17.06
O que diz o The Ericsson 10 Hot Consumer Trends 2019?

A tecnologia está prometendo mais vantagens do que nunca. As pessoas querem que as coisas sejam mais baratas, mais rápidas, mais convenientes e entregues em suas portas, sem nenhum custo extra.

Supermercados sem check-out; lojas de roupas que tiram suas medidas em segundos e realizam alfaiataria personalizada em minutos; escolas com crescente robotização de professores e hospitais com médicos não humanos; carros autônomos; restaurantes com cardápios mecanizados; galerias mostrando arte feita por inteligência artificial (IA); e performances de música ao vivo por compositores algorítmicos são apenas alguns exemplos de possibilidades futuras. Muitos desses exemplos podem parecer ficção científica – mas eles já estão sendo realizados na sociedade.

 

 

Automação refere-se a processos que são realizados sem intervenção humana ou assistência. Com a tecnologia digital, a velocidade e o alcance da automação estão aumentando rapidamente. Pode já ser comum nos locais de trabalho, mas o que acontecerá quando toda a sociedade for automatizada? Uma vida composta de processos mais automatizados ainda parecerá humana? E qual será o nosso lugar como indivíduos quando tudo for mais inteligente, mais exato e mais lógico?

A automação se presta à criação de uma sociedade ordenada, mas quando processos autônomos e conflitantes acontecem simultaneamente, ela também poderia se tornar mais caótica?

O estudo “The Ericsson 10 Hot Consumer Trends 2019” quer apontar caminhos para algumas destas questões e mostra que as pessoas estão experimentando emoções conflitantes. Quase metade dos entrevistados na pesquisa acredita que, para melhor ou pior, a Internet substituiu muitos dos prazeres simples da vida cotidiana.

À medida em que a tecnologia digital se espalha pela sociedade, todas essas esperanças e medos filtram simultaneamente as mentes dos consumidores. As perspectivas são surpreendentes – e as visões do consumidor sobre uma sociedade automatizada do futuro próximo são o tema deste relatório.

Veja aqui um PDF completo sobre estas tendências:

Trend 1: Awareables

Trend 2: Smart quarrels

Trend 3: Spying apps

Trend 4: Enforced agreement

Trend 5: Internet of skills

Trend 6: Zero-touch consumption

Trend 7: Mental obesity

Trend 8: Eco me

Trend 9: My digital twin

Trend 10: 5G automates society


Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.