Busca avançada       272 comunicadores online          |          linguagem EN ES PT IT          |  cadastre-se    
Curso Internacional

Apoio:

Itaú

Vale

Bayer

CPFL

BASF

Apoio Odebrecht

CCFB

HOME >> ACERVO ONLINE >> CMR >> MONOGRAFIAS
MONOGRAFIAS
Página: 1 de 9
Monografias para consultas

Insira aqui sua monografia sobre o universo da Comunicação Empresarial e seus aspectos e contribua para a disseminação do conhecimento na área. Envie o arquivo em formato PDF para cmr@aberje.com.br.

A contribuição da memória no fortalecimento da reputação institucional: o caso dos 45 anos do Centro Paula Souza
Leonardo Tote Franco
2014

Resumo: A partir da necessidade de preparar ações para comemorar os 45 anos do Centro Paula Souza - autarquia do governo de São Paulo responsável pelas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) - o trabalho a seguir apresenta um planejamento estratégico de comunicação focado em explorar como a memória pode contribuir para o fortalecimento da reputação do órgão. Com base em estudos sobre o papel da memória na promoção da imagem organizacional e na análise de projetos bem-sucedidos no campo das relações públicas, é feito um diagnóstico sobre a realidade do Centro Paula Souza e de seu relacionamento com os públicos estratégicos. O estudo permitiu a identificação de oportunidades e a definição de objetivos para a construção de um plano de ações, com cronogramas, custos e mensuração de resultados, apresentando propostas para transformar o momento de celebração em um marco referencial na história da instituição.

Palavras-chave: Comunicação organizacional, Planejamento estratégico, Reputação, Relações Públicas



A comunicação de marketing empregada pelas empresas do segmento de engenharia de trânsito junto ao mercado governamental
Maurício Sousa Valdivino
2014

Resumo: Este estudo buscou compreender o modo como a comunicação de marketing empregada pelas empresas de engenharia de trânsito junto ao mercado governamental tem contribuído para os negócios, bem como as razões que levaram a esse movimento de mercado. Para alcançar os objetivos elucidados, a metodologia partiu de uma abordagem qualitativa. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a comunicação de marketing a partir de obras publicadas nos últimos cinco anos. Com base nas técnicas de pesquisa exploratória e descritiva foi possível aprofundar o conhecimento em torno dos aspectos do mercado governamental e do segmento de engenharia de trânsito. A pesquisa de campo foi conduzida através da análise documental e análise de conteúdo, possibilitando a coleta dos dados secundários e identificação das variáveis. Os resultados apontaram que as empresas se apropriaram das ferramentas de comunicação para valorização da marca, atuando estrategicamente sobre a fase de especificação dos projetos. Assim, buscam influenciar os gestores a partir de um apelo técnico, levando as licitações para um processo pautado por atributo e não por preço. As considerações finais confirmaram as expectativas do pesquisador de que a ocorrência fenomenológica se deu pela evolução da tríade: comportamento de compra do mercado governamental, novas formas de comunicação com o setor público e aumento da concorrência no segmento de engenharia de trânsito.

Palavras-chave: Comunicação integrada de marketing, comunicação pública, comunicação empresarial



A comunicação como estratégia de qualidade na gestão das organizações
Rodrigo Fernandes Pedrotti
2013

Resumo: Diante das mudanças sociais, políticas, econômicas e tecnológicas na sociedade, as organizações se encontram numa relação de competitividade mais agressiva e o ambiente de desafios impostos pelo mercado e concorrentes exige delas um posicionamento forte, cada vez mais estruturado em modelos de gestão que acompanhem essa evolução. A busca pela excelência passa a ser vista como objetivo e é baseada em modelos de gestão estratégica, focados num planejamento e estruturados em torno da Qualidade. O desafio de alcançar a melhoria contínua é expresso em modelos de avaliação que contemplam todos os processos da organização, dando destaque a comunicação, como ferramenta estratégica na disseminação dos processos de qualidade. Este trabalho analisa como a comunicação se insere nos processos de qualidade facilitando a busca pela excelência.

Palavras-chave: Excelência, Melhoria contínua, Cultura Organizacional, Comunicação empresarial



Dimensões inovadoras do teatro-empresa na comunicação organizacional
Luiz Fernando Milani
2013

Resumo: Discute a utilização das manifestações teatrais conhecidas por teatro-empresa no contexto organizacional sob o aspecto de inovação comunicativa. Ao acompanhar o processo de comunicação dessas manifestações nas empresas, examinam se estratégias, arte, modernidade e tecnologia, verificando as características dessa modalidade particular de teatro e seus efeitos, responsáveis por atrair as organizações e convencê-las da eficácia de seu uso. O estudo demonstra que essa comunicação inovadora do teatro valoriza as relações humanas, reinterpretando-as, reservando ao funcionário/espectador o papel até então inédito de sujeito da ação. A metodologia recorreu a entrevistas semiestruturadas tanto com os profissionais das organizações que encomendam o trabalho cênico quanto com os dramaturgos que escrevem os roteiros para atender a tais encomendas e, pelo testemunho de uns e outros, constata-se que o teatro-empresa influencia poderosamente o comportamento dos funcionários, constituindo um instrumento valioso no processo de comunicação organizacional, uma vez que se vale de recursos singulares de expressão da realidade, superando a mera obrigação de informar para elevar-se ao nível de conscientizar e transformar comportamentos e vidas.

Palavras-chave: Cultura organizacional, Comunicação interna, Teatro-empresa, Inovação



Gestão de Crise: a atuação da Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia durante a greve da PM de 2012
Carlos Prates
2012

Resumo: Analisa de que forma as ações adotadas pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom) contribuíram para administrar a greve da Polícia Militar em 2012. Discute a comunicação vista como forma de auxiliar o gerenciamento de uma crise, portanto, são citados aqui os diversos mecanismos usados pela Secom neste problema envolvendo policiais militares baianos. Este caso prático foi analisado tendo como referência os ensinamentos de profissionais da área de gestão de crise para, então, avaliar a atuação da Secom. Vale ressaltar que nesta área em questão, por mais que existam orientações sobre formas adequadas de agir, não há uma receita pronta e infalível para contornar uma crise, já que elas são muito dinâmicas e precisam ser sempre analisadas caso a caso. A partir do material coletado e analisado, percebeu-se que diversas ações da Secom foram satisfatórias, entretanto, outras deixaram a desejar e poderiam ter sido mais enfáticas e objetivas.

Palavras-chave: Crise, Administração pública, Comunicação institucional, Polícia Militar



O blog corporativo como desafio para os profissionais de comunicação
Clenio Araujo
2012

Resumo: As características desejadas a um blog corporativo eficiente do ponto de vista da comunicação são o tema desta dissertação. Buscou-se compreendê-las, assim como listá-las, verificar a aplicabilidade de tais características e relacionar ganhos à imagem pública de uma empresa através da ferramenta. A metodologia empregada foi o estudo múltiplo de casos, com análise de cinco blogs que contêm a maior parte das competências sugeridas em protocolo de avaliação construído a partir de leituras, entrevistas e visitas a blogs. Cada blog estudado possui pontos fortes distintos, mas também melhorias que precisam ser consideradas. Comportamentos de abertura e transparência totais ao diálogo ainda são mais discursos que práticas nas organizações brasileiras, que precisam aproveitar melhor as oportunidades de relacionamento que as mídias sociais trouxeram.

Palavras-chave: Comunicação organizacional, Mídias sociais, Comunicação digital



Gestão de risco e gestão de crise: case Shopping Center Norte
Márcia Dias
2012

Resumo: Enfrentar uma crise empresarial não é fácil. Preparar-se para a gestão de riscos e crises envolve ações pontuais, por meio do conhecimento adquirido pelo homem, contando com os avanços da tecnologia e da comunicação e de todo o ferramental que essas potências oferecem ao novo cenário corporativo. Enfrentar a mídia, a opinião pública, o clima organizacional fragmentado, acionistas descontentes, situações previsíveis e imprevisíveis, entre outros eventos resultantes de riscos mal gerenciados ou não gerenciados, por não ter um planejamento adequado, é uma experiência pela qual as empresas não desejam passar ou acham que nunca irão passar. A gestão desse processo não depende apenas de ter ferramentas, mas de pessoas hábeis no seu manuseio e manutenção. Centra-se aí a proposta deste trabalho, com base em um referencial teórico acerca do tema "Gestão de Risco e Gestão de Crise", ilustrado pelo "Case: Shopping Center Norte", analisar o cenário sob as práticas de gestão de risco e crise.

Palavras-chave: Gestão de crise, Imagem institucional, Comunicação corporativa



Os eventos como ferramenta de comunicação e marketing: o caso da Copa Panorama de Futsal
Jonas Mendonça
2012

Resumo: A proposta deste trabalho de conclusão de curso é estudar os eventos como uma ferramenta de comunicação e marketing a partir do estudo de caso da Copa Panorama de Futsal, evento realizado pela TV Panorama, afiliada Rede Globo. A partir da utilização bibliográfica de autores considerados referências nos conceitos de marca e marketing de eventos, vamos analisar como os eventos têm ganhado destaque dentro do planejamento de comunicação das organizações com o objetivo de reforçar suas marcas e aumentar o envolvimento de seus públicos com as mesmas. A partir dessas constatações, faremos uma aproximação em âmbito regional, o que nos permitirá identificar como uma das maiores empresas da região se relaciona com os eventos.

Palavras-chave: Marketing de Eventos, Marca, TV Panorama



Lobby, relações governamentais e comunicação: como autores nacionais conceituam essa relação e qual a opinião de profissionais que atuam na área
Alethéia Rocha Barbosa
2012

Resumo: Matéria pouco estudada e tema pouco tratado pela opinião pública, o lobby tem, no Brasil, conotação pejorativa, apesar de ser a defesa legítima de interesses em uma sociedade democrática. Pretendeu-se analisar a escassa, mas importante bibliografia brasileira sobre o lobby para entender o significado do termo e quais os meios para realizar a atividade. Buscou-se ainda avaliar neste trabalho as ações da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) sobre o tema. Produziu-se uma pesquisa com profissionais de comunicação para entender o que pensam sobre lobby, como deve ser a interface com a comunicação das organizações e o que fariam se tivessem que mobilizar a opinião pública para conhecer o real significado da atividade e buscar sua legalização.

Palavras-chave: Lobby, Relações governamentais, Comunicação, Relações públicas, Relações institucionais



Eventos e sua importância para as Relações Públicas na Pós-Modernidade
Carolina Gancho de Almeida
2012

Resumo: Um dos instrumentos mais antigos de relações públicas, os eventos constituem-se como atividade de comunicação face-a-face, criada no contexto da Comunicação Organizacional Moderna. No entanto, mesmo durante a Pós-Modernidade, em tempos caracterizados pela comunicação digital e virtual, os eventos continuam sendo instrumentos valiosos de relacionamento com os públicos de interesse. Assim, o trabalho analisou os eventos nesses dois momentos históricos: a Modernidade e a Pós-Modernidade. Além disso, realizou-se uma reflexão sobre as transformações econômicas, políticas, sociais e psicológicas desses períodos e de que forma tais mudanças foram acompanhadas pela comunicação nas organizações em suas atividades, com foco na organização de eventos. Para entender se os eventos teriam sido ressignificados na Pós-Modernidade, deixando de lado seu aspecto espetacular e com uma comunicação de mão única, além da pesquisa teórica, foi realizado também um estudo dos cases vencedores do Prêmio Aberje 2011, na categoria "eventos especiais".

Palavras-chave: Modernidade, Pós-Modernidade, Relações públicas, Comunicação organizacional, Eventos, Relacionamento, Sociedade do espetáculo




Próxima >>


seta mais ver lista de cursos não agendados



Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associados |   Diretoria   |    Canal de Associados   |    Fale conosco   |   Siga-nos no Twitter   |    Cadastre-se

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Aberje Angélica | Av. Angélica, 1757 - 12º andar - Higienópolis - São Paulo/SP
Aberje Sumaré | Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - Próximo à Estação Sumaré do Metrô - São Paulo/SP