×

Aberje lança programa para discutir os grandes temas da atualidade

Redação Portal Aberje

“Na ordem do dia” tem como objetivo aprofundar o debate sobre assuntos contemporâneos que impactam os negócios e a vida das organizações. Primeiro encontro vai discutir o liberalismo.

Buscando melhorar a qualidade do debate em torno dos grandes temas da atualidade, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) lança na próxima quarta-feira (11/9) o programa “Na ordem do dia”, um curso desenvolvido pela Escola Aberje de Comunicação e ministrado por especialistas da área da filosofia, que pretende ampliar a compreensão dos profissionais de comunicação para questões complexas, para além de frases de efeito ou senso comum. O primeiro grande tema em debate será o liberalismo.

O curso oferece uma introdução ao pensamento liberal abordando questões políticas e econômicas que surgem no bojo de uma rica tradição intelectual que remonta ao século 18, consolida-se no século 19 e segue presente nos debates políticos, econômicos e filosóficos da atualidade. Dentre os conceitos centrais recorrentes nos pensadores dessa filiação, encontram-se os de indivíduo, sociedade, riqueza, democracia, igualdade e organização.

O tema será esmiuçado ao longo dos três encontros semanais com início no dia 11 de setembro. Na primeira aula, Pedro Paulo Pimenta, professor da USP, vai rememorar as origens do liberalismo, com foco na sociedade e no indivíduo. No dia 18 de setembro, Maria Isabel Limongi, professora da UFPR, foca no liberalismo clássico, abordando as ideias de democracia e igualdade. No último encontro, em 25 de setembro, Fernão de Oliveira Salles, da UFSCar, vai liderar as discussões sobre o liberalismo contemporâneo.

“O ‘Na ordem do dia’ é uma nova frente de atuação da Aberje que tem como objetivo elevar o nível do debate público sobre os grandes temas da atualidade”, afirma Hamilton dos Santos, diretor geral da entidade. “Além dos encontros presenciais, também teremos conteúdos editoriais baseados nas discussões em sala de aula e outros materiais para as plataformas digitais da Aberje. Outros temas relevantes também serão discutidos nas próximas edições.”

As inscrições para o “Na ordem do dia” seguem abertas e são gratuitas para associados Aberje. Para saber mais, acesse: http://cursosaberje.com.br/