Carregando Eventos

Eventos:
28/03
76º Encontro Rio de Janeiro
+ mais informações +

Sobre

76º Encontro Rio de Janeiro

header

Inscrições Encerradas!

Programação Gratuita

O Capítulo Aberje Rio de Janeiro recebe convidados especiais para a 76ª edição do Encontro Aberje Rio de Janeiro. 

Neste dia será lançado o tema do ano da Aberje: A força da Comunicação no Desenvolvimento com Integridade

Se é verdade que a Comunicação não pode se eximir de responsabilidade na crise ética no ambiente dos negócios, é igualmente verdade que ela tem a força necessária para impulsionar um novo espírito e novas práticas dentro desse ambiente. O novo espírito deve ter no horizonte a transparência como premissa. As novas práticas, por sua vez, precisam se nortear pela integridade.

A Comunicação tem sido empregada, na maioria das vezes, para legitimar decisões e ações tomadas pelas organizações. Ela deve, no entanto, ser parte integrante das áreas tomadoras de decisões e exercer um protagonismo na implementação das ações. Assim, a Comunicação permeia todo o processo organizacional, operando em favor de sua competência, legalidade e legitimidade para garantir sua integridade.

A competência assegura a melhor técnica no fazer e no comunicar. A legalidade submete o processo às regras inflexíveis do compliance. Por fim, a legitimidade é nada menos do que a conquista da Licença Social para Operar, sem a qual não se pode falar em desenvolvimento ou mesmo crescimento no atual estágio da sociedade global.

As vagas são limitadas e dependem de inscrição prévia e confirmação.

*Programação sujeita a alteração.

Local: Auditório BNDES 

 Av. República do Chile, 330 – Ed. Ventura Corporate Towers – Auditório 8º andar

Data: 28/03/2017

rodapé-portal

  • Associados

  • Não associados
Inscreva-se

Palestrantes

Antonio Megale
Presidente da ANFAVEA e Diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil

Antonio Megale, é presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, e do Sindicato Nacional da Indústria de Tratores, Caminhões, Automóveis e Veículos Similares, Sinfavea, para a gestão 2016-2019. Graduado em engenharia mecânica automotiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV), Antonio Megale também é diretor de assuntos governamentais da Volkswagen do Brasil desde 2008. Iniciou sua carreira na Ford em 1981, com posterior passagem pela Autolatina. Atuou como gerente de planejamento de produto e gerente de marketing na Chrysler entre 1997 e 2000 e como diretor de marketing e de relações institucionais na Renault até 2008, quando iniciou suas atividades na Volkswagen. Antonio Megale foi presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, AEA, por duas gestões, de 2011 a 2014, e é vice-presidente da Anfavea desde 2006.

Francisco Bulhões
Diretor de Comunicação e Sustentabilidade do Grupo CCR e Presidente do Instituto CCR e Membro do Conselho Deliberativo da Aberje

Francisco Bulhões é Diretor de Comunicação e Sustentabilidade do Grupo CCR S/A e Presidente do Instituto CCR desde a sua fundação em 2014. Graduado em arquitetura e urbanismo, possui MBAs de marketing de serviços, pela FIA/USP, e de Geração de Valor para Acionistas e Executivos, da FGV/USP. Também cursou Gestão de Negócios, pela FGV/SP – GVPEC. Integrante do Grupo CCR desde 1999, atuou como Gerente de desenvolvimento de Negócios e como Assessor de Comunicação e Sustentabilidade e foi um dos responsáveis pela estratégia de comunicação que resultaram no IPO da Companhia em 2002. Atuou em diversas empresas do segmento de construção e engenharia nas áreas de orçamento, planejamento e desenvolvimento de negócios. Em 1995, ingressou no Grupo Camargo Corrêa onde coordenou estudos de viabilidade e propostas que culminaram nas conquistas das concessionárias de rodovias ViaLagos, AutoBAn e RodoNorte. Também esteve presente no projeto de aquisição da STP, empresa controladora do meio eletrônico de pagamento Sem Parar.

João Gabriel de Lima
Diretor de Redação de ÉPOCA

Jornalista e escritor. Como jornalista, foi repórter da Folha de São Paulo, editor de cultura de Veja, editor-executivo de Época, Diretor de redação de Bravo!. Como escritor, é autor dos romances O Burlador de Sevilha (Companhia das Letras, 2000) e Carnaval (Objetiva, 2006). Atualmente é Diretor de Redação da “Época”

Marcelo Porteiro
Superintendente de Operações Indiretas do BNDES

Administrador de Empresas, com MBA em finanças corporativas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Mestrado internacional em gestão (conclusão em 2017). Exerceu posições executivas na administração pública e, no BNDES, atuou na Área de Operações Indiretas no financiamento a pequenas empresas; na Área de Crédito foi Chefe do DEPOG, responsável pela implementação de mecanismos de garantia para ampliar o acesso ao crédito para pequenas empresas (Fundo Garantidor de Investimentos – FGI). A partir de 2011, passou a exercer a posição de Superintendente da Área Agropecuária e de Inclusão Social – AGRIS, área responsável pelo financiamento de projetos de investimento ao agronegócio, inclusive agroindústria, pela Gestão dos Programas Agropecuários do Governo Federal e do crédito rural no âmbito do BNDES e pelo apoio a projetos de inclusão social, com geração de trabalho e renda, especialmente no meio rural. Desde 2016 atua como Superintendente da Área de Operações Indiretas – AOI, responsável pelos produtos Finame, Cartão BNDES e pelos programas agropecuários do Governo Federal.

Marco Antonio de Araujo Lima
Secretário-Executivo da ABDE.

É mestre pela CPDA/UFRRJ, com a dissertação O Desenvolvimento Inacabado do Brasil – o BNDE e a Convenção do Desenvolvimento de 1952 a 1978 , publicada pelo BNDES em 2009. Aposentou-se como engenheiro do BNDES em 2008, tendo trabalhado na instituição desde 1974. Foi presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro ─ Codin, e do Inmetro. Exerceu cargo de diretoria na Secretaria Especial de Informática ─ SEI, INPIe BNDES-Exim. Foi Superintendente das Áreas Industrial e infraestrutura do BNDES. Na Área de Planejamento do Banco, chefiou os Departamento de Prioridade e Estudo. Atualmente exerce o cargo de Superintendente-Executivo da Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento – ABDE.

Paulo Marinho
Superintendente de Comunicação do Itaú Unibanco

Graduado em Comunicação Social/Jornalismo, Marinho possui pós-graduação em Administração de Marketing e especialização pelo Corporate Communication International Program Syracuse University/Aberje.  Foi assessor de Comunicação Social por dez anos da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e repórter do jornal Estado de Minas por sete anos, cobrindo as áreas de Finanças, Telecomunicações e Infraestrutura, além de ter atuado em outros veículos das mídias impressa, radiofônica e televisiva. No Itaú Unibanco desde 2000, atuou como Gerente de Comunicação Corporativa até 2010, quando assumiu a Superintendência da área.

Paulo Nassar
Professor Livre-Docente da ECA-USP e Diretor Presidente da Aberje

Professor Livre-Docente da Escola de Comunicações e Artes da USP. Fundador e coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN-USP). É, também, membro da Arthur W. Page Society, da Internacional Association of Business Communicators, da Public Relations Society of America e do Conselho da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas.

Foi homenageado em 2012 a distinção Atlas Award Lifetime Achievement International Public Relations, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA), prêmio que reconhece indivíduos que tenham feito contribuições extraordinárias para a prática e profissão de Relações Públicas em uma escala global.

Vera Brandimarte
Diretora de Redação na Valor Econômico

Graduada em Jornalismo pela Faap, cursando simultaneamente Ciências Sociais na USP, em São Paulo. Mas foi em Brasília que iniciou a carreira, em 1983, como trainée na sucursal da Gazeta Mercantil, jornal no qual trabalhou por 15 anos. Ali foi editora-assistente de Nacional e Administração e Serviços, editora de Agro e Matérias-Primas, coordenadora das editorias de Energia e Transportes, até passar à Secretaria de Redação. Participou em seguida do projeto de cadernalização do jornal, assumindo na sequência o caderno de Finanças. Por último, integrou o núcleo de Reportagens Especiais. Em 1997 foi para o Jornal do Brasil, primeiro como repórter especial em Brasília e, depois, como editora de Economia no Rio de Janeiro, finalizando sua passagem pelo jornal como chefe da sucursal São Paulo. Em 1999 trocou o JB pelo Estadão, logo na sequência foi convidada para integrar-se à equipe que fundaria o Valor Econômico. Fundadora e diretora de Redação do maior jornal de economia do país, o Valor Econômico, Vera goza de grande apreço entre seus colegas e por eles foi eleita uma das Mais Admiradas Jornalistas Brasileiras, em 2014. No ano seguinte ganhou o prêmio Personalidade da Comunicação, e em 2012 havia vencido o Troféu Mulher Imprensa.

Programação

09H30
Credenciamento
Welcome Coffee
10H00
Boas vindas
Francisco Bulhões Diretor de Comunicação e Sustentabilidade do Grupo CCR e Presidente do Instituto CCR e Membro do Conselho Deliberativo da Aberje
10H10
Abertura
Marco Antonio de Araujo Lima Secretário-Executivo da ABDE
10H20
Mediador do evento
João Gabriel de Lima Diretor de Redação de ÉPOCA
10H30
Conferências e Debate
Antonio Megale Presidente da ANFAVEA e Diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil
Paulo Nassar Professor Livre-Docente da ECA-USP e Diretor Presidente da Aberje
Marcelo Porteiro Superintendente de Operações Indiretas do BNDES
Vera Brandimarte Diretora de Redação na Valor Econômico
13H00
Encerramento
Paulo Marinho Superintendente de Comunicação do Itaú Unibanco
*programação sujeita a alteração
erica@aberje.com.br

  • Data: 28 / 03
  • Carga horária : 10h - 13h
  • Data

    28 / 03

    Carga Horária

    10h - 13h

Local

  • Local:
    Av. República do Chile, 330 - 20031-170 - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Auditório BNDES - Av. República do Chile, 330
20031-170
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro + Google Map
  • Valores: Associados - . Não associados -