23.03
Verdades sobre tendências

Sobrecarga de informações, mudanças hiper-aceleradas e a busca incessante por inovação (preferencialmente, disruptiva) significam uma opressão interminável, do mesmo tamanho das oportunidades. É para isso que tendências existem: mostram caminho em meio ao bombardeio de informações e fornecem um quadro que ajuda a entender mudanças rápidas, permitem que você processe e tenha foco.

 

tendencias-trends

 

Tendências ajudam a encontrar o insight ou a oportunidade certa e gerar ideias assertivas, levando a uma correta execução. E, apesar delas estarem em todo lugar, tendências não são moda. Uma tendência é uma nova manifestação entre pessoas, em comportamento, atitude ou expectativa, de uma necessidade humana, um desejo ou uma vontade. Tendências emergem quando uma mudança externa desbloqueia novas maneiras de atender o que as pessoas esperam, ou ainda nem esperam.

O processo de identificar uma tendência não é fácil. São usadas metodologias, mas nada continua mais importante do que a inteligência do olhar, até porque a pesquisa tradicional tende essencialmente a olhar para trás, e as tendências são sempre sobre o agora e o amanhã. E fora que as pesquisas sempre estão limitadas ao que as próprias pessoas consultadas conseguem articular sobre suas próprias necessidades. Não digo que as pesquisas tradicionais também não são fundamentais, afinal elas provêm dados para dar suporte à análise de tendências, mas é preciso ir além deles.

Os exemplos, as experiências próprias visualizadas ao redor do mundo é que são o insumo para constatar tendências numa aposta no futuro. A partir disso é que se pode gerar insights poderosos em novas direções de relacionamento, informação e consumo. Exemplos trazem uma tendência à vida ao mostrar como ela está sendo aplicada e servem para materializar e ilustrar a análise.

 

Baseado na inteligência fartamente distribuída pela TrendWatching, aponto algumas “verdades sobre tendências”:

Verdade#1 – uma tendência é uma nova manifestação entre as pessoas, em comportamento, atitude ou expectativa de uma grande necessidade ou desejo humanos

Verdade#2 – modismos vão e vêm. Tendências emergem e se desenvolvem.

Verdade#3 – pesquisa de mercado tradicional é fundamentalmente um olhar para trás. Tendências são sobre o agora e o amanhã também.

Verdade#4 – buscar e analisar novas inovações está no coração da metodologia de tendências.

Verdade#5 – tendências não são o ponto final, mas as oportunidades que elas sinalizam são.

Verdade#6 – esqueça as demografias tradicionais, pense em adaptações.

 


Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.