04.02
Ativismo pós-geracional e desafio alimentar estão entre tendências de consumo para 2020 da LLYC

As 10 tendências apresentadas no relatório Tendências de Consumer 2020, preparado pela Área de Consumer e Engagement da LLYC, marcarão alguns dos grandes fenômenos que afetarão, muito em breve, o comportamento do consumidor. Essas tendências são influenciadas por três elementos disruptivos que se misturam e, juntamente com outras causas, são o eixo das mudanças no hábito no consumo: a evolução dos fenômenos demográficos, o impacto dos fatores macroeconômicos e a consolidação de novas tecnologias.

O ativismo pós-geracional, o desafio alimentar, o paradigma pós-crise, o vínculo emocional com as marcas ou a busca de informações por meio de voz serão elementos a serem considerados no relacionamento entre consumidores e marcas em um contexto de mudança acelerada, o que torna cada vez mais difícil seguir as correntes que nos permitem anteciparmos com sucesso.

A seguir algumas das principais tendências para 2020:

 

  1. Consumidor em crise– Se há algo que prevalece nos hábitos do novo consumidor é sua lógica, sua reflexão antes de tomar uma decisão de compra. E é o que esse consumidor teve que enfrentar em tempos de crise, com pagamentos de dívidas e necessidade de economizar. O novo paradigma pós-crise continuará a atuar como um círculo vicioso ou virtuoso, no qual marcas e consumidores estarão envolvidos, reinados pela premissa de consumir.
  1. Foodemic – desafíos alimentares – Segundo o relatório, os alimentos são progressivamente transformados em uma discussão sobre corantes epidêmicos, não por causa de sua escassez, como era até agora, mas por causa do crescimento das taxas de obesidade nos países do primeiro mundo, a obsessão por comidas saudáveis ou o impacto da exploração animal no meio ambiente, entre outros. Esses fatores nortearão as conversas sobre uma visão diferente dos alimentos nos próximos anos, com implicações ambientais, econômicas e geopolíticas.
  1. Forever Young – Ser jovem para sempre é cada vez mais o sonho das multidões, o que tem implicações tanto no consumo quanto no desenvolvimento ou surgimento de novas indústrias. O mercado mundial de bem-estar cresceu 12,8% entre 2016 e 2018, tornando-se uma indústria de 4,2 bilhões de dólares. Isso constitui uma ampla gama de oportunidades para empresas que desejam alcançar um consumidor cada vez mais obcecado em conservar sua juventude a todo custo.
  1. Consumidores-marca – Dispositivos vestíveis (wearables), o desenvolvimento do (smart data), inteligência artificial (AI), pagamento (contactless), sistemas e a onipresença da conectividade são apenas alguns dos muitos avanços tecnológicos que influenciam o perfil dos chamados “consumidores-marca”. Esses avanços estão transformando os consumidores em líderes de suas próprias experiências de consumo; e as marcas, em um conjunto de ferramentas para alcançá-lo.
  1. A era da previsão – Em um mundo cada vez mais focado no consumidor e em suas necessidades, é essencial a capacidade de identificar tendências, insights e novos comportamentos que permitam projetar as experiências que irão satisfazer o consumidor de um futuro iminente. A análise preditiva usa a ciência para prever o que acontecerá no futuro – desde o que os clientes vão querer até como o mercado funcionará e as tendências mais importantes.
  1. Retail Reborn – Fazer que as compras suponham cada vez mais uma “experiência” é algo que algumas marcas já estão oferecendo. A chave para o sucesso do varejo na era digital é dar às pessoas um motivo para ir às lojas e garantir que elas tenham uma boa experiência quando estiverem lá.
  1. Ativismo pós-generacional – A popularidade e a atual ênfase no ativismo têm agregado cada vez mais seguidores, sendo o “envelhecimento” das redes sociais uma das razões. Mais e mais adultos participam como usuários ativos, influenciando para que o ativismo social não seja apenas um campo da juventude, obscurecendo as idades daqueles que adotam uma causa como sua. O ativismo social é, para alguns adultos maduros, uma ocupação que permite o uso de sua experiência de vida, habilidades e conhecimentos para a transformação social e comunitária; e isso oferece oportunidades para ir além das ocupações tradicionalmente vistas como apropriadas para eles.
  1. Menos stress – Segundo a Organização Mundial da Saúde, o estresse no trabalho foi listado como uma das doenças que mais caracteriza o século XXI. No caso das marcas, elas apostarão em 2020 por um conceito que já está sendo adotado em diferentes áreas: o marketing calmo. Isso, sem dúvida, propõe o início de uma mudança de paradigma que vem se formando há alguns anos, no qual o excesso de “ruído” para as pessoas fez com que as estratégias de marketing tradicionais tenham dado uma reviravolta importante.
  2. Human Search – Atualmente, a tecnologia está dando um salto emocionante e definitivo que a tornará verdadeiramente onipresente no relacionamento do consumidor com as marcas por meio da tendência que o relatório chama de Human Search: uma maneira profundamente natural de conduzir nossas pesquisas (por meio de a voz e a imagem).
  1. Consumidores sibaritas – Um estudo da EAE Business School sobre as perspectivas do consumidor de 2030 apresenta um tipo de comprador mais refinado, mas não exatamente com maior poder de compra, e é por isso que ele luta pela democratização do luxo. Isso significa que qualquer pessoa pode comprar um determinado item, mesmo que exija que outras variáveis em sua vida sejam comprometidas. Essa é uma das muitas variáveis que definem o Consumer 3.0.

 

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