Carregando Eventos

Sobre

3º Seminário Aberje de Storytelling

header

Numa época em que a atenção do público está cada vez mais difícil de ser conquistada, algumas práticas de mercado, apoiadas em estudos acadêmicos, têm utilizado depoimentos de vida como fonte de inspiração para argumentos mais consistentes. A proposta desse 3° Seminário Aberje de Storytelling é fornecer a teorização e o passo a passo de ações baseadas no “contar histórias”, visando uma comunicação inclusiva, participativa e envolvente. Para mostrar “porque fazer” e “como fazer” o storytelling, o evento contará com palestras que abordam conceitos, contextos e razões para essas ações de comunicação, além de trazer cases de empresas que utilizam o storytelling de maneira eficiente.

Data: 25 de julho (terça-feira)

Local: Aberje – R. Amália de Noronha, 151 – 6º andar

Storytelling_apoioeRealização

  • Associados
  • R$ 500,00

  • Não associados
  • R$ 750,00
Inscreva-se

Palestrantes

Aline Rossi Castro
Diretora de Comunicação Social no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região SP

Jornalista, mestre em comunicação social pela Universidade Metodista de São Paulo e especialista em Gestão Pública no Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas. Desde 2009, exerce o cargo de diretora de comunicação social no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo).

Beth Totini
Diretora de Produção da Memória & Identidade Empresarial

Historiadora graduada pela Universidade de São Paulo, especializada em Arquivística e Documentação pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) – USP em parceria com a Escola de Comunicação e Artes – USP. É fundadora, sócia e Diretora de Produção da Memória & Identidade Empresarial, uma das pioneiras e mais experientes consultorias do Brasil especializadas em memória empresarial e gestão de documentos e informações. Criada em 1988, a M&I já desenvolveu mais de uma centena de projetos, tendo implantado quase 30 Centros de Documentação e Memória, Portais e Bancos de Conteúdos, alguns deles referência no setor.

Ciça Vallerio
Sócia da Stella Comunicação

Possui MBA em Marketing pela FGV, pós-graduação em Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e extensão em Comunicação Corporativa pela FGV. É formada em Jornalismo e tem mais de 20 anos de carreira, com três passagens pelo Estadão, além de ter colaborado para publicações das editoras Abril e Globo e produzido conteúdo para empresas como Pfizer, Janssen, Hospital Sírio-Libanês e Capodarte.

Edvaldo Pereira Lima
Escritor, educador, jornalista e proprietário da empresa EPL

Atua em distintas frentes profissionais. Dirige o curso pioneiro de pós-graduação em Jornalismo Literário no país, administrado por sua empresa EPL em parceria acadêmica com a Faculdade Vicentina de Curitiba. Criou o método Escrita Total de redação espontânea. É professor aposentado da Universidade de São Paulo, onde fez doutorado. Seu pós-doutorado foi realizado na Universidade de Toronto. É de sua autoria a obra mais completa sobre jornalismo literário no Brasil (na sua quarta edição atualizada e ampliada): Páginas Ampliadas: O Livro-Reportagem Como Extensão do Jornalismo e da Literatura (editora Manole), além de Jornalismo Literário Para Iniciantes (Edusp, 2014) e a biografia-perfil em estilo de jornalismo literário Maestro de Voo – Pedro Janot e Azul – Uma Vida em Desafios (Manole, 2014), entre outros títulos. É também coach de escritores de não-ficção, consultor e escritor de narrativas biográficas.

Fábio Mattos
Consultor de Negócios da SOAP

Jornalista com 22 de atuação em Comunicação Corporativa. Trabalhou como Assessor de Comunicação de dezenas de empresas privadas, secretarias de governo, políticos e personalidades. Há 8 anos ingressou na SOAP (State of The Art Presentations), consultoria especializada em soluções para apresentações corporativas, onde já liderou as áreas de atendimento, marketing, comercial e projetos especiais. Atualmente é gestor da área de Conteúdo, liderando o time de roteiristas. Especializado em Storytelling, atua como consultor de empresas e executivos no desenvolvimento de apresentações estratégicas. O seu desafio é a criação de narrativas e histórias que auxiliem seus clientes a venderem uma ideia, engajar audiências e influenciar decisões por meio de suas apresentações. Além disso, atua como palestrante e instrutor dos Workshops SOAP, com mais de 100 treinamentos ministrados para executivos das maiores empresas do país.

Gabriela Vicari
Gerente de Produto e Criação na IT Mídia

Gerente de Produto e Criação totalmente focada no setor de TI, nos últimos 10 anos a executiva tem se dedicado a pensar de forma disruptiva para trazer inovações no jeito de se fazer eventos corporativos. Atualmente atua na IT Mídia, empresa quer organiza o  IT Forum, o mais importante evento de TI da América Latina. Desenvolvido em parceria com a Storytellers, o evento foi totalmente realizado usando técnicas de Storytelling com Gamification, onde convidados e patrocinadores atuaram como personagens de um jogo, dentro de uma fascinante história sobre o Tempo.

Guilherme Pena
Gerente de Comunicação e Relações Institucionais da Copersucar

Possui 30 anos de experiência em comunicação corporativa para empresas como Fiat e Acesita (atualmente Aperam, grupo Arcelor Mittal). Como jornalista, ocupou diversos cargos nas redações de Gazeta Mercantil, Diário da Tarde e Estado de Minas. Graduou-se em Comunicação Social pela UFMG, formado em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral (FDC) e Comunicação Corporativa pela Aberje e pela Universidade de Syracuse.

Juliana Ribeiro
Gerente de Comunicação Interna na Ajinomoto

Formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes, 1998. Pós-Graduada (Latu Sensu) em Comunicação Jornalística com ênfase em Jornalismo Institucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Responsável pela comunicação interna da Ajinomoto, coordenando revista bimestral, intranet, TV Corporativa, comunicados, além de campanhas corporativas, ações de endomarketing, workshops entre outras atividades. Responsável pela  implantação de 2 projetos: Intranet e TV Corporativa.

 

Karen Worcman
Diretora do Museu da Pessoa

Historiadora, formada pela Universidade Federal Fluminense, com pós graduação em Linguística na Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorando e integrante do Programa Intersiscipinar de pó-s graduação Diversitas – Humanidades, Direitos e outras legitimidades. Fundadora e diretora do Instituto Museu da Pessoa desde 1991. Tornou-se  fellow da Ashoka em 1999  e membro do Global Fellowship Team da Ashoka em 2004, com foco em estratégias de ampliação do impacto social da organização por meio do fortalecimento da rede de fellows. Foi líder Avina de 2007 a 2009 e membro de inúmeros conselhos.. Atualmente é do Conselho do Center For Digital Storytelling e membro do Comitê Científico Internacional da revista THEMA, do Museu da Civilização do Quebec/ Canadá. Escreveu e editou inúmeros livros sobre o assunto sendo o mais recente Social Memory Tecnhology: Theory, Practice and Action escrito em parceria com Joanne Garde Hansen da Universidade de Warrick, publicado pela Routledge em 2016.

Maria Tereza Gomes
Proprietária e Diretora da Jabuticaba Conteúdo

Jornalista, empreendedora, professora em cursos de MBAs e autora de dois livros. Em maio de 2016, lançou O Chamado – Você é o herói do próprio destino (Ed. Atlas), resultado de uma longa pesquisa sobre a carreira de presidentes de empresa. Maria Tereza trabalhou por 18 anos, ondefoi diretora de redação da revista VOCÊ S/A e diretora de produção e programação do canal por assinatura IdealTV. No mesmo canal, apresentou o programa “Trajetória Ideal”. É proprietária e diretora da Jabuticaba Conteúdo, produtora de conteúdo audiovisual de negócios.

Tânia Magalhães
Head de Comunicação do PayPal para América Latina

Juntou-se ao PayPal em janeiro de 2014 como Head de Comunicação para América Latina. Possui mais de 20 anos de experiência em comunicação integrada, gestão de crises, mídias sociais, projetos públicos e de responsabilidade social, fusões e aquisições e relações com a imprensa. Anteriormente, trabalhou por 10 anos como diretora sênior de Comunicação Corporativa na Oracle para a América Latina, gerenciando temas de comunicação externa, envolvendo diferentes públicos, e comunicação interna, além de ter criado os programas de cidadania corporativa e mídia social da empresa. Tânia também ocupou cargos de diretoria na AT&T América Latina e Hill & Knowlton. Foi nomeada pelo Prêmio Comunique-se, por três anos consecutivos (2007/2008/2009), como uma das dez maiores personalidades de comunicação no Brasil e foi Conselheira do MBA Executivo de Comunicação Institucional da Fecap / Educartis e Comunique-se. É formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Publicidade pela PUC-RJ.

Programação

09H00
Boas-Vindas
Hamilton dos Santos Diretor-Geral da Aberje
Mediação Manhã
Suzana Vernalha Diretora do Núcleo Memória Empresarial
09H20
Palestra de Abertura
A Arte Narrativa da Vida Real
Edvaldo Pereira Lima Escritor, educador, jornalista e proprietário da empresa EPL
10H20
Painel 1. Storytelling em Múltiplas Linguagens
Manifesto pela Vida: Todos Pela Segurança da Copersucar
Guilherme Pena Gerente de Comunicação e Relações Institucionais da Copersucar
Ciça Vallerio Sócia da Stella Comunicação
Storytelling em vídeo - o case da atração de talentos do Bradesco
Maria Tereza Gomes Proprietária e Diretora da Jabuticaba Conteúdo
11H30
Coffee - Break
11h45
Painel 2. Interação Através do Storytelling
Aline Rossi Castro Diretora de Comunicação Social no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região SP
Fabio Mattos Consultor de Negócios da SOAP
12H40
Almoço
Não Incluso
Mediação Tarde
Karen Worcman Diretora do Museu da Pessoa
14H10
Painel 3. Storytelling em Expressões Comunicativas
Ajinomoto 60 anos
Juliana Ribeiro Gerente de Comunicação Interna na Ajinomoto
Beth Totini Diretora de Produção da Memória & Identidade Empresarial
IT Forum
Gabriela Vicari Gerente de Produto e Criação na IT Mídia
15H20
Coffee-Break
16H00
Painel 4.
PayPal Brasil: a conquista do mind share do jornalista a partir de um storytelling planejado e relevante, baseado em conteúdo de pesquisas globais
Tânia Magalhães Head de Comunicação do PayPal para América Latina
16H30
Palestra de Encerramento
*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio
erica@aberje.com.br,lidiane@aberje.com.br,camila@aberje.com.br

Data

25 / 07

Carga Horária

09h - 18h

Local

Aberje - Rua Amália de Noronha, 151 - 6º Andar
05410-010
São Paulo / SP + Google Map
  • Valores: Associados - R$ 500,00. Não associados - R$ 750,00
  • Associados
  • R$ 500,00

  • Não associados
  • R$ 750,00