Busca avançada       386 comunicadores online          |          linguagem EN ES PT IT          |  cadastre-se    
Curso Internacional

Apoio:

Itaú

Vale

Bayer

CPFL

BASF

Apoio Odebrecht

CCFB

HOME >> ACERVO ON-LINE >> COLUNAS >> COLUNISTAS >> Ivone de Lourdes Oliveira
COLUNAS


Ivone de Lourdes Oliveira
ivone@pucminas.br

*Colaboração do Grupo de Pesquisa: “Comunicação no contexto organizacional: aspectos teóricos e conceituais”, CNPq/PUC Minas.

Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ) e pós-Doutora em Comunicação pela Université de Toulose III. Diretora e professora do mestrado da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas. Vice-diretora da Abrapcorp. Coautora do livro “O que é comunicação estratégica nas organizações?” e coorganizadora dos livros “Interfaces e tendências da comunicação no contexto organizacional”, “Propostas conceituais para a comunicação no contexto organizacional”, “Redes sociais, Comunicação, Organizações” e “Comunicação, Discurso, Organizações”. Personalidade do ano no Prêmio ABERJE 2006 em Comunicação Empresarial - Regional MG.



 

Mídias e mediações no contexto organizacional

              Publicado em 9/11/2010

Nos tempos atuais, as mídias estão tão presentes em nossa sociedade que não conseguimos perceber sua centralidade. A velocidade e a multiplicidade de ocorrências midiáticas beiram o excesso. Neste complexo contexto, as organizações (públicas, privadas e não-governamentais) utilizam as mídias (eletrônicas, impressas, audiovisuais, sonoras, digitais entre outras) para ganharem visibilidade e interagirem com seus interlocutores. Acresce-se a isto, a grande quantidade de novas tecnologias de informação e comunicação que surgem a cada dia, o que intensifica a necessidade de definir estratégias de relacionamento e posicionamento por parte das organizações.

Mas, antes de tudo, é preciso entender o que é mídia. Os conceitos são inúmeros e controversos, mas partirmos do entendimento que a mídia não é só um instrumento de transmissão e divulgação de informações e produtos midiáticos, um dispositivo técnico, mas o principal agente contemporâneo de circulação e interconexão de fluxos humanos, lugar de interações, responsável por conferir visibilidade e instaurar relações entre interlocutores do processo comunicacional.

Assim, a mídia é vista em uma perspectiva relacional, que não a restringe aos meios de comunicação de massa, conforme usualmente é definida, mas sim como responsável por promover interações entre interlocutores diversos, incluindo aí as organizações.

Já a ideia de mediações não se apresenta como substituição dos meios, ao contrário, os meios são fundamentais para as mediações sociais e são por elas incorporados. Entretanto, a origem da mediação está no campo das mídias, já que as mídias possuem capacidade mediadora entre os interlocutores participantes do processo comunicacional.

Entendemos que o processo comunicacional é constituído pela mediação de três instâncias: de produção, circulação e recepção. Este processo forma o circuito comunicacional, que envolve estas instâncias, os sentidos produzidos neste processo, os sentidos que escapam, os códigos, os suportes, a linguagem, o conteúdo etc. Neste circuito comunicacional - e pensando a partir da comunicação no contexto organizacional - organizações e grupos de interesses intercambiam seus papéis, sendo, ao mesmo tempo, produtores e receptores, em um movimento de elaboração e compartilhamento de sentidos que ocorrem na circulação de todos esses elementos no espaço social.

Assim, os processos midiáticos no contexto organizacional podem ser caracterizados como dispositivos sócio-técnicos que criam novos ambientes, novas formas virtuais de interação e promovem novas experiências de mediações, para além das formas mediadas e presenciais que até então caracterizavam as interações sociais.

Adelina Martins de La Fuente
Membro do Grupo de Pesquisa “Comunicação no contexto organizacional: aspectos teórico-conceituais (CNPq/PUC Minas). É graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e mestranda em Comunicação Social da PUC-Minas (2010). E-mail:
demartinsfuente@yahoo.com.br

Ao receber o convite da Aberje para assumir mensalmente esta coluna no seu site, propus a ampliação de participação com os meus colegas do Grupo de Pesquisa, “Comunicação no contexto organizacional: aspectos teóricos conceituais”, PUC-Minas/CNPq. O diálogo aberto permite a  troca  reflexões  e estabelecer um vínculo mais próximo com o mundo profissional..   Vamos trazer mensalmente assuntos relacionados a comunicação no contexto organizacional, e desejamos receber opiniões de nossos leitores.


Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor. 1665

Indique esta coluna

voltar



Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associados |   Diretoria   |    Canal de Associados   |    Fale conosco   |   Siga-nos no Twitter   |    Cadastre-se

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Aberje Angélica | Av. Angélica, 1757 - 12º andar - Higienópolis - São Paulo/SP
Aberje Sumaré | Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - Próximo à Estação Sumaré do Metrô - São Paulo/SP