14 de fevereiro de 2018

Atlas Copco ajusta áreas de negócio e foca mercados estratégicos no Brasil

O Grupo Atlas Copco, novo associado da Aberje, é um fornecedor líder mundial em soluções de produtividade sustentável, que atende a clientes em mais de 180 países com produtos e serviços voltados para o aumento de produção, eficiência energética, segurança e ergonomia. Em 2018, a empresa completa 145 anos de atuação, sendo 63 anos de presença no Brasil, onde possui fábricas e escritórios totalizando mais de 1300 empregos diretos.

 

Atlas Copco logotype

 

Atualmente, o Grupo possui quatro áreas de negócios sob sua marca: Compressor, Vaccum, Power e Industrial. Na Compressor Technique, estão as soluções em ar comprimido, sopradores, secadores e geração de nitrogênio e oxigênio. Já em Vacuum Technique ficam os negócios com bombas de vácuo de alta eficiência energética para aplicações industriais e hospitalares. A Power Technique é a unidade que produz geradores de energia estacionários e portáteis, compressores portáteis, bombas de drenagem e torres de iluminação. Esta área também inclui a divisão Rental, que oferece locação de equipamentos para ar comprimido, geração de nitrogênio e vapor, além de serviços 24/7 para projetos especiais, tais como planos contingência e operações de backup. Por fim, o negócio Industrial Technique desenvolve soluções em sistemas de montagem industrial, integrando softwares para automação, gestão de manufatura avançada e ferramentas industriais pneumáticas, eletrônicas e hidráulicas, dentre as quais podemos destacar aparafusadeiras, apertadeiras, tensionadores, ferramentas para remoção de material, torquímetros entre outras. Atende aos mais diversos tipos de indústria, com destaque para a automobilística, aeroespacial, eletrodomésticos, mineração e energia.

A comunicação, neste processo todo, tem ganho muita atenção. Para Rodrigo Amaral, Gerente de Comunicação Corporativa e Digital Sales da Atlas Copco Brasil, “a Comunicação tem que se tornar cada vez mais estratégica e indispensável para as corporações e isso já não é mais apenas uma opção de escolha, é uma demanda”. Se, em muitas empresas e instituições, a comunicação funciona apenas como uma área de suporte ou extensão de alguma outra área, ele entende que o correto é ela estar voltada diretamente para o business da empresa, gerando valor, brand awareness e lucro. “Se não, nunca seremos reconhecidos como indispensáveis”, aponta.

No setor B2B, o drive de Amaral tem sido fazer a comunicação se tornar  indispensável para o negócio e seu planejamento para 2018 foi todo focado em ações para transformar a Comunicação de um mero agente secundário para um player importante. E acrescenta: “como resultado dessa transformação de posicionamento, hoje eu acumulo a gerência de digital Sales. Ou seja, sou o responsável por a toda jornada que um lead tem dentro da empresa: desde a criação de conteúdos estratégicos, engajamento, reconhecimento das necessidades, oferta a venda final”.

 

atlas-rodrigoamaral

 

O Grupo inicia o ano com esta nova configuração de suas áreas de negócios, que é fruto de um longo ciclo de inúmeras aquisições de empresas no Brasil e no mundo, assim como alguns desinvestimentos (principalmente na área de construção de estradas), criação de novas empresas (cujo especial exemplo é a criação da Epiroc, nova empresa do grupo para a área de mineração) e incorporação de tecnologias de alto valor agregado através de aquisições. Somente nos últimos 5 anos, mais de 10 empresas foram adquiridas e incorporadas pelo Grupo, sendo 2 delas no Brasil. A proposta é posicionar-se no mercado mundial e nacional para soluções estratégicas de produtividade sustentável, caracterizadas pela aplicação de alta tecnologia. “Desta forma o Grupo pretende ampliar cada vez mais sua participação na qualidade de vida de todos os brasileiros, do mesmo modo que ao longo destes 63 anos de atuação no país esteve presente na implementação das mais importantes hidrelétricas, estádios, obras de transporte público e na produção dos principais bens de consumo como automóveis e eletroeletrônicos”, completa Amaral.

QUEM É A EMPRESA – Atlas Copco é um fornecedor líder mundial de soluções em produtividade sustentável. O Grupo atende clientes com compressores inovadores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos para construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços focados na produtividade, eficiência energética, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, baseia-se em Estocolmo, na Suécia e tem um alcance global, abrangendo mais de 180 países. Em 2017, teve um faturamento de 102 BSEK (BEUR 10.3) e mais de 47 000 empregados.

A Atlas Copco completa, em 2018, 63 anos de presença no Brasil e tem uma fábrica no país, além de escritórios em Barueri e Sorocaba/SP, filiais em cinco estados e distribuidores em quase todas as regiões. Atualmente, a Atlas Copco Brasil emprega mais de 1300 funcionários.

 

Saiba mais no site www.atlascopco.com/pt-br e acompanhe a Atlas Copco Brasil nas mídias sociais:

LinkedIN   – http://www.linkedin.com/company/atlas-copco-brasil

Facebook – https://www.facebook.com/AtlasCopcoBrasil

YouTube   – http://www.youtube.com/AtlasCopcoBra

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *