fbpx
×
Carregando Eventos

1º Encontro Aberje Ceará

Sobre

Data: 07/11/2018

Local: Auditório Federação das Indústrias do Estado do Ceará – Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota – Fortaleza – CE

 

O Capítulo Aberje Ceará recebe convidados especiais para a 1ª edição do Encontro Aberje Ceará.

A iniciativa marca a posse da Diretora do Capítulo Aberje, Rachel Pessoa, com o debate “Os desafios da comunicação com empregados no mundo conectado” e lançamento do livro “Sem megafone, com smartphone: práticas, desafios e dilemas de comunicação com os empregados”.

A proposta dos Capítulos Aberje distribuídos em vários estados brasileiros é divulgar as atividades nacionais da associação e incentivar a participação dos associados, bem como criar e implementar um calendário de ações locais com prioridades específicas e participativas. Com isso, também se deseja fazer uma mostra representativa e consistente dos talentos em comunicação empresarial pelo país.

A ideia é reunir associados e também colegas da academia e do mercado de comunicação interessados, buscando estimular uma rede de discussões temáticas que traga valor para a trajetória dos profissionais e de suas organizações.

 

SOBRE O LIVRO – Unindo reflexões teóricas de comunicação com empregados (ou comunicação interna) e depoimentos de comunicadores dos cinco continentes, somado ainda à prática dos autores de anos de trabalho em organizações, o livro “Sem megafone, com smartphone: práticas, desafios e dilemas de comunicação com os empregados”, lançado pela Aberje Editorial e escrito por Paulo Henrique Soares e Rozália Del Gaudio, é um tratado essencial para a boa liderança. No ambiente complexo que se tornou o campo das comunicações, da tecnologia e das relações de trabalho, a obra analisa as transformações da sociedade e as relaciona com as estratégias comunicativas das organizações.

Com trajetórias profissionais exemplares no campo da Comunicação Corporativa, os autores trazem nas páginas do livro os principais dilemas e possibilidades que têm marcado a comunicação das organizações com os empregados.

* O evento é aberto ao público, com inscrição prévia. As vagas são limitadas à capacidade do auditório.

**Programação sujeita à alteração.

  • Associados

  • Não associados
Inscreva-se

Palestrantes

Ana Maria Xavier
Gerente de Comunicação de Comunicação do Sistema FIEC

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, cursou especializações em Teoria da Comunicação e da Imagem na UFC e em Assessoria de Comunicação na Unifor. Compôs a equipe responsável pela reformulação da Assessoria de Comunicação e Imprensa do segundo mandato do Governador Tasso Jereissati, formando o quarteto que deu origem à AD2M Engenharia de Comunicação, em 1996. Em 2011, fundou a Loa Agência de Publicidade, com os mesmos sócios, voltada especificamente aos serviços de Publicidade e Propaganda. Dirigiu as duas empresas até setembro de 2014, onde respondia pela diretoria comercial, exercendo funções de planejamento e atendimento. Logo assumiu a gerência de Comunicações do Sistema FIEC, a convite do presidente recém emposado, Beto Studart, tendo sob sua responsabilidade todas as ações de comunicação da Federação das Indústrias e das diretorias regionais do SESI, SENAI e IEL, incluindo processos de Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Comunicação Interna, Eventos, Publicidade e Propaganda. Em 2016 foi rankeada como primeira colocada do Nordeste na categoria “Executiva de Comunicação” pela Organização Mega Brasil, em votação realizada em todo o país entre profissionais de Comunicação. Nas edições de 2017 e 2018, figurou entre os Top 5 da região.

Bernadete Almeida
Gerente de Sustentabilidade e Causas da Approach Comunicação Integrada

Graduada em Jornalismo pela PUC-Rio, é especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral, em Gestão da Comunicação Empresarial pela PUC Minas e em Gestão Estratégica da Sustentabilidade pelo UNIETHOS. Nas suas passagens pelo mercado corporativo, onde atua há mais de 20 anos, pilotou a comunicação para a Fundação Vale e foi Gerente de Comunicação Interna e Comunicação com Comunidades da Vale. Como consultora UNESCO e de forma independente, desenvolveu trabalhos para Neoenergia, Furnas, Eletrobrás, Organizações Globo, Vale, Foz Águas 5, Companhia Siderúrgica do Pecém, Bahia Mineração, Ferrovia Centro-Atlântica, Ministério da Fazenda, entre outros. Teve passagens como docente em instituições como ESPM Rio, Ibmec, UCP, PUCMINAS , ainda atuando hoje nas pós-graduações da ESPM Rio, Facha e COPPE/UFRJ, sempre à frente dos temas comunicação corporativa, sustentabilidade e engajamento de stakeholder.

Hamilton dos Santos
Diretor Geral da Aberje

Jornalista, graduado e pós-graduado em Filosofia pela USP, com atualização em Gestão de Negócios pela Stanford Global Business School. Atuou nas redações dos principais veículos do país antes de migrar para a área de RH da Editora Abril, onde trabalhou por 20 anos. Atualmente, é diretor geral da Aberje, membro do Conselho de Administração da Poiésis e um dos líderes do Tem Mais Gente Lendo, projeto que incentiva e estimula a leitura em espaços públicos. É também consultor editorial, autor de Lucio Cardoso – Nem Leviano Nem Grave (Editora Brasiliense), O Perigo da Hora (organizador e tradutor- Editora Scritta) e Enfim, Grávidos (Editora Best Seller).

José Luis Ovando
Sócio-diretor de Estratégia e Novos Negócios da Supera Comunicação

Formado pela ESPM em Comunicação Social com ênfase em Propaganda e Marketing e pós-graduado em Gestão de Conteúdo em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Empresário, sócio-diretor da Supera Comunicação, agência de comunicação estratégica com empregados, que possui unidades em São Paulo, em São José dos Campos (SP), Em Fortaleza (CE), em Salvador (BA) e no Rio de Janeiro. Conta com mais de 20 anos de experiência no atendimento de médias e grandes empresas, nacionais e multinacionais, nos mais diversos segmentos do Brasil. É palestrante recorrente em congressos, eventos e treinamentos de comunicação interna.

Paulo Henrique Soares
Diretor de Comunicação do IBRAM e Diretor do Capítulo Aberje Brasília

Graduado em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC – Minas (1995); Especialização em Comunicação Organizacional pela Universidade Federal do Maranhão (2001); Especialização em Comunicação Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Mestre em Comunicação na PUC Minas (2014). Profissional com ampla experiência na área de Comunicação Empresarial já tendo atuado em todas as atividades da área: comunicação interna, externa, assessoria de imprensa, relações institucionais, eventos e relacionamento com clientes. Trabalhou durante 21 anos na área de Comunicação da Vale onde ocupou a posição de Diretor de Comunicação e Relações Externas entre março de 2014 e novembro de 2016.

Rachel Pessoa
Gerente de Comunicação Corporativa da Companhia Siderúrgica do Pecém e Diretora do Capítulo Aberje Ceará

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Pará, tem Mestrado Internacional em Liderança para a Sustentabilidade na Universidade de Cambridge/Inglaterra. Fez ainda pós-graduações em Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Social pela Fundação Dom Cabral, Gestão da Comunicação Empresarial pela PUC-Minas e MBA em Gestão de Negócios pela FGV/RJ. Trabalhou em empresas como Vale e Pará Pigmentos em diferentes diretorias e localidades no Brasil (São Paulo, Pará, Rio de Janeiro e Ceará). Tem experiência em gestão de stakeholders, comunicação corporativa, mídias digitais, gestão da sustentabilidade, da responsabilidade corporativa e do conhecimento. Conquistou em 2017 o Prêmio Aberje na categoria Eventos nas etapas regional Norte-Nordeste e nacional com o Case “Celebração das Operações da CSP”.

Ricardo Parente
Gerente Geral de Comunicação e Relações Institucionais da CSP e Presidente da Associação das empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém

Graduado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil de Barra do Piraí (RJ), pós-graduado em Estratégia Industrial e Gestão de Negócios pela Universidade Federal Fluminense, e com MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (RJ), Ricardo conta com mais de 40 anos de experiência no setor siderúrgico, atuando também nas áreas de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade, englobando Meio Ambiente e Responsabilidade Sócio Econômica, gerenciamento do desenvolvimento, viabilização e implantação de projetos de grande porte, além do gerenciamento técnico e comercial de fornecimento de bens de capital, de Serviços de Oficinas Mecânicas, Elétrica, Fundição e Manutenção de Equipamentos pesados. Suas atividades foram desenvolvidas em empresas nacionais e internacionais, como CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, Montagens, MONTEC – Construções, Indústria e Comércio do Grupo Magnesita, USC – Usina Siderúrgica do Ceará, CEARÁ STEEL, Grupo Italiano DANIELI, VALE, DONGKUK STEEL, Grupo POSCO e CSP – Companhia Siderúrgica do Pecém, onde exerce a função de Gerente Geral de Relações Institucionais, Comunidades e Comunicação.

Programação

Programação

08h30
Credenciamento
09h
Boas-Vindas
Rachel Pessoa Gerente de Comunicação Corporativa da Companhia Siderúrgica do Pecém e Diretora do Capítulo Aberje Ceará
Ricardo Parente Gerente Geral de Comunicação e Relações Institucionais da CSP e Presidente da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém
09h15
Abertura
Hamilton dos Santos Diretor Geral da Aberje
09h30
Conferência: Os desafios da comunicação com empregados no mundo conectado
Dimensões da gestão da reputação e da sustentabilidade na comunicação com empregados, com Bernadete Almeida Gerente de Sustentabilidade e Causas da Approach Comunicação Integrada
Como a transformação digital está impactando a relação com o trabalho, com José Luis Ovando Sócio-diretor de Estratégia e Novos Negócios da Supera Comunicação
Sem megafone, com smartphone: práticas, desafios e dilemas de comunicação com os empregados - palestra e lançamento de livro, com Paulo Henrique Soares Diretor de Comunicação do IBRAM e Diretor do Capítulo Aberje Brasília
11h30
Roda de conversa entre palestrantes e platéia
Mediação: Rachel Pessoa Gerente de Comunicação Corporativa da Companhia Siderúrgica do Pecém e Diretora do Capítulo Aberje Ceará
Mediação: Ana Maria Xavier Gerente de Comunicação da Federação das Indústrias do Ceará
12h
Encerramento

7/11/2018

08:30 às 12:00

Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota - Fortaleza Fortaleza / CE

+ Google Map
  • Valores: Associados - . Não associados -