×

Aberje participa de conferência, workshop e assembleia sobre comunicação em Milão

Alimentação, Sustentabilidade e Comunicação foi o tema central da conferência da Federação Italiana de Relações Públicas/FERPI, realizada no dia 26 de junho de 2015 no Palazzo Reale em Milão-Itália. Inspirada pelo tema da Expo 2015 – “Nutrir o planeta, energia para a vida” – que ocorre na cidade entre os dias 1 de maio e 31 de outubro, a conferência contou com 11 palestrantes que abordaram o tema a partir de múltiplas perspectivas que se complementavam e também entravam em conflito. A Aberje esteve representada pelo Diretor de Relações Institucionais, Mateus Furlanetto.

Rosie Boycott, presidente do London Food Board, destacou o desafio da questão alimentar que varia da fome à obesidade, da comida orgânica à industrializada, da regulamentação pública às leis do mercado. Para ele, é necessário analisar todo o processo do sistema alimentar nos processos de produção , distribuição e comercialização de alimentos. Boycott comentou que, no Reino Unido, 40% dos lares não possuem mesa de jantar. Esse dado pode ser um indicador de que as pessoas não estão se alimentando da maneira adequada. É papel da comunicação chamar a atenção e elevar o debate desse tema junto à sociedade.

 

 

As corporações convidadas para apresentarem suas políticas e ações associadas a causas de responsabilidade social corpoprativa e sustentabilidade foram Coca-Cola, Bayer CropScience, Sodexo, Barilla, Brazalle e Autogrill. Esta útlima apresentou seu restaurante e mercado situado no coração de Milão, na Galleria Vittorio Emanuele II, Il mercado del Duomo, que desde a sua concepção física até os produtos ali comercializados levam em consideração os preceitos da sustentabilidade e do movimento slow food.   

The Prince of Wales´s International Sustainability Unit e a organização Sueca The Eat Initiative encerraram o evento mostrando como as organizações podem se associar e formar consórcios unindo esforços e objetivos comuns ligados à alimentação saudável, mudanças climáticas e meio ambiente.

Na sequência, a Global Alliance for Public Relations and Communication Management (GA) realizou sua Assembleia Geral, onde tomaram posse os novos conselheiros. Desde o dia 1 de julho, Gregor Halff, representante do Instituto de Relações Públicas de Singapura, passa a ser o presidente da GA.  Mateus Furlanetto, diretor de Relações Institucionais da Aberje, continua como delegate-at-large da GA até junho de 2016. Furlanetto integra o conselho da GA há quatro anos e participou da reunião do conselho da associação e do workshop de líderes de associações também realizados durante o evento.

 

 

No workshop, foram apresentadas práticas de excelência em gestão de associações, as mudanças tecnológicas e inovação em comunicação e relações públicas, o código de ética dos profissionais sugerido pela GA e também foi aprofundada a discussão para listar os principais conhecimentos, técnicas, habilidades e comportamentos desejáveis para os profissionais desempenharem suas funções de forma eficiente, eficaz e efetividada. O resultado desse encontro integra a segunda fase da pesquisa que busca estabeleccer um corpo global de conhecimento em relações públicas e comunicação organizacional.  O workshop foi realizado no pavilhão da Coca-Cola na EXPO Milão 2015 e contou com a participação de mais de 40 representantes de associações de comunicação representando 22 países dos continentes Americano, Europeu, Africano, Asiátio e da Oceania. 

  

Posição

Nome e Instituição Afiliada

Chair

Gregor Halff, IPRS (Singapore)

Chair-elect

José Manuel Velasco, Dircom (Spain)

Immediate Past-Chair

Anne Gregory, FCIPR, CIPR (United Kingdom)

Treasurer

Joe Truncale, PRSA (USA)

Secretary

Therese Manus, NCA (Norway)

Delegate-at-Large

Fiona Cassidy, PRINZ (New Zealand)

Delegate-at-Large

Cecilia Schon-Jansson, SACP (Sweden)

Delegate-at-Large

Kentice Tikolo, PRSK (Kenya)

Delegate-at-Large

Mateus Furlanetto, ABERJE (Brazil)

Delegate-at-Large (Intl. Reg. and specialty)

Mark Schumann, IABC (United States)

Delegate-at-Large (Academic/ Research)

Jerry Swerling, University of Southern California (USA)

Regional Delegate-at-Large (Latin America)

Alejandra Brandolini, CPRP (Argentina)

Regional Delegate-at-Large (Asia)

Prita Kemal Gani, PERHUMAS (Indonesia)

Regional Delegate-at-Large (Africa)

Rotimi Oladele, NIPR (Nigeria)