30 de maio de 2017

Agência Comunicado reforça trabalho do Jardim das Borboletas

unnamed (2)
Aline Teixeira está à frente da ONG Jardim das Borboletas

Você já ouviu falar das crianças borboletas? Elas são crianças como as outras – estão apenas iniciando a vida, têm sonhos, alegrias – mas elas têm também uma árdua batalha diária, que é a convivência da melhor forma com uma doença genética chamada epidermólise bolhosa. A agência Comunicado, de São Paulo/SP, associada da Aberje, está apoiando a causa e fazendo esforços para dividir histórias de amor e solidariedade.

Quem diria que a história de Natália Calixto Alves, hoje com 4 anos, que vive com a mãe, a dona de casa Lucimar Faria Calixto, daria vida a projeto tão especial, a ONG Jardim das Borboletas?

Tudo começou em 25 de março de 2016, quando a cabeleireira Aline Teixeira da Silva Coutinho, moradora da cidade de Caculé, na região sudoeste da Bahia, conheceu a pequenina na igreja que frequenta até hoje. Observando o sofrimento e a falta de recursos da família para tratar a menina, ela resolveu criar a campanha “Tudo por Natália” nas redes sociais. O objetivo era arrecadar dinheiro para ajudar a pequena que convive com a epidermólise bolhosa – doença rara e grave, não contagiosa, de origem genética, que consiste em uma má formação da pele e mucosas, com o surgimento de bolhas dolorosas que precisam de cuidados constantes. Existem algumas formas da doença e em parte dos casos ocorrem distrofias nos pés e mãos e comprometimento de órgãos internos e funções fisiológicas, com, obviamente, consequências consideráveis para a qualidade de vida dos pequenos. Eles necessitam de cuidados constantes para evitar problemas de diversas ordens, inclusive infecções. Cada fricção na pele pode causar uma nova bolha e mais cuidados necessários. Basicamente, o dia a dia do Jardim das Borboletas é dar amparo físico e psicológico às crianças, curativos diários e suplementação alimentar e vitamínica, já que a enfermidade também resulta na má absorção dos alimentos.

O município de Rio Do Antônio vem atendendo, até o momento, às necessidades da Natalia que são obrigações do município – atendimento multidisciplinar por médicos e medicações, regularmente. Porém, as crianças que residem em outros municípios – especialmente na zona rural – ainda estão desassistidas por seus respectivos municípios.

“Falta ainda o Estado da Bahia assistir nossas crianças com itens extremamente importantes para eles seguirem com mais qualidade de vida e que são obrigação do Estado – os curativos especiais caríssimos indicados para feridas exsudativas como as da epidermólise bolhosa, que minimizam a dor e as lesões cutâneas, e os suplementos alimentares especiais, que são terapias nutricionais orais desenhadas especificamente para a cicatrização interna das crianças”, afirma Aline Coutinho.

Com recursos 100% oriundos de doações, a ONG Jardim das Borboletas atende hoje 10 crianças com necessidades diárias de curativos, suplementos e mais (uma série de itens de farmácia, de saúde e higiene). E pretende aumentar sua atuação o quanto for possível.

Como ajudar: Com doações dos curativos especiais Curativo Molnlycke Mepilex Transfer de 15 cm x 20 cm e do suplemento Cubitan, comprando online e enviando para o endereço da ONG. Eles estão à venda na loja www.vitaesaude.com.br. Ou ainda, enviando qualquer quantia para ajudar o Jardim das Borboletas a comprar os itens tão importantes do tratamento das crianças atendidas. A suplementação alimentar precisa ser do tipo especial para pessoas com a doença e os caríssimos curativos são importados e especiais porque não podem grudar na pele dos pacientes e permitem a troca e limpeza sem feri-los ainda mais.

Dados bancários para ajudar as crianças do Jardim das Borboletas:
Banco do Brasil
Aline Teixeira da Silva Coutinho (é ela quem cuida da ONG – em breve terá CNPJ)
CPF: 389.045.778-96
Agência 4573-X
Conta: 7882-4 – Variação 51 (Conta Poupança)

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *