×
Carregando Eventos

2º Lab de Comunicação para Mobilidade: Tempo

Sobre

header-portal_Lab de Comunicação para Mobilidade

INSCRIÇÕES ENCERRADAS NO SITE!*

*Para participar, faça inscrição diretamente no local do evento (sujeito à lotação do auditório)

Data: 24/10/16 – segunda-feira

Local: Unibes Cultural – R. Oscar Freire, 2500 – São Paulo

O segundo encontro do Lab de Comunicação para Mobilidade aborda a cidadania como ponto de referência nas transformações da mobilidade urbana.

Até que ponto o habitante de uma grande cidade pode conquistar o direito à cidade? De que forma os profissionais de Comunicação podem colaborar na evolução da consciência do cidadão? Como a tecnologia pode humanizar as cidades? Estas são algumas das questões a serem analisadas e discutidas por especialistas no tema, entre urbanistas, gestores públicos, comunicadores e engenheiros.

Eles farão apresentações com pesquisas e ilustrações sobre o cotidiano dos pedestres e usuários do transporte público e privado e sua relação com os modais, ciclovias e políticas de humanização da circulação. Em pauta, está o melhor aproveitamento do tempo em nosso dia-a-dia.

O evento é gratuito e aberto ao público.

 

Sobre o Lab de Comunicação para Mobilidade

O Lab de Comunicação para Mobilidade, idealizado e organizado pela Aberje com apresentação da General Motors do Brasil, é um projeto composto de três encontros, entre setembro e novembro, gratuitos e abertos ao público. O laboratório conta com a curadoria do jornalista Leão Serva e a participação de comunicadores envolvidos em ações digitais, jornalistas, urbanistas, arquitetos, ativistas, engenheiros de trânsito, formuladores de políticas públicas e integrantes da indústria automotiva.

Os encontros pretendem colaborar com a discussão, apresentando pesquisas, gerando propostas, compartilhando melhores práticas e, por fim, qualificando o debate sobre a Comunicação da Mobilidade Urbana.

  • Associados

  • Não associados
Inscreva-se

Palestrantes

Mediador: Leão Serva
Jornalista e escritor

Jornalista e escritor envolvido nas questões de mobilidade.

Atuou como jornalista nos jornais  Folha de S. Paulo, Diário de São Paulo e Jornal da Tarde e nas revistas Lance e Placar.

Trabalhou na implementação da Lei Cidade Limpa junto à Prefeitura de São Paulo, que baniu a publicidade externa e reduziu placas indicativas do comércio da cidade.

Autor de vários livros, entre eles o guia Como Viver em São Paulo sem Carro? e do premiado aplicativo Sem Carro.

Mantém uma coluna quinzenal no caderno Cotidiano da Folha de S. Paulo, publicado às segundas-feiras.

Alessandro Germano
Gerente de novos negócios do Google

Engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da USP, mestre em administração pela FGV-SP e com especialização em inovação pela Stanford University.

Gerente de desenvolvimento de novos negócios no Google, onde trabalha com o lançamento de novos produtos e iniciativas no Brasil e na América Latina.. Professor e palestrante especializado em inovação.

Ciro Biderman
Professor na FGV-EAESP e coordenador do Centro de Política e Economia do Setor Público – CEPESP, foi chefe de gabinete da SPTrans

Foi chefe de gabinete da SPTrans e é pesquisador do Centro de Estudos de Política e Economia do Setor Público (CEPESP/FGV) e professor na mesma instituição. É pesquisador associado do departamente de America Latina e Caribe do Lincoln Institute of Land Policy (LAC/LILP), do Departamento de Planejamento Urbano do Massachusetts Institute of Technology (DUSP/MIT) e do Laboratório de Urbanismo da Metrópole (LUME/FAU-USP).

Daniel Guth
Consultor em políticas de mobilidade urbana, diretor da Ciclocidade

Consultor em políticas de mobilidade urbana. Foi coordenador de implantação das ciclofaixas de lazer de SP, viabilizou o mapeamento das ciclorrotas de SP, foi coordenador-geral do Programa Escolas de Bicicleta. É Diretor de Participação da Ciclocidade, líder da rede Bicicleta para Todos, co-organizador e co-autor dos livros A Bicicleta no Brasil (2015) e Desistir nunca foi uma opção (2015).

Mariana Castro
Diretora geral na F451 Digital

Formada em jornalismo pela PUC-SP, Mariana Castro é sócia do aplicativo sobre mobilidade SEM CARRO e colaboradora do guia Como Viver em São Paulo Sem Carro. Escreveu o livro Empreendedorismo Criativo, do selo Portfolio/Penguin, da Companhia das Letras. Atualmente, dirige a produtora de conteúdo F451, que publica veículos como Outra Cidade, Gizmodo Brasil e Risca Faca. Também trabalhou no Grupo Estado e na Editora Abril, antes de ir para o jornalismo digital. No iG, foi editora-chefe do Último Segundo e editora-executiva de Política, Mundo, Cidades e Educação.

Mauro Munhoz
Arquiteto e urbanista, diretor-presidente da Associação Casa Azul, que realiza a Flip

Arquiteto (FAU-USP, 1982), com mestrado na mesma FAU-USP. Responsável pelo projeto de revitalização de espaços públicos da orla de Paraty (RJ) e fundador da Casa Azul, entidade responsável pela promoção da Festa Literária de Paraty (Flip).

Autor do projeto do Museu do Futebol (SP).

Nelson Silveira
Diretor de Comunicação da GM do Brasil

Graduado em Ciências Sociais e Mestre em Antropologia Social. Com sólida experiência jornalística, tendo trabalhado por 11 anos em jornais diários – entre eles, Folha de São Paulo e Jornal do Brasil, também desenvolveu expertise no campo das comunicações de produto e corporativa. Foi Diretor de Comunicações e Assuntos Institucionais da GM Portugal e entre 2007 e 2009, liderou a Comunicação Corporativa da GM Europa, com sede em Zurique/Suíça.

Norval Baitello
Professor de Comunicação e Semiótica da PUC-SP

Professor titular do programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Doutorado em Comunicação na Freie Universität de Berlim (1987).

Foi professor convidado das Universidades de Viena, Sevilha, S. Petersburg, Autónoma de Barcelona e Évora. Autor de vários livros, entre os quais “A Era da Iconofagia” e “O Animal que Parou o Relógio”.

Desde 2007, é coordenador da área de Comunicação e Ciências da Informação da FAPESP.

Simone Gallo Azevedo
Gerente de Relações Institucionais do Itaú

Simone Gallo é formada em Direito, MBA internacional na Ohio University e MBA executivo de Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas na FGV. No Banco Itaú há 14 anos, Simone lidera a equipe de Relações Institucionais e Governamentais do Itaú, área responsável pela interface do banco com a sociedade. Estão sob sua gestão, projetos que garantem o compromisso do banco com suas principais causas: Educação, Cultura, Esporte e Mobilidade.

Programação

Programação

9h
Recepção e welcome coffee
9h30
Abertura
Nelson Silveira Diretor de Comunicação da GM do Brasil
9h45 - 10h
O direito à cidade
Leão Serva Jornalista e escritor, especialista em questões de mobilidade
10h - 12h30
Painéis e bate-papo
Cada palestrante fará uma pequena apresentação, seguido de debate com a plateia.
Norval Baitello Professor de Comunicação e Semiótica da PUC-SP
Simone Gallo Gerente de Relações Institucionais do Itaú
Mauro Munhoz Arquiteto e urbanista, diretor-presidente da Associação Casa Azul, que realiza a Flip
Alessandro Germano Gerente de novos negócios do Google
Mariana Castro Diretora geral na F451 Digital
Ciro Biderman Professor na FGV-EAESP e coordenador do Centro de Política e Economia do Setor Público – CEPESP, foi chefe de gabinete da SPTrans
Daniel Guth Consultor em políticas de mobilidade urbana, diretor da Ciclocidade
erica@aberje.com.br

24/10/2016

09:00 às 12:30

Rua Oscar Freire, 2500 São Paulo / SP

+ Google Map
  • Valores: Associados - . Não associados -