11 de maio de 2018

Aberje e AC Camargo Câncer Center assinam convênio para distribuição de conteúdos sobre saúde

accamargo-topo

 

A área de comunicação corporativa e marketing do AC Camargo Câncer Center, junto ao corpo clínico da instituição, desenvolve periodicamente material informativo denominado “Dicas de Saúde”, enviado gratuita e mensalmente para organizações conveniadas. A distribuição dos conteúdos para o corpo funcional de cada organização pode acontecer nos formatos de e-mail, matéria em publicação informativa ou ainda SMS. A proposta é orientar a população sobre cuidados preventivos de saúde, objetivando orientação para prevenção e combate ao câncer.

A Aberje, entidade da qual o AC Camargo faz parte como associado, acaba de assinar o termo de cessão e tem feito divulgação das orientações em sua plataforma de comunicação digital para os integrantes da base associativa. A gestão do projeto é do Gerente de Desenvolvimento Associativo da Aberje, Rodrigo Cogo. Há ainda previsão de exposições sobre saúde no hall de entrada de eventos, como um conjunto de informações relevantes adicionais ao temário discutido em cada iniciativa.

Os interessados em estabelecer um fluxo de fornecimento de dados de saúde com o AC Camargo podem entrar em contato com a Coordenadora Comercial Valdinete Barreto pelos telefones 11-2189-5232 e 99101-7576 ou ainda pelo e-mail valdinete.barreto@accamargo.org.br .

 

MAIO – Em maio de 2018, o foco está nos tumores do trato gastrointestinal. Eles são conhecidos, em medicina, pela sigla GIST (do inglês, gastrointestinal stromal tumors) e são diferentes de outros tipos de tumores porque se originam nas paredes dos órgãos, junto às camadas musculares do trato gastrointestinal. Na verdade, têm início nas células responsáveis pela motilidade intestinal, chamadas células de Cajal, e podem atingir qualquer órgão do sistema digestivo, do esôfago ao ânus.

O GIST é um tumor raro que costuma afetar pessoas de 50 a 60 anos de idade. Geralmente o diagnóstico é feito por uma biópsia da lesão que pode ser feita por endoscopia, colonoscopia ou ecoendoscopia.

 

 

1: Câncer de fígado: Sinais e sintomas e prevenção

O câncer de fígado, como acontece em boa parte dos tumores, não apresenta sintomas no início. Quando os sinais aparecem, a doença já passou da fase inicial – por isso a prevenção é muito importante. Alimentação balanceada, colorida, com poucas gorduras e muitas fibras, beber bastante água, fazer exercícios – as clássicas recomendações para uma vida leve e saudável são essenciais para prevenir essa e outras doenças. No caso específico de câncer de fígado, muito importante é evitar ao máximo o consumo de álcool. Um dos grandes fatores de risco da doença é a cirrose provocada pelo abuso de álcool ou por Hepatite B e C.

De olho nos sintomas: perda de peso, aumento da barriga (que significa acúmulo de líquido no abdômen), icterícia (quando os olhos e a pele ficam amarelados pelo acúmulo de bilirrubina no organismo).

​​

2: Tumor Neuroendócrino

São tumores de difícil diagnóstico que se desenvolvem a partir de células do sistema endócrino. Entre os sintomas mais comuns, o rubor na face, a diarreia, cólicas, chiado parecido com asma – sintomas, aliás, que também podem ser de muitas outras doenças.

O tumor neuroendócrino pode aparecer em qualquer órgão do corpo, mas os mais comuns são aqueles encontrados no trato gastrointestinal (como intestino delgado, reto, cólon e estômago). Os tumores neuroendócrinos podem ser de grau 1, de crescimento mais lento e de grau 2, que se proliferam mais rapidamente e de forma mais heterogênea.  Há também os carcinomas neuroendócrinos, mais agressivos. É muito comum que os tumores neuroendócrinos, principalmente os que atingem órgãos  abdominais, tenham metástase no fígado.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *