de Relações Públicas do Brasil.”.

Luiz Sergio Vieira
CEO da EY Brasil

CEO da EY Brasil, também é membro do Comitê Executivo da EY para a América do Sul. O executivo possui aproximadamente 26 anos de experiência na EY, com larga experiência em consultoria tributária internacional.  Luiz é palestrante frequente em conferências e seminários internacionais da EY em diversos países. Luiz também foi co-autor de algumas publicações, artigos técnicos e livros relacionado a direito tributário.

Manoel Leonardo Santos
Professor do Dep. de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

É diretor do Centro de Estudos Latino Americanos (CELA) e do Centro de Estudos Legislativos (CEL) da UFMG. Editor da Revista Teoria & Sociedade (UFMG). Mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco/Universidad de Salamanca (ES). Foi pesquisador visitante do IPEA (2011/2013 e 2016/2017) e Visiting Researcher na University of Pittsburgh – USA (2017-2018).

Maria Elisa Curcio
Gerente sênior de assuntos corporativos da International Paper na América Latina

Graduada em Direto pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Ciências Sociais pela USP. Doutoranda em Direito Político Econômico pela Mackenzie, possui mestrado na mesma área
acadêmica. É especialista em gestão de indústria pela UFRJ, dentre outros cursos.
Tem sólida experiência na área Relações Governamentais, Comunicação Corporativa,Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa. Atualmente, Maria Elisa ocupa a liderança da área de Assuntos Corporativos da International
Paper na América Latina e atua como membro da diretoria do Instituto International Paper. Ao longo de sua carreira, Maria Elisa atuou em empresas multinacionais, associações
setoriais e consultorias.

Marisol "Candy" Hernandez
Diretora de Desenvolvimento de Negócios da London School of Public Relations (LSPR) e-Learning

Mestre em Comunicação Corporativa com uma carreira de sucesso nas áreas de Comunicações de Massa, Produção Cinematográfica, Jornalismo Cinematográfico, Gestão e Marketing. Com mais de 15 anos de experiência no campo da TV, Produção de Filmes e Vídeo, Candy trabalhou nas Filipinas com a principal produtora, a Probe Productions, Inc. e na rede de televisão GMA7. Produziu vários programas e comerciais de TV, vídeos musicais, anúncios políticos, entre outros. Trabalhou com a National Geographics em documentários produzidos em Manila (Filipinas). Mudou-se para Jacarta (Indonésia) em 2006 onde assumiu o cargo de Chefe do Media Center, Publicação e Design na London School of Public Relations (LSPR). Tem 9 anos de experiência no ensino universitário sobre TV, Cinema, Produção e Pós Produção de Vídeo, Produção de Mídia Impressa e Convergência de Mídia para o Departamento de Comunicação de Massa. Em 2012 obteve o cargo de Reitora Assistente do Departamento de Comunicação de Massa da London School of Public Relations (LSPR) e no início de 2016, foi promovida a Diretora de Desenvolvimento de Negócios do LSPR e-Learning.

 

 

Mauricio Martinez
Gerente da Oxigênio Aceleradora

Na Porto Seguro desde 2013, o executivo cumpriu a missão de criar a Oxigênio Aceleradora dentro da corporação há 3 anos. Hoje é o agente catalisador da inovação na empresa, provocando as áreas de negócio a  inovar os produtos e serviços da Porto Seguro por meio da pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Com 30 anos de experiência em TI, Mauricio atuou na Natura, onde gerenciou equipes especializadas em arquitetura e desenvolvimento de sistemas, e ainda na GM do Brasil, Banco Chase e EDS Group. Formado em Tecnologia da Informação pelo Mackenzie e com pós-graduação na FIAP em Tecnologia da Informação Aplicada a Internet.

Patrick Mendes
CEO AccorHotels da América do Sul

Nomeado CEO AccorHotels da América do Sul em 2015, Patrick é responsável por 335 hotéis em operação e 200 no pipeline, de econômicos a marcas de luxo, representando um volume de negócios de US $ 2 bilhões e mais de 15.000 colaboradores. É graduado pelo INSEAD Paris, possui um Mestrado em Gestão (IUP Chambery) e MBA em Gestão e Marketing (IAE Aix-en-Provence).

Paulo Henrique Soares
Diretor de Comunicação do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração

Profissional com ampla experiência na área de Comunicação Empresarial já tendo atuado em todas as atividades da área – comunicação interna, externa, assessoria de imprensa, relações institucionais, eventos e relacionamento com clientes – Soares trabalhou durante 21 anos na área de Comunicação da Vale, chegando à posição de Diretor de Comunicação e Relações Externas entre março de 2014 e novembro de 2016. É membro do LiderCom da Aberje, do IABC (Associação Internacional de Comunicadores Empresariais) e do Instituto de Reputação Brasil, além de possuir o título de ABC (Accredited in Business Communication) conferido pelo IABC.  Foi eleito profissional do ano pela Aberje nos anos de 2013 e 2015.  Está na lista do “100 Comunicadores Mais Influentes do Mundo” segundo o The Holmes Report nos anos de 2015, 2016 e 2017. Atua também como professor de Comunicação, palestrante e já escreveu vários artigos sobre a área. Seu livro mais recente é “Sem megafone, com smartphone: práticas, desafios e dilemas da comunicação com os empregados”, pela Aberje Editorial (2017), escrito em conjunto com Rozana Del Gáudio.

Paulo Nassar
Professor titular da ECA-USP e Diretor Presidente da Aberje

Doutor e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (SP) e Pós Doutor pela Libera Università di Lingue e Comunicazione (IULM) de Milão, Itália. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN ECA-USP) e Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Diretor Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

Ricardo Sanfelice
Vice-Presidente Digital e Inovação na Telefonica Vivo

Ricardo Sanfelice lidera as equipes de Experiência e Transformação Digital, Canais Digitais, Business Intelligence, Big Data, Serviços Digitais e Inovação. Atua também como responsável no Brasil pelo TERRA Networks e pelos programas globais do grupo Telefonica com foco em inovação aberta e empreendedorismo (Telefonica Open Future e Wayra). Engenheiro Eletrônico, formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especializações nas universidades de Stanford e Chicago. Em mais de 20 anos de experiência nas áreas de tecnologia e telecomunicações, ocupou diversas funções de liderança nas áreas de Marketing, Vendas, Digital, Qualidade e Inovação, em empresas como Siemens, Embratel, Ericsson e GVT, além da própria Telefonica Vivo.

Rogério Louro
Diretor de Comunicação Corporativa e PR da Nissan do Brasil

Jornalista Rogério Louro tem mais de 20 anos de experiência em Comunicação e Jornalismo. Ele entrou na Nissan em outubro de 2013 e se tornou head da Comunicação Corporativa em fevereiro de 2016, um ano depois passou a integrar o board da empresa e a ocupar a função atual. Neste período, o executivo desempenhou papel importante em momentos marcantes da Nissan no Brasil, como o comando das ações de comunicação da marca nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e no revezamento das tochas Olímpica e Paralímpica, no lançamento mundial do Nissan Kicks e de outros modelos da marca, a inauguração do Complexo Industrial de Resende, entre outros projetos. Sua função engloba o comando das comunicações Corporativa, que inclui produto, e Interna, além da área de eventos corporativos, da Nissan no Brasil. Formado em Comunicação Social/Jornalismo e pós-graduado em Marketing, Rogério Louro já desempenhou diferentes funções na área de Comunicação Corporativa de montadoras e atuou como jornalista em veículos de comunicação como os jornais O Globo e Tribuna da Imprensa, a agência de notícias Auto Press, a TV Educativa do Rio de Janeiro (atual TV Brasil) e os sites Automotive World e Just-auto.com. Também como jornalista, foi o primeiro brasileiro a integrar o júri internacional do prêmio World Car of the Year, em 2006, e a ser premiado no International Automotive Media Awards (IAMA), nos Estados Unidos, com uma medalha de prata e uma de bronze por reportagens ligadas ao setor automotivo publicadas no jornal O Globo, onde conquistou outros reconhecimentos.

Sandra Boccia
Diretora das marcas ÉPOCA Negócios e Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Jornalista pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), com MBA Executivo pela FIA/USP, e especialização em jornalismo internacional pela Fundação Jornalistas na Europa, de Paris, e em empreendedorismo pela Escola de Negócios da Universidade de Stanford. Diretora das marcas ÉPOCA Negócios e Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN). Durante sua gestão, jornalistas de sua equipe receberam mais de 20 prêmios de jornalismo, entre eles o Citi Journalistic Excellence Award 2017. Ao longo de sua carreira, Sandra escreveu reportagens sobre mais de 40 países em veículos como O GLOBO e VALOR ECONÔMICO, e também venceu vários prêmios, como os da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e da Comissão Européia (CET). Hoje, participa de várias iniciativas em prol do emprendedorismo, no Brasil e no exterior. Palestrante do TEDx São Paulo e colunista da rádio CBN, com o quadro “Bolsa de Valores”, sobre liderança feminina no mundo dos negócios.

Programação

Programação

03 de Abril - 8h30
Credenciamento
9h - 9h20
Abertura
Hamilton dos Santos Diretor Geral da Aberje
Paulo Nassar Professor titular da ECA-USP e Diretor Presidente da Aberje
9h20 - 9h50
Conferência de abertura 1
A era dos ESG: as novas expectativas dos investidores
Denise Hills Consultora chefe de Sustentabilidade e Negócios Inclusivos – Itaú Unibanco
9h50 - 10h20
Conferência de abertura 2
Comunicação Pública: as novas perspectivas globais nas relações entre governos, empresas e sociedade
Adolfo Mesquita Nunes Vice-presidente do CDS e ex-secretário de Estado do Turismo de Portugal
10h20 - 10h50
Conferência de abertura 3
Comunicação para Governança corporativa
Henrique Luz Vice Presidente do Conselho de Administração do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa
10h50 - 12h00
Mesa redonda
Moderador: Leandro Modé Head de Comunicação Corporativa e Relações Governamentais do Itaú Unibanco
12h - 13h
Almoço
13h - 15h30
Para onde caminham as Relações Governamentais?
Manoel Leonardo Santos Professor do Dep. de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Gustavo Gachineiro Vice-Presidente de Assuntos Jurídicos e Institucionais da CPFL Energia
Moderador: Guilherme Cunha Costa Presidente da Abrig
15h30 – 16h
Pitch Aberje
O que sua empresa está fazendo para co-criar com públicos estratégicos?
16h - 16h30
Coffee Break
16h30 - 17h50
Transformação digital: construindo o engajamento de equipes internas e externas em espaços colaborativos
iDexo Totvs
Diana Rodrigues Diretora de Marketing da TOTVS
Mining Hub
Paulo Henrique Soares Diretor de Comunicação do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração
Oxigênio
Mauricio Martinez Gerente da Oxigênio Aceleradora
BNDES Garagem
Daniel Sincorá Gerente de comunicação interna e agência de notícias do BNDES
17h50 - 18h20
Mesa redonda
19h - 20h30
Os negócios e a nova atmosfera no Brasil: a perspectiva dos CEOs
Bruna Lombardi CEO da Rede Felicidade
Carlos Zarlenga Presidente da General Motors (GM) Mercosul
Cristina Palmaka Presidente da SAP Brasil
Luiz Sergio Vieira CEO da EY Brasil
Patrick Mendes CEO AccorHotels da América do Sul
Moderadora: Sandra Boccia Diretora das marcas ÉPOCA Negócios e Pequenas Empresas & Grandes Negócios
20h45
Encerramento do 1º dia
04 de Abril - Segundo dia de evento
08h30
Credenciamento
9h - 11h50
Sessão da Global Alliance
Como gerar valor por meio da Comunicação
Jose Manuel Velasco (Espanha) Presidente da Global Alliance for Public Relations and Communication Management
Tendências Globais
Fionna Rose Cassidy (Nova Zelândia) Membro da Diretoria da Global Alliance
Marisol "Candy" Hernandez (Indonésia) Diretora de Desenvolvimento de Negócios da London School of Public Relations (LSPR) e-Learning
Jane W. Gitau (Quênia) Presidente da Sociedade de Relações Públicas do Quênia (PRSK) e Secretária-Geral da Associação Africana de Relações Públicas (APRA)
Justin Green (Irlanda) Presidente da Wideawake Commucations
Alastair McCapra (Reino Unido) Diretor executivo do Instituto Chartered de Relações Públicas
Moderador: Hamilton dos Santos Diretor geral da Aberje
11h50 - 12h15
Palestra: Networking versus Notworking
Alexandre Caldini Neto Escritor
Moderadora: Cristiane Malfatti Sócia-diretora do Instituto Marca e Reputação
12h - 13h
Almoço
13h - 14h30
Painel: Inovação e tecnologia como estratégia de relacionamento: o impacto na cultura, no marketing, e nos assuntos corporativos
Inovação na comunicação da integridade e compliance: as conexões entre jurídico e comunicação na Arteris
Flávia Tâmega Diretora Jurídica e de Compliance do grupo Arteris
Transformação digital é mais do que tecnologia
Leandro Conti Diretor executivo de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade do UnitedHealth Group Brasil
Como transformar mentes para a cultura digital
Ricardo Sanfelice Vice-Presidente Digital e de Inovação da Telefônica Vivo
14h30 - 15h40
A inovação como componente estratégico na organização de eventos corporativos
Arca: espaço de eventos como ferramenta de transformação urbana
Andréa Galasso Especialista em Marketing e Comunicação
Expedição Nissan: À Procura do início do Brasil
Rogério Louro Diretor de Comunicação Corporativa e PR da Nissan do Brasil
Moderador: Gustavo Youssef Sócio-Fundador da Exxmartt Corporate Experiences
15h40 - 16h10
Coffee Break
16h10 - 17h40
Painel: A colaboração e a co-criação entre fornecedores trazendo valor para a marca
Content Studio By Ogilvy
Gustavo Otto Head de content da Ogilvy
C.R.I.E by Fiat
Bárbara Bono Head conteúdo e criação da Fiat Chrysler
Moderadora: Maria Elisa Curcio Gerente sênior de assuntos corporativos da International Paper na América Latina
18h
Encerramento do evento
erica@aberje.com.br,mirella@aberje.com.br

3/04/2019 - 4/04/2019

08:30 às 18:00

Rua Coropé, 88 São Paulo / SP

  • Valores: Associados - R$ 300,00. Não associados - R$ 600,00
  • Associados
  • R$ 300,00
  • Não associados
  • R$ 600,00