Busca avançada       252 comunicadores online          |          linguagem EN ES PT IT          |  cadastre-se    
Curso Internacional

Apoio:

Itaú

Vale

Bayer

CPFL

BASF

Apoio Odebrecht

CCFB

HOME >> ACERVO ON-LINE >> COLUNAS >> COLUNISTAS >> Rosana Miziara
COLUNAS


Rosana Miziara


Historiadora e professora universitária com mestrado e doutoranda em História Social. Foi coordenadora de cultura da região central de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura e coordenadora de projetos do Museu da Pessoa, onde desenvolveu ações para grandes corporações, como Cia. Vale, Petrobras, SESC, CCBB, entre outras. Foi diretora da CDN Cultural, onde desenvolveu projetos voltados para a comunicação empresarial a partir da cultura. Atualmente é conselheira do Instituto Museu da Pessoa e coordenadora do Programa Conte sua História.


 

A marca e a história de vida das pessoas: comunicação e cultura

              Publicado em 20/10/2010

Só o que está morto não muda!
Repito por pura alegria de viver:
A salvação é pelo risco,
Sem o qual a vida não vale a pena.
Clarice Lispector

Ser você mesmo. A sua história de vida é o que conta. Romper barreiras, criar uma nova história a partir dos desafios colocados pela própria existência. Tudo isso sem perder a dignidade. Afinal, como diz Clarice Lispector, “a salvação é pelo risco”.

Estas são premissas que movem a vida de qualquer pessoa, anônima ou célebre. Viver é ilimitado.

A Nextel entendeu muito bem esse movimento ilimitado da história de vida das pessoas e está mostrando isso a partir de depoimentos de história de personagens que romperam limites e transpuseram barreiras. E o melhor de tudo é que não há moralismo na escolha de história de vida dos personagens que aparecem na propaganda. Exemplo disso é o nova campanha que teve inicio com o depoimento de Fábio Assunção (http://www.youtube.com/watch?v=f0d3tmyiSyc), que teve sua história com as drogas nacionalmente exposta pela mídia. Além do mais, a campanha também é interativa, os telespectadores podem interagir com a história, convidando seus amigos para serem os próprios protagonistas (http://www.bemvindoaoclube.com.br/#/dr-saulo?u=nQ6sDBlj)

Claro que o desafio é seguir expandindo o arco de atuação da empresa. Ampliar os segmentos de atuação deste tipo de serviço, antes restrito a públicos específicos. Para isso, a linha de comunicação criada pela agência de publicidade Loducca.MPM precisava de retoques. Embora os publicitários não achassem que havia sinais de desgaste, o executivo Gustavo Diament, que assumiu em agosto do ano passado a posição de vice-presidente de marketing da Nextel, pensava o contrário e apostou que já era hora de dar mais um passo.  Diament propôs que a Nextel assumisse a idéia de que tem um produto ilimitado, e não apenas dirigido a um clube de usuários. A operadora quer construir uma imagem capaz de atingir um público maior, em especial se vingarem seus planos de entrar no segmento de telefonia 3G ainda este ano. “Queremos a partir de agora personagens mais famosos e que contem histórias próprias e de forma convincente de como uma pessoa pode ser ilimitada em suas experiências de vida”, diz o executivo.

Temos aqui de forma prática uma maneira culturalmente nova de pensar a comunicação. Associar a vida da pessoa à marca do produto. E isso pode servir de exemplo para outras empresas em como utilizar suas verbas de comunicação para campanhas e projetos culturais que efetivamente falem com os seus consumidores. Consumidores estes, que em sua maioria, não moram em castelos, apesar de os criarem!


Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor. 2139

Indique esta coluna

voltar



Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associados |   Diretoria   |    Canal de Associados   |    Fale conosco   |   Siga-nos no Twitter   |    Cadastre-se

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Aberje Angélica | Av. Angélica, 1757 - 12º andar - Higienópolis - São Paulo/SP
Aberje Sumaré | Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - Próximo à Estação Sumaré do Metrô - São Paulo/SP