×

Aberje sedia evento sobre memória empresarial e uso de biografia na comunicação institucional no dia 4

Rede Aberje

Distante dos portos, com estradas precárias e terras até então consideradas como pouco vocacionadas à agricultura em larga escala, empreender em Mato Grosso da década de 1980 era uma aventura a que poucos se propunham. Se hoje o Estado é um dos responsáveis por manter positiva a balança comercial brasileira, com recordes agrícolas e o posto de maior exportador de commodities do país, esta condição se deve à audácia de alguns homens e mulheres que arriscaram empreender nessas condições.

Um desses personagens foi André Antonio Maggi, falecido em 2001, cuja história agora está sendo contada pela jornalista Martha Baptista na biografia “André Maggi: do cabo da enxada ao centro do agronegócio brasileiro”. Baseada em pesquisa jornalística, entrevistas e com rico acervo fotográfico, a edição cumpre o papel de fixar de vez na memória do país uma trajetória de vida essencial para se compreender contextos e aspectos humanos do agronegócio no Brasil.

E essa história e seu processo de contar são alvo do evento Memória e empreendedorismo: debate e lançamento da biografia “André Maggi: do cabo da enxada ao centro do agronegócio brasileiro”, promovido pela associada Amaggi com apoio da Aberje a partir das 9h30min do dia 4 de junho de 2019 na sede em São Paulo (Rua Amália de Noronha, 151 – 6º andar). As inscrições, que são gratuitas, já estão abertas.

 

 

A abertura vai ser feita por Paulo Nassar, Diretor-Presidente da Aberje e Professor Titular da Universidade de São Paulo. Já Daniel Escobar, Supervisor de Comunicação da AMAGGI, e Juliana Lopes, Diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Compliance da AMAGGI, fazem a palestra inicial “Memória na Amaggi: 40 anos dos fatos ao prêmio”, em que relatam todo o projeto de memória da empresa – ganhador do Prêmio Aberje 2018 na regional Minas Gerais/Centro-Oeste.

A escritora Martha Baptista, jornalista polivalente vencedora do Prêmio Esso de Jornalismo e do Prêmio Embrapa de Reportagem, com passagens por editorias variadas de veículos como o jornal O Globo, a revista Veja e o Jornal do Brasil, faz palestra sobre seu processo de trabalho no evento. Na sequência, haverá um debate com convidados. Participam Maria Teresa Carrión Carracedo, Editora da Carrión & Carracedo Editores Associados; e Gislaine Balbinot, Gerente de Comunicação da Associação Brasileira do Agronegócio/Abag. Moderados por Vera Ondei, Editora da Revista Dinheiro Rural.

Faça sua inscrição no link http://www.aberje.com.br/calendario/memoria-e-empreendedorismo-debate-e-lancamento-da-biografia-andre-maggi-do-cabo-da-enxada-ao-centro-do-agronegocio-brasileiro/ O livro já está disponível para venda pelo site da Entrelinhas Editora. A renda obtida com as vendas será revertida para a Fundação André e Lucia Maggi, instituição sem fins lucrativos que promove o investimento social privado da AMAGGI nas comunidades onde a empresa atua.