×

Bayer lança app de realidade aumentada para integração de novos colaboradores

A Bayer, associada da Aberje, inova em sua estratégia de integração de novos colaboradores e dá um importante passo na transformação digital na área de Recursos Humanos. A partir de agora, o primeiro dia dos novos profissionais da companhia começa em casa com o app You@Bayer. A novidade utiliza a tecnologia de realidade aumentada para um tour virtual pelas quatro fábricas da companhia no Brasil.

De acordo com Luciana Jacob, gerente de Desenvolvimento Organizacional e Gestão de Talentos da Bayer, a nova estratégia surgiu, pois mais da metade dos novos colaboradores da organização estarem fora da matriz em São Paulo e ficavam impossibilitados de participar da integração presencial anterior. “Com o novo programa, apostamos em diversas ações de aprendizagem para receber e mostrar a nossa cultura para os novos colaboradores da mesma maneira”, afirma.

Em casa, o futuro colaborador recebe uma Welcome Pack (caixa de boas-vindas), que contém carta do presidente, squeeze personalizado, moleskine, pendrive, caneta e um cartão com instruções para acessar o aplicativo You@Bayer. Com ele, é possível ativar a realidade aumentada e fazer um tour virtual pelos sites. Os ingressantes também acessam o portal de integração HelloBayer, que traz informações sobre horários de funcionamento dos sites, horários e linhas de fretados, cardápios dos restaurantes etc.

 

bayer-aplicativo

 

Desenvolvido pela empresa Ekantika, o You@Bayer ainda dá acesso a vídeos com líderes da companhia, como Theo van der Loo, presidente da Bayer no Brasil e Elisabete Rello, diretora de Recursos Humanos. Com isso, antes mesmo de chegarem, os colaboradores começam a mergulhar na cultura da companhia, o que proporciona uma melhor experiência já no primeiro dia de trabalho.

A novidade está disponível pode ser baixada tanto no sistema IOS quanto no Android. Para ativá-lo, é necessário utilizar um cartão de realidade aumentada, que está disponível aqui.

 

E-learnings e microlearnings – A companhia também inova com um sistema de treinamento digital totalmente reformulado. Agora, os profissionais têm acesso a e-learnings mais rápidos e didáticos, que apresentam os negócios da companhia em diversos formatos (vídeos, webinars e tutoriais). Para engajar, a nova plataforma trabalha com um sistema de pontos, em uma estratégia de gameficação do aprendizado.

A ideia é passar as informações em formato de storytelling, um exemplo é o vídeo Prazer em Conhecê-lo, que conta a história da Bayer por meio de personagens. “Tentamos trazer o máximo da realidade da Bayer neste conteúdo. Os personagens são colaboradores e clientes fictícios da empresa.  Como a Ana, que trabalha na divisão de CropScience, utiliza medicamentos da Bayer HealthCare e conta a história desta divisão, seguindo uma linha de colaboração entre os negócios”, disse Luciana.

A Bayer ainda oferece tutoriais simples para processos burocráticos, como ciclo de gestão de desempenho. Informações fundamentais para um bom desenvolvimento do trabalho. “Antes, nós tínhamos um treinamento de dois dias dentro de sala de aula, hoje você pode ver um vídeo de 4 minutos, que explica tudo o que o profissional precisa saber sobre desempenho e avaliação, por exemplo”, completa a executiva.