×

BNDES lança Relatório Anual Integrado 2018, relacionando desempenho aos ODSs da ONU

Rede Aberje

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), instituição associada da Aberje, lançou seu Relatório Anual Integrado 2018. O documento busca sintetizar, em linguagem simples e acessível, a atuação do Banco, sua estratégia e seu desempenho em 2018, período em que a instituição desembolsou R$ 69,3 bilhões, em mais de 308 mil operações de crédito, com quase 153 mil clientes.

 

Este ano, de modo a comunicar mais claramente como o BNDES gera valor para a sociedade, o modelo de negócios — um dos itens centrais do relatório integrado — foi revisto, tornando-se mais simples e conciso. Ele mostra como os insumos captados são transformados em resultados. Outra novidade é a relação entre o desempenho do Banco e os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ainda com o objetivo de reportar a efetividade da atuação do BNDES, o documento traz exemplos concretos de iniciativas relevantes do Banco durante o ano passado, nos sete setores priorizados pelo planejamento estratégico da instituição: Infraestrutura, Estrutura Produtiva, Inovação, Sustentabilidade, Mercado de Capitais, Desenvolvimento Regional e Educação, Saúde e Segurança.

O BNDES segue o modelo do relato integrado do International Integrated Report Council (IIRC) — coalizão global de reguladores, investidores, empresas, ONGs, organismos de normatização e entidades contábeis — desde 2012. Esse modelo busca integrar aspectos financeiros e não financeiros, de forma concisa, para os públicos de relacionamento da empresa.

A divulgação anual de relatório integrado (ou de sustentabilidade) tornou-se obrigatória em 2016, por meio da Lei das Estatais. A partir de 2018, o Tribunal de Contas da União (TCU) adotou o modelo para a prestação de contas anuais das unidades da administração pública federal. Assim, o Relatório de Gestão do BNDES, que era direcionado ao órgão de controle, foi unificado ao relatório anual, racionalizando esforços e atendendo a diferentes públicos em uma peça única.

Para saber mais, navegue pelo hotsite do relatório e baixe o PDF completo em www.bndes.gov.br/ra2018.