×

Aberje tem novas representantes oficiais no Ceará

Redação Portal Aberje

Ana Maria Xavier, gerente de Comunicação do Sistema FIEC – Federação das Indústrias do Estado do Ceará, e Bia Bocayuva, coordenadora de Comunicação do Grupo Edson Queiroz, passam a desempenhar outra função estratégica em suas carreiras: foram nomeadas como diretoras do Capítulo Aberje Ceará no início de janeiro de 2019. Trata-se de uma continuidade do trabalho iniciado na metade de 2018 pela gestão de Rachel Pessôa, então gerente de Comunicação da CSP, e que atualmente trabalha no estado do Pará.

Ana e Bia assumem o papel de representar institucionalmente a Aberje no estado, na proposta de promover a comunicação nas organizações, gerar conhecimento e fortalecer o papel estratégico do comunicador, tornando o trabalho da Aberje uma referência na região.

As atribuições das executivas envolvem divulgar as atividades nacionais da associação e incentivar a participação dos associados, bem como criar e implementar um calendário de ações locais. Também serão responsáveis por coletar dados sobre a atividade de Comunicação em empresas e instituições da região e gerar insights para a rede da Aberje. Para Hamilton dos Santos, diretor geral da Aberje, a proposta é acelerar o processo de encontro dos atuais associados e lançar bases para buscar novos integrantes, sempre tendo como prioridade o estabelecimento de discussões sobre o mercado e os profissionais de comunicação empresarial.

Para Bia, “é uma grande satisfação poder contribuir para a integração dos profissionais de comunicação corporativa aqui no Ceará por meio do Capítulo Aberje. Estou empolgada para construir parcerias e desenvolver ações para compartilhar conhecimentos e práticas, colaborando para fortalecer cada vez mais o setor no nosso estado”. Ana Maria entende a função de diretora do Capítulo Aberje no Ceará como uma excelente oportunidade de fortalecer o mercado de comunicação empresarial no estado. “Além de favorecer a interação entre os profissionais da área, voltando-se para a troca de experiências e contínua qualificação e capacitação e para a reflexão acerca da atividade que desenvolvemos junto às empresas e instituições”, afirma.

As novas diretoras estão na fase de planejamento das atividades como lançamento de livros, realização de cursos de capacitação gerencial, organização de pesquisas regionais e de encontros temáticos.

São associados da Aberje no Ceará: AD2M Comunicação, Banco do Nordeste do Brasil, Enel Distribuição Ceará, Companhia Siderúrgica do Pecém, Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Porto do Pecém Geração de Energia/EDP Pecém, Grupo Edson Queiroz, Supera Comunicação e VLI Logística.

Carreiras

Ana Maria Xavier é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, cursou especializações em Teoria da Comunicação e da Imagem na UFC e em Assessoria de Comunicação na Unifor. Compôs a equipe responsável pela reformulação da Assessoria de Comunicação e Imprensa do segundo mandato do Governador Tasso Jereissati, formando o quarteto que deu origem à AD2M Engenharia de Comunicação, em 1996. Em 2011, fundou a Loa Agência de Publicidade, com os mesmos sócios, voltada especificamente aos serviços de Publicidade e Propaganda. Dirigiu as duas empresas até setembro de 2014, onde respondia pela diretoria comercial, exercendo funções de planejamento e atendimento. Logo assumiu a gerência de Comunicações do Sistema FIEC, tendo sob sua responsabilidade todas as ações de comunicação da Federação e das diretorias regionais do SESI, SENAI e IEL, incluindo processos de Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Comunicação Interna, Eventos, Publicidade e Propaganda.

Ana Maria Xavier (Foto: Divulgação)

Bia Bocayuva é graduada em Comunicação Social pela FIAM – Faculdades Integradas Alcântara Machado de São Paulo. Iniciou a carreira exercendo o jornalismo em veículos de comunicação como Rádio Jovem Pan e Grupo 1 de Jornais, mas logo migrou para a área de comunicação corporativa. Atuou em agências em Fortaleza e São Paulo, chegando à Diretoria da VSM Comunicação. Implementou a área de comunicação interna na Staples do Brasil e foi premiada pela multinacional com o prêmio “Guiding the Way Awards” pelo projeto de re-branding da companhia no país. Por seu feito, foi convidada a participar do projeto de desenvolvimento de líderes internacionais na sede da empresa em Boston (EUA), onde passou três meses. De volta a Fortaleza, especializou-se em Assessoria de Comunicação pela Unifor – Universidade de Fortaleza e, desde 2014, atua no Grupo Edson Queiroz, um dos maiores conglomerados empresariais do país, dono da Esmaltec, Nacional Gás e Minalba Brasil, entre outras empresas. Com mais de 12 anos de experiência em comunicação corporativa, implementou a Comunicação Institucional dentro da Diretoria de Relacionamento Institucional do Grupo, respondendo atualmente pela coordenação da área.

Bia Bocayuva (Foto: Divulgação)