Busca avançada       438 comunicadores online          |          linguagem EN ES PT IT          |  cadastre-se    
Curso Internacional

Apoio:

Itaú

Vale

Bayer

CPFL

BASF

Apoio Odebrecht

CCFB

HOME >> ACERVO ONLINE >> PESQUISAS
PESQUISAS DATABERJE

Vale


 

   
Versão

"Espaços Corporativos em Redes Sociais Digitais e Processos de Colaboração nas Organizações: realidade no Brasil" – 2014

Esta pesquisa busca traçar o cenário de interatividade organizacional com públicos estratégicos a partir de plataformas sociais digitais, com vistas a identificar os efeitos do uso de tecnologia para processos colaborativos mais eficazes, e os entraves neste panorama.

A concepção e o planejamento são do Prof. Dr. Paulo Nassar, com coordenação de Carlos A. Ramello e Rodrigo Cogo.

A coleta de dados ocorreu entre 06 de fevereiro e 28 de março de 2014, por meio de autopreenchimento em sistema on-line. A amostra é nãoprobabilística por conveniência. Participaram 53 organizações associadas à Aberje, de diversos segmentos e setores da economia e classificadas entre as 1.000 Maiores Empresas do Brasil, de acordo com a revista Valor Econômico.

PDF
     

Pesquisa "Perfil do Profissional de Comunicação Corporativa no Brasil" - 2013

Esta pesquisa tem como objetivo o conhecimento de aspectos ligados às vidas pessoal, acadêmica e de trabalho de profissionais alocados em atividades de Comunicação Corporativa no Brasil, a partir da base de relacionamento das entidades Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial e Abracom - Associação Brasileira de Agências de Comunicação.

A concepção e o planejamento são do Prof. Dr. Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor da ECA/USP, com desenvolvimento pelo DATABERJE - Instituto Aberje de Pesquisa, sob consultoria técnica de Suzel Figueiredo e Fabiana Rinaldi.

Trata-se de uma pesquisa quantitativa com amostra não-probabilística por conveniência.
A coleta de dados ocorreu entre 22 de fevereiro e 05 de março de 2013, por meio de autopreenchimento em sistema on-line. Contempla a participação de 1085 profissionais, provenientes de diversos segmentos e setores da economia.

PDF
     

Pesquisa Comunicação Interna - 2012

Este estudo tem como objetivo o mapeamento das práticas adotadas pelas empresas em relação ao seu processo de Comunicação Interna.

Os questões abordadas refletem o status da Comunicação nas empresas, a estrutura das equipes, a formação dos gestores, os meios de comunicação mais utilizados, os investimentos na área, além de comparar aos resultados obtidos em estudos anteriores.

A coordenação do estudo foi efetivada pelo Prof. Dr. Paulo Nassar, diretor-geral da ABERJE e professor da ECA – USP, o desenvolvimento pelo DATABERJE - Instituto ABERJE de Pesquisa.

A coleta de dados ocorreu entre 25 de abril de 2012 e 13 de junho de 2012.

PDF
     

Estudo sobre o Mercado Fornecedor de Comunicação - 2012

Este estudo tem como objetivo o mapeamento das práticas adotadas pelas empresas quanto a contratação de fornecedores de serviços de Comunicação em seus diversos processos, assim como o nível de satisfação em relação à prestação desses serviços pelas contratadas.

A coordenação do estudo foi efetivada pelo Prof. Dr. Paulo Nassar, diretor-geral da ABERJE e professor da ECA – USP, o desenvolvimento pelo DATABERJE - Instituto ABERJE de Pesquisa.

A coleta de dados ocorreu entre 18 de janeiro de 2012 e 23 de fevereiro de 2012.

 

PDF

     

Aberje pesquisa organizações no Facebook e aponta as melhores em diálogo e engajamento (2013)

Pesquisa realizada pela Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial entre as 50 maiores companhias do país segundo ranking da Revista Exame. A análise foi feita em páginas institucionais disponíveis nesta plataforma de rede social digital no período de janeiro a março de 2013. Foram apontados índices de diálogo e de engajamento.

PDF
     

Comunicação Corporativa nas Organizações

ISBN: 978-85-89702-24-9

O DATABERJE, Instituto de Pesquisa da Aberje, realizou este estudo sobre a “Comunicação Corporativa nas organizações”, apresentando dados relevantes sobre as características atuais da comunicação nas grandes empresas. A pesquisa, divulgada na revista “Valor Setorial – Comunicação Corporativa”, na edição de 08 de outubro de 2008, dia da Comunicação Empresarial, é a maior já realizada em âmbito nacional.

A parceria com o jornal “Valor Econômico” reflete a percepção de que a Comunicação Corporativa é um segmento de mercado que cresce em importância e investimentos, abre novas perspectivas para os profissionais da área e coloca o tema no mais elevado nível do debate no universo dos negócios.

O estudo foi coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Nassar, Diretor Presidente da Aberje e Prof.Dr. da ECA-USP e pela Profª Suzel Figueiredo, diretora do DATABERJE.

Digital
     

Pesquisa Sustentabilidade: comunicadores empresariais e do Congresso Nacional juntos pela transformação

ISBN: 978-85-89702-16-4.
Coordenadores: Paulo Nassar e Suzel Figueiredo.

Conheça, em primeira mão, a pesquisa Sustentabilidade 2008, realizada pelo DATABERJE – Instituto Aberje de Pesquisa.

A pesquisa foi apresentada, no I Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade por Paulo Nassar, Diretor Presidente da Aberje e Prof.Dr. da ECA/USP e Suzel Figueiredo, Diretora do DATABERJE, ambos coordenadores deste estudo e marca o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Aberje sobre o tema da sustentabilidade empresarial.

PDF
     

Pesquisa: Sustentabilidade e a presença na mídia

ISBN: 978-85-89702-13-3.
Coordenadores: Paulo Nassar e Suzel Figueiredo.

O DATABERJE – Instituto Aberje de Pesquisa realiza análise inédita da presença do tema sustentabilidade na mídia, uma iniciativa do DATABERJE, Trama Comunicação e Sino Soluções em Informações.

A análise foi coordenada e apresentada pelo Prof. Dr. Paulo Nassar, da ECA/USP e Diretor-Presidente da Aberje e por Suzel Figueiredo, Diretora do DATABERJE, no I Fórum de Comunicação e Sustentabilidade que aconteceu nos dias 11 e 12 de junho, em Brasília.

Classificaram-se como as dez empresas mais citadas: a Petrobras, Wal-Mart, Vale, Banco ABN Real, Banco do Brasil, Boticário, Bradesco, Itaú, Natura e GE, todas associadas à Aberje.

PDF
     

Pesquisa Comunicação Interna 2007

Esta pesquisa tem o objetivo de mapear os avanços na área e comparar dados com as pesquisas sobre o mesmo tema, realizadas em 2002 e 2005. É, portanto, a rodada sobre Comunicação Interna de 2007. Os aspectos abordados enfocam o status da Comunicação nas empresas, a estrutura das equipes, a formação dos gestores, os meios de comunicação mais utilizados, além de investimentos na área. O estudo foi coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Nassar, diretor presidente da Aberje e Prof.Dr. da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA – USP, e pela Profª. Suzel Figueiredo, diretora do
DATABERJE - Instituto Aberje de Pesquisa, e professora de Pesquisa da Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP.

PDF
     

Desafios na Comunicação da Ação Social Privada

ISBN: 978-85-89702-19-5

Em parceria com o GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas -, o DATABERJE, Insituto Aberje de Pesquisa, realizou uma pesquisa sobre os desafios na Comunicação da ação social privada. A parceria foi constituída com o objetivo de gerar conhecimento que contribua com a qualificação e aprofundamento da comunicação produzida em torno da ação sócio-econômico-ambiental de empresas, fundações e institutos de origem privada.

PPT
     

Estudo de Remuneração em Comunicação (2007)

O Instituto Aberje de Pesquisa (DATABERJE), em parceria com a DMR Consulting, realizou um estudo de remuneração para cargos de Comunicação, a partir de 120 empresas de todo o país.

PDF
     

Pesquisa sobre a Mulher na Comunicação Corporativa (2007)

ISBN: 978-85-89702-17-1

O Instituto Aberje de Pesquisas (DATABERJE) com o apoio da Avon realizou uma pesquisa de opinião sobre sustentabilidade com mulheres da área de comunicação, e ouviu 114 profissionais em 110 empresas de todo o país.

Os questionários, formatados com perguntas fechadas e abertas, foram aplicados por telefone no período de 26 de fevereiro a 02 de março de 2006.
O estudo foi coordenado por Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e Prof.Dr. da ECA-USP, e Suzel Figueiredo, diretora do DATABERJE e professora da FAAP.

FLASH

PDF

     

Pesquisa sobre as Expectativas dos Jornalistas dos Veículos de Comunicação do Brasil
para as Eleições 2006

Pesquisa Aberje/Imprensa/Maxpress, realizada em agosto de 2006 pela Franceschini e coordenada pelo DATABERJE, revela quais são as expectativas dos jornalistas do Brasil para as eleições de 2006. O estudo foi feito anteriormente às campanhas eleitorais e abordou a opinião dos jornalistas com relação aos candidatos à presidência, à parcialidade dos veículos de comunicação, ao atual governo e aos Poderes Legislativo e Judiciário. Confira os principais resultados da pesquisa.

     

Pesquisa sobre a Mulher na Comunicação Corporativa (2006)

ISBN: 85-89702-18-9

O Instituto Aberje de Pesquisas realizou uma pesquisa com mulheres da Comunicação Corporativa, e ouviu 101 profissionais da área em 101 empresas de todo o País. O estudo foi coordenado por Paulo Nassar, Prof.Dr. da ECA-USP, e Suzel Figueiredo, diretora do DATABERJE e professora da FAAP.

FLASH

PDF

     

Radiografias Críticas

Pesquisa Aberje/Imprensa/Maxpress de Avaliação das Assessorias de Imprensa, feita em dezembro de 2005 pela Franceschini, coordenada pelo DATABERJE, submete a relação entre redações, poder público e econômico a um raio-x que revela disparidade entre regiões do país no trato com a liberdade de expressão, a existência de pressão política e a dificuldade no acesso a informações de alguns setores produtivos

     

Aberje divulga resultado da 2ª edição da pesquisa sobre Comunicação Interna

O estudo foi coordenado por Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e Prof.Dr. da ECA-USP, e Suzel Figueiredo, diretora da DATABERJE e professora da FAAP. A amostra envolve 117 organizações, classificadas entre as 500 maiores empresas do Brasil, de acordo com levantamento deste ano da revista Exame. Juntas, elas empregam mais de um milhão de funcionários e faturaram, no ano passado, acima de US$ 260 bilhões. Também estão incluídos na amostra sete bancos que figuram entre os maiores do país. A coleta de dados ocorreu entre 15 e 30 de agosto de 2005.

     

Pesquisa Imprensa/MaxPress/Aberje 2005

Veja pesquisa inédita que afere a popularidade de Lula junto aos jornalistas brasileiros.

     

Imagem dos Três Poderes
Pesquisa inédita!

Para marcar o Dia da Imprensa, em 1º de junho, jornalistas de redações do Brasil inteiro avaliam a atuação e a imagem dos Três Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário .

A pesquisa está dividida em oito arquivos PDF, nos links ao lado.

     

Pesquisa sobre a Mulher na Comunicação Corporativa (2005)

ISBN: 85-89702-20-0

Pesquisa coordenada por Paulo Nassar, presidente executivo da Aberje e Prof.Dr. da ECA-USP e Suzel Figueiredo, diretora do Instituto Aberje de Pesquisas. O levantamento de campo esteve a cargo da NetTown Pesquisas, com supervisão de Carolina Navarro.

     

Pesquisa Comunicação Interna 2002

Instituto Aberje de Pesquisas concluiu o maior estudo sobre o perfil da Comunicação Interna brasileira. A pesquisa foi aplicada entre agosto e setembro de 2002 e ouviu gestores de 100 das 500 Maiores e Melhores empresas de todo o País. Acompanhe os resultados.

     

Pesquisa Comunicação Interna 2001

Instituto Aberje de Pesquisas

Pesquisa coordenada pelo jornalista
Paulo Nassar
diretor-executivo da Aberje e mestre em comunicação pela ECA-USP

     

Pesquisa de Comunicação Corporativa 2001

Instituto Aberje de Pesquisas e Ideafix Estudos Institucionais



Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associados |   Diretoria   |    Canal de Associados   |    Fale conosco   |   Siga-nos no Twitter   |    Cadastre-se

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Aberje Angélica | Av. Angélica, 1757 - 12º andar - Higienópolis - São Paulo/SP
Aberje Sumaré | Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - Próximo à Estação Sumaré do Metrô - São Paulo/SP