×

Also in Portuguese #1

Todo mês, as notícias do que de mais relevante está sendo feito no mercado de comunicação em Portugal, apresentado pela APCE – Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa. Estes são os destaques do mês de Julho:

APCE promove debate sobre PR e inteligência artificial

A Inteligência Artificial (IA) ainda não consegue substituir os humanos em processos que impliquem decisão em “ethics, judgement and contextual awareness”. Essa constatação é resultado do grupo de trabalho montado pela britânica CIPR (Chartered Institute of Public Relations) e apresentado na conferência “Challenges of AI in Public Relations”, promovida pela APCE para debater o uso da IA na área de Relações Públicas. O evento contou com a palestra de de Alastair McCapra, CEO do CIPR, que desenvolve o trabalho de pesquisa #AIinPR. O grupo dividiu as ferramentas de IA disponíveis atualmente conforme o framework da Global Alliance, considerando o grau de complexidade da tecnologia. McCapra apresentou vários estudos de caso práticos com aplicação de IA na área de PR o que fomentou o debate entre os participantes e associados da APCE. O CEO da CIPR também abordou os resultados obtidos no estudo CIPR State of the Profession 2019, especialmente os desafios para a profissão e as discrepâncias entre as competências dos profissionais de comunicação seniores e o que é procurado quando do recrutamento de profissionais mais jovens.

European Communication Monitor 2019

A APCE divulgou aos seus associados os resultados do European Communication Monitor 2019. A pesquisa demonstrou que os profissionais de comunicação têm pouca confiança na sua profissão e existe uma maior confiança em consultores externos, professores e líderes organizacionais, mais do que os próprios profissionais da área. Da mesma forma, é esperado que a inteligência artificial vá impactar a profissão, mas 56% dos profissionais afirmam que ainda é difícil ter as competências necessárias para introduzir esta ferramenta. O estudo explora a confiança na profissão de RP, a confiança do público nos diferentes defensores da organização, os desafios da construção da confiança e da transparência, as questões estratégicas mais importantes para a profissão, a Inteligência Artificial nas comunicações, bem como a criação e distribuição de conteúdos. O European Communication Monitor 2019 baseia-se nas respostas de mais de 2.500 profissionais de comunicação de 46 países. Estão disponíveis análises detalhadas para 22 países e diferentes tipos de organizações (empresas, organizações sem fins lucrativos, governamentais, agências). O estudo completo pode ser lido aqui.

Comunicação e sustentabilidade

A Sair da Casca, associada da APCE, publicou oito vídeos, onde conversa com vários profissionais responsáveis de comunicação com o objetivo de entender o que mudou em Portugal nos últimos 25 anos relativamente à sustentabilidade. Estes vídeos surgem no âmbito das comemorações dos 25º aniversário da empresa. Os vídeos, que contam com a participação de diversos associados da APCE, podem ser acessados na página da Sair da Casca no Youtube, clicando aqui.