×

BTP alcança a marca de 1 milhão de contêineres movimentados

A Brasil Terminal Portuário (BTP) comemorou, de uma única vez, dois importantes marcos em suas operações. Autoridades do setor e executivos da Empresa presentes no terminal, na tarde de hoje, assistiram ao desembarque do milionésimo contêiner, realizado a partir do MSC Agrigento. O cargueiro da Mediterranean Shipping Co. também representou, nesta data, a milésima atracação no terminal desde o início de suas operações.

A embarcação de bandeira panamenha, pertencente ao serviço Ipanema, chegou à BTP na manhã dessa sexta-feira (24). O navio veio de Durban, na África do Sul, tendo como próximo destino Buenos Aires, na Argentina. Os dois eventos acontecem cerca de 1 ano e 8 meses após a inauguração oficial do terminal no Porto de Santos, realizada em novembro de 2013, e representam a evolução operacional e sustentável do terminal ao longo do período.

Em maio desse ano, o terminal apresentou a sua maior média mensal de produtividade por portêiner (STS, na sigla em inglês), com resultado de 34,11 MPH/STS. Além da curva ascendente de produtividade, a BTP também registrou evolução na agilidade de seus gates, apresentando tempo de 40 minutos em seu truck cycle (permanência do caminhão no terminal entre o pré gate e o gate out).

Outro destaque do terminal está no aperfeiçoamento tecnológico das operações, conquistado com a maior integração entre as equipes de TI e Planejamento Operacional. Uma das iniciativas propostas pelo grupo, implantada recentemente, permitiu a automatização no processo de liberação e posicionamento de cargas escaneadas no pátio, reduzindo esse tempo de 40 segundos por contêiner para 10 segundos por lote com quantidade ilimitada de cargas.

“Nossos colaboradores têm trabalhado cada vez mais em conjunto com nossos clientes, na busca de soluções integradas para melhoria dos nossos processos e aumento do nível de qualidade dos serviços prestados”, explica Cláudio Oliveira, Diretor Comercial da Brasil Terminal Portuário. “Por isso, esses dois marcos históricos de um milhão de contêineres movimentados e da milésima atracação em nosso terminal são, acima de tudo, um mérito de todo o time BTP”, comemora.

A movimentação de carga conteinerizada da BTP tem se mantido crescente. No primeiro semestre deste ano, a Empresa movimentou 363.921 unidades de contêiner, número 167% superior ao acumulado no mesmo período do ano passado.  “Porém, é preciso frisar que a restrição de calado no canal de navegação, enfrentada pela BTP nos primeiros meses de 2014, impactou o desempenho operacional do primeiro semestre do ano passado”, afirma o diretor-presidente da BTP, Antonio Passaro. “Nesse sentido, é importante destacar a atuação da SEP, da CODESP e de outros órgãos envolvidos na dragagem, o que permitiu elevar todo o canal ao mesmo patamar de profundidade. Todas as autoridades ligadas ao nosso setor também têm sido essenciais na trajetória inicial da BTP e no alcance desses dois importantes marcos que hoje celebramos”, ressalta o executivo.

Valores essenciais ao negócio

Desde a criação, a BTP tem reforçado sua vocação para a Segurança, a Sustentabilidade e a Responsabilidade Social. A Empresa é responsável pela remediação de um dos maiores passivos ambientais do nosso Estado e, recentemente, foi auditada para cumprimento da resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). O resultado demonstrou que a Empresa está em total conformidade com a normativa do Ministério do Meio Ambiente, e os auditores enfatizaram o compromisso assumido pela BTP com a gestão ambiental.

Além disso, a BTP possui diversas ações e processos integrados para garantia da Segurança de seus colaboradores e parceiros, preocupação que também é percebida do lado de fora do terminal.  A reforma do trecho de cerca de 1km da Avenida Perimetral da Alemoa é um exemplo disso. Com investimento de R$ 8,8 milhões, a obra realizada proporcionou mais conforto e segurança a todos os usuários do terminal e da via portuária.

Para estreitar ainda mais sua relação com a comunidade, a BTP inaugurou a Casa do Visitante, um espaço para a troca de conhecimento, e que também é sede do Programa “Casa Aberta”. Por meio dessa inciativa, estudantes e demais grupos organizados de nossa sociedade têm a oportunidade de conhecer o empreendimento de perto e saber um pouco mais sobre a história do maior porto da América Latina. Desde o início do Programa, em abril de 2014, a Empresa já recebeu um total de 915 visitantes.

A geração do futuro também é alcançada pela ações da Empresa. Um dos principais motivos de orgulho da BTP é o seu programa de responsabilidade socioambiental, o BTP Educa, que já está em sua 5ª edição. A iniciativa é dirigida a cerca de 4.500 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de 10 escolas da rede pública de Santos, e busca incrementar a consciência socioambiental entre as crianças, através da promoção de competições sadias sobre temas relacionados à Sustentabilidade e Segurança doméstica.

Sobre a Empresa: A Brasil Terminal Portuário (BTP) é um terminal multiuso, em área do Porto Organizado de Santos. O empreendimento moderno, que permite maior competitividade aos portos brasileiros, está estrategicamente localizado na margem direita do Porto de Santos e foi construído em formato brown field (área com contaminação ou a ser remediada). Com área total de 490 mil m², e um projeto inovador de R$ 2 bilhões, a BTP oferece ao País um terminal sustentável, tendo promovido a remediação de um dos maiores passivos ambientais do Estado de São Paulo e o maior em área portuária. Sua implantação no maior porto da América Latina permite a geração de centenas de empregos diretos, colaborando para o desenvolvimento local. Com capacidade estática de 34.600 TEU’s, o terminal possui 1.108m de cais para atracação, oito portêineres, 26 transtêineres, sete empilhadeiras, 40 terminal tractors e 16 gates de entrada e saída. Seu processo de recebimento de carretas é realizado por meio de agendamento prévio dos veículos, e é o único terminal da região que possui um estacionamento exclusivo de 35 mil metros² para que os caminhões recebidos permaneçam dentro das suas instalações, com a eliminação das  filas de caminhões no viário e a diminuição na emissão de gases poluentes dos veículos que não precisam mais ficar com motor ligado para acessar a instalação. A BTP é uma joint venture entre a Terminal Investment Limited (TIL) e a APM Terminals e tem capacidade atual de movimentação de 1,2 milhão de TEU’s e capacidade projetada de 1,4 milhão de ton. de granéis líquidos.