16 de outubro de 2017

Conheça a Aberje e veja por que se associar

A Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial é o principal centro de referência nacional na produção e disseminação de conhecimento e práticas de comunicação empresarial. Com a missão de produzir conhecimento e compartilhar as melhores práticas para fortalecer a Comunicação das empresas e instituições, a entidade busca reforçar o papel estratégico e cidadão do comunicador nas estruturas organizacionais há 50 anos (ver detalhes abaixo).

Paulo Nassar, Professor Livre-docente da ECA-USP, é o atual Diretor-Presidente, acompanhado nesta gestão por Hamilton dos Santos, Diretor Geral da Aberje. No Conselho Deliberativo, está a Diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da LATAM, Gislaine Rossetti, como Presidente, e Paulo Braz Pereira Junior, Diretor de Comunicação da Bayer, como Vice-Presidente. “Através de seus projetos nos campos do advocay, educação & carreira e conteúdo, nos definimos como a casa dos comunicadores que buscam conhecimento e referência para o desenvolvimento de suas áreas e equipes, para o planejamento de ações e projetos, e para o investimento em suas carreiras – seja em presença física ou digital”, resume Nassar.

A proposta é trabalhar para que a comunicação seja uma das mais valorizadas competências de qualquer categoria profissional. “Valorizamos as empresas, os profissionais e as práticas que são referência para a área. E isto acontece através de espaços de diálogo, de troca de informações e experiências entre os pares – em âmbito nacional e internacional”, acrescenta Santos. Neste campo, uma das maiores evidências é o Prêmio Aberje, a mais tradicional premiação do setor, que reconhece as melhores práticas da Comunicação Empresarial Brasileira e está em sua 43ª edição. Qualquer empresa pode participar, mas associados ganham desconto na inscrição de seus projetos para avaliação. E ainda tem o PUA – Prêmio Universitário Aberje, um desafio de cases para o público universitário na solução de um impasse ou oportunidade de uma empresa real, e o International Aberje Awards, prêmio que reconhece trabalhos acadêmicos estrangeiros centrados em pesquisas sobre a América Latina.

A Aberje atua fortemente na formação e atualização dos comunicadores, com eventos e cursos com diferentes formatos e temáticas, além do MBA em Gestão da Comunicação Empresarial. A programação também abrange cursos internacionais, atividades in company e, em breve, o Painel Profissional para auxiliar no desenvolvimento das carreiras dos associados. Em todas estas opções, há desconto significativo para associados.

Outro ponto que chama atenção e mantem muitas organizações ligadas à Aberje é a produção e compartilhamento de conhecimentos, promovendo debate das principais questões da Comunicação Corporativa. Uma das frentes desta atuação está no CMR – Centro de Memória e Referência, o primeiro acervo voltado para a Comunicação Empresarial da América Latina e de uso exclusivo de associados. O papel da Aberje Editorial, editora com publicações voltadas para as teorias e práticas do setor, é igualmente fundamental, junto ao DATABERJE: Instituto Aberje de Pesquisa, que realiza pesquisas voltadas para a área e suas interfaces. Todos os livros publicados e os relatórios de pesquisa desenvolvidos são enviados para os associados dentro do vínculo associativo. O mesmo acontece com a Revista Comunicação Empresarial, com 26 anos de circulação, abordando os principais temas que influenciam as empresas e suas estratégias de comunicação. Outros conteúdos são difundidos ainda pela Plataforma Digital de Comunicação, envolvendo um Portal digital, perfis em redes sociais abertas e o boletim em inglês BR.pr, voltado prioritariamente para colegas no exterior. “É uma rede de diálogos, de contatos e de trocas de conhecimentos e experiências sobre a Comunicação Corporativa. Agregamos profissionais de qualidade e empresas de renome que nos ajudam na produção e disseminação de práticas de excelência no setor. Por isso que estar na Aberje é sinônimo de mais conhecimento, qualidade e networking no seu dia a dia profissional”, afirma Rodrigo Cogo, Gerente de Desenvolvimento Associativo da entidade.

Atualmente, a Aberje reúne mais de 500 empresas do País, instituições e órgãos públicos, universidades, além de assessorias de comunicação, relações públicas, imprensa, marketing, agências de publicidade, professores e outras categorias de profissionais ligadas ao ambiente empresarial e ao mundo da comunicação. Há possibilidade de vínculo como pessoa jurídica (em categorias a partir do número total de funcionários) e como pessoa física (estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais). Para saber mais como integrar esta rede, basta acessar o link https://www.aberje.com.br/associe-se.

SOBRE A ABERJE – A Aberje é uma organização profissional e científica, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo fortalecer a Comunicação nas empresas e instituições e dignificar o papel do comunicador. Fundada em 1967 e no início das comemorações de seus 50 anos de atividade, une a tradição e a busca constante por inovação e aperfeiçoamento nas diversas áreas da Comunicação.

A atuação da Aberje ultrapassa os limites do território brasileiro com projetos de relacionamento e intercâmbio com países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Espanha, Portugal, Alemanha, Itália, Índia, México, Argentina, Chile, Colômbia e Peru. Desenvolvendo pesquisas e estudos estratégicos para a Comunicação e produzindo e difundindo cases do setor, a Aberje é o Think Tank da Comunicação Empresarial Brasileira.

A Aberje tem sede na Rua Amália de Noronha, 151 – 6º andar, no Bairro de Pinheiros, na cidade de São Paulo/SP, próxima à estação Sumaré da Linha Verde do Metrô paulista. Entre em contato pelo telefone (11) 5627-9090 ou ainda no e-mail relacionamento@aberje.com.br para mais informações.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *