×

Boom dos games estimula Movimento Plástico Transforma a lançar jogo com foco em sustentabilidade

Rede Aberje

De acordo com levantamento divulgado pela consultoria Newzoo, o Brasil está em 13º lugar no ranking mundial de mercados de videogames. Segundo o estudo, até o fim deste ano, o setor deve movimentar cerca de US$ 1,6 bilhão em todo o planeta. A pesquisa mostra também que há mais de 20 milhões de jogadores de norte a sul do país, número que coloca o Brasil como o terceiro maior “mercado cativo” do segmento em todo o mundo.

De olho neste cenário promissor, o Movimento Plástico Transforma apresenta o Eckoblocksgame inspirado no famoso Minecraft,desenvolvido para que as crianças comecem desde cedo a entender sobre desenvolvimento sustentável. O Movimento Plástico Transforma tem por objetivo criar ações que mostrem como o plástico, aliado à tecnologia, à inovação e à responsabilidade, pode trazer inúmeros benefícios para a sociedade.

Com download gratuito para celulares e tablets com sistemas iOS e Android, o Eckoblocks possuiu dois ambientes – cidade e natureza – e os jogadores são estimulados a coletar resíduos recicláveis contemplando diversos tipos de materiais. O objetivo principal é promover o crescimento da cidade de forma sustentável, por meio da administração de recursos. “Com o Eckoblocks, queremos desenvolver esta consciência na criança, com uma atividade que educa ao mesmo tempo que diverte”, diz Edison Terra, Vice-Presidente Executivo da Braskem. “Trata-se de mais um importante passo de aproximação com a sociedade, uma forma lúdica de evidenciar a relevância do consumo consciente e do descarte correto”, afirma José Ricardo Roriz Coelho, presidente da ABIPLAST.

MINECRAFT – O Eckoblocks surge quando o game que o inspirou comemora uma década de existência. Ao longo dos anos, o Minecraft causou um impacto gigantesco no mundo dos games e da cultura pop, conquistando o público brasileiro, responsável pela quarta maior comunidade do mundo, só perdendo para China, Estados Unidos e Rússia. Entre tantas versões baseadas no sucesso da Microsoft, o Eckoblocks é a única que tem como foco exclusivo estimular atitudes sustentáveis de forma lúdica e, ao mesmo tempo, educativa.

O Movimento Plástico Transforma é uma iniciativa do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, o PICPlast, fruto da parceria da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), e da Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e associada da Aberje. Desde 2017, o programa vem investindo em ações que geram agenda positiva para o uso consciente e responsável do plástico. É o caso, por exemplo, do PlastCoLab, espaço interativo, inspirado no movimento maker, que reúne inovação e tecnologia associado ao plástico. Com quatro edições realizadas em São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Brasília, o espaço contou com mais de 36 mil visitantes e os organizadores já estudam a possibilidade de levá-lo para outras cidades.