30 de março de 2020

Atitudecom disponibiliza masterclass gratuito para quem quer ser ou já é influenciador digital

O importante papel do influenciador digital na sociedade sempre foi defendido pela jornalista Damaris Lago, CEO da AtitudeCom, agência de comunicação – associada da Aberje – com 17 anos de atuação e que começou a trabalhar com este público em 2013. Agora, para a executiva, mais do que nunca, com a crise que se estabeleceu no mundo e as incertezas em todas as esferas da sociedade, o papel do influenciador será determinante para ajudar a amenizar a dor dos seus seguidores.

Estima-se que, só no Brasil, existe mais de 1 milhão de influenciadores que se dedicam diariamente a construir conteúdo com o objetivo de engajar seus seguidores. Mas, para a executiva, a porcentagem de quem realmente sabe construir conteúdo relevante é muito baixa. “Calculo que somente cerca de 10% deste público podem ser considerados verdadeiros criadores de conteúdo, profissionais que sabem entreter e engajar com inteligência, e são preocupados em levar informação qualificada e soluções para amenizar as dores das pessoas”, diz a jornalista.

Para colaborar com esses profissionais, Damaris lançou, recentemente, um master class com 11 episódios, em que explica o verdadeiro propósito de ser um influenciador digital. “Quem decide ser influenciador tem que ter bem claro em sua mente que o único propósito de estar nesta profissão é ajudar os outros e, por isso, cada um tem que ter uma causa.” Ela revela, ainda, que sempre pergunta para os cerca de dez novos influenciadores que se cadastram no site da agência, semanalmente, com o objetivo de fazer negócios com as marcas, qual é verdadeiramente a causa e o objetivo dos canais de cada um, mas que a maioria não sabe responder.

Foi pensando neste público que Damaris criou o master class “Influenciadores e Marcas” e, desde janeiro, disponibiliza gratuitamente no canal do Youtube da AtitudeCom, agência que fundou em 2002, para ajudar na qualificação daqueles que querem seguir a carreira de criador de conteúdo.

O objetivo do curso é ensinar o influenciador a criar conteúdo relevante, entender seu papel e, consequentemente, atrair a atenção das marcas para subsidiar seus canais. “A maioria quer saber como aumentar o número de seguidores e likes, mas não percebe que compreender o propósito da profissão é o primeiro passo e, o segundo, é saber construir conteúdo”, explica.

A jornalista enfatiza que o momento atual é de solidariedade e a causa de todo mundo deve ser a mesma, devido à crise do novo coronavírus: ajudar as pessoas e dar dicas importantes, para amenizar o sofrimento alheio gerado pelas inseguranças impostas pelo isolamento social. “Não é o momento de ficar mostrando conquistas, coisas fúteis e informações pouco precisas, humor negro e outros comentários sem nenhuma importância para o contexto atual e, na verdade, nunca deve ser. O papel do influenciador é transformar a vida das pessoas, levando informações que as ajudem a resolver seus problemas, conquistar o que desejam e sonham. Mais do que nunca, agora é a oportunidade de revelar o verdadeiro significado de influenciar as pessoas, levando mensagens de paz, esperança e, principalmente, calma para promover o bem-estar e consciência sobre o dever de cada um”.

Dicas de Damaris para influenciadores na construção de conteúdo em tempos de isolamento social:

1) Procure munir-se de informações precisas. Se você quer dar dicas, por exemplo, de como higienizar a casa, então procure por dados técnicos com profissionais com total expertise na área, como fazem os jornalistas. Do contrário, você pode estar ajudando a disseminar informações prejudiciais à saúde das pessoas. Não esqueça de citar a fonte.

2) Tente entender, profundamente, qual é a verdadeira dimensão do problema, para se posicionar com realidade e clareza, sempre que quiser fazer comentários sobre a crise. Muitas pessoas estão em total desespero. Pergunte a si mesmo: o que você está fazendo para amenizar esse sentimento em cada uma delas?

3) Faça uma programação de pautas para a semana. Organize-se sobre o que vai falar e como vai falar. O ideal é não fugir do propósito das suas redes. Se você é um influenciador do setor de beleza, que tal ensinar as pessoas como fazer tratamentos de beleza em casa, já que ninguém poderá ir a um salão ou fazer massagens? Se o seu canal fala de gastronomia, que tal ensinar receitas básicas e fáceis para quem está home office, se for o seu público?

4) Boas entrevistas com especialistas no setor de saúde, psicologia, pedagogia e geriatria podem ser de fundamental importância nesse momento, para levar informação correta aos seus seguidores.

5) Reforce, a todo instante, a importância das pessoas ficarem em casa, principalmente aquelas que podem, mas têm dificuldade em entender, e dê dicas de como se organizarem nesses dias de isolamento social.

6) Entenda quais as principais preocupações do seu público e fomente discussões inteligentes, com troca de ideias, para ajudar a todos.

7) Seja solidário e ofereça ajuda com dicas específicas dos seus seguidores, por meio de enquetes.

8) Organize lives que possam ser um momento agradável de interatividade.

9) Empatia é a melhor forma de você ajudar. Por isso, interaja e ouça, em vez de só falar.

Acesso ao curso: http://www.youtube.com/atitudecom

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