×
Carregando Eventos

Painel de cases – Lab de Comunicação para a Mobilidade

Sobre

Data:  09/10/19 – 9h-13h

Local: Auditório Aberje

Rua Amália de Noronha, 151 – 6º andar

O debate sobre a mobilidade é uma necessidade, em tempos de restrição do espaço urbano, melhor uso do tempo, otimização das malhas de transporte público e readequação de vias. Isso exige cidades inteligentes e um melhor uso da comunicação para a mobilidade.

A proposta do painel de cases do Lab de Comunicação para Mobilidade é trazer casos práticos de como as instituições e a sociedade investem e promovem ações de comunicação para a mobilidade, incentivando o compartilhamento de informações e discussões enriquecedoras sobre o tema.

* O evento é aberto a estudantes e profissionais interessados, desde que com inscrição prévia. As vagas são limitadas à capacidade do auditório.

** A programação está sujeita à alterações sem prévio aviso.

 

  • Associados

  • Não associados
Inscrições Encerradas

Palestrantes

Fabiana Rorato
Gerente do departamento de prospecção tecnológica e propriedade intelectual da Sabesp

Com experiência em recursos de fomento à Inovação, propriedade intelectual, estudos de prospecção tecnológica, parcerias tecnológicas e execução de projetos de PD&I nacionais e internacionais. Engenheira Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP em 1994. Mestre em Engenharia Hidráulica pela Escola Politécnica da USP em 2005. MBA pela Business School São Paulo em 2013. Foi engenheira da Superintendência de Planejamento Estratégico da Sabesp (1999 a 2015), com experiência em planejamento de sistemas de abastecimentos de água para as regiões metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista e Macrometrópole Paulista por meio de planos diretores, estudos de concepção e projetos básicos.

Felipe Trevisan
CEO da Vuxx

Formado em Engenharia Naval pela Universidade de São Paulo (USP), tem Mestrado em Logística, Transporte e Pesquisa Operacional, também pela USP, e graduação em Logística Global e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, pelo Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT). Em 2010, fundou a Genoa DS, consultoria em data science, com experiência para otimizar os processos logísticos de grandes empresas, e, em 2014 e 2015, foi COO e Diretor Geral da Smart Entrega.

Hamilton dos Santos
Diretor Geral da Aberje

Jornalista, graduado e pós-graduado em Filosofia pela USP, com atualização em Gestão de Negócios pela Stanford Global Business School. Atuou nas redações dos principais veículos do país antes de migrar para a área de RH da Editora Abril, onde trabalhou por 20 anos. Atualmente, é diretor geral da Aberje, membro do Conselho de Administração da Poiésis e um dos líderes do Tem Mais Gente Lendo, projeto que incentiva e estimula a leitura em espaços públicos. É também consultor editorial, autor de Lucio Cardoso – Nem Leviano Nem Grave (Editora Brasiliense), O Perigo da Hora (organizador e tradutor- Editora Scritta) e Enfim, Grávidos (Editora Best Seller).

João Picanço
Engenheiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES

Mestre em políticas públicas, estratégias e desenvolvimento pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e engenheiro de produção graduado na Escola Politécnica da UFRJ. Com experiência em temas socioambientais, trabalha há 10 anos no BNDES. Atualmente, atua com projetos de mobilidade urbana na área de estruturação de parceiras.

Juliana de Oliveira Alcides
Gestora de Comunicação da ViaQuatro

Jornalista graduada pela Universidade de Sorocaba (Uniso), teve experiência na TV Tem, afiliada da Rede Globo no interior de São Paulo, antes de direcionar sua carreira para a Comunicação Empresarial. Atua desde 2006 no Grupo CCR, onde iniciou sua carreira na CCR SPVias na gestão de Comunicação.

Desde 2016, é gestora de Comunicação, Ouvidoria e Sustentabilidade da ViaQuatro, operadora da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo.

Luiz Antonio Cortez Ferreira
Gerente de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô de São Paulo

Pós-graduado em planejamento de transportes urbanos (Tóquio, Japão – 2000) e especialista em gestão ambiental e conservação de energia (Osaka, Japão – 2006). Arquiteto e urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, tem longa experiência no planejamento e projeto de sistemas de transporte urbano. É coordenador executivo da Iniciativa Latino-americana para o Transporte Sustentável – ILATS, conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP e coordenador da Comissão de Mobilidade Urbana do CAU/SP. Foi conselheiro do CONSEMA, Conselho Estadual do Meio Ambiente por cinco anos.

Programação

Programação

09h00
Credenciamento
09h20
Abertura
Hamilton dos Santos Diretor Geral da Aberje
09h30
Painel de Cases
Juliana de Oliveira Alcides Gestora de Comunicação da ViaQuatro, operadora da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo
10h30
Pesquisa Origem-Destino 2017 da RMSP: principais resultados da maior e mais completa pesquisa de mobilidade urbana do Brasil
Luiz Antônio Cortez Ferreira Gerente de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô de São Paulo
10h40
Debate
11h00
Coffee Break
11h30
O apoio do BNDES para Mobilidade Urbana no Brasil e o case de mobilização interna para o Dia Mundial Sem Carro no BNDES
João Paulo Picanço Engenheiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES
11h50
Biogás produzido no setor de saneamento básico como fonte de energia renovável e sustentável para mobilidade urbana
Fabiana Rorato Gerente do departamento de prospecção tecnológica e propriedade intelectual da Sabesp
12h10
Felipe Trevisan CEO da Vuxx
12h30
Debate
13h00
Encerramento

9/10/2019

09:00 às 13:00

Rua Amália de Noronha, 151 - 6.andar São Paulo / SP

+ Google Map
  • Valores: Associados - . Não associados -
Inscrições Encerradas