×

Aberje: 10 fatos em 49 anos

Redação Portal Aberje

Em 1967, a Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial é fundada por grupo de editores e jornalistas com o nome de “Associação Brasileira dos Editores de Revistas e Jornais Empresariais”

Em 8 de outubro é comemorado o Dia da Comunicação Empresarial. Nesta mesma data, há 49 anos, em 1967, a Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial era fundada. Neste aniversário, conheça alguns fatos interessantes da associação:

 

  1. Foi fundada em um evento

A Aberje nasceu da I Convenção Nacional de Editores de Revistas e Jornais de Empresa, em 1967, a partir de uma iniciativa do jornalista Nilo Luchetti, então chefe de Relações Sociais da empresa e editor da revista Notícias Pirelli, junto com representantes de empresas como Volkswagen, Alcan, General Eletric, entre outras.

1967-1-convencao_2_editada

I Convenção Nacional de Editores de Revistas e Jornais de Empresa (Acervo CMR Aberje)

  1. Teve sua primeira atuação internacional em 1979

A Aberje foi a única representante do Brasil no 11º congresso da FEIEA – Federation of European Industrial Editors Associations, realizado em Estocolmo, na Suécia. A atuação internacional da Aberje não parou por aí. Em 2006, foi realizada a primeira edição do Curso Internacional de Comunicação Empresarial em parceria com a Syracuse University, dos Estados Unidos. Em 2009, aconteceu o 1º International Aberje Award, que foi concedido a Karina Garcia-Ruano, estudante de doutorado na Michigan State University. Em 2010, foi a ver do 1º Brazilian Corporate Communications Day, em Nova Iorque.

11º congresso da FEIEA - Federation of European Industrial Editors Associations (Acervo CMR Aberje)

Nota sobre o 11º congresso da FEIEA – Federation of European Industrial Editors Associations (Acervo CMR Aberje)

  1. Aberje era uma sigla

Aberje é uma sigla resultado do nome “Associação Brasileira dos Editores de Revistas e Jornais Empresariais”. Foi em 1989 que a associação deixou de ser sigla para virar marca, mudando seu nome para Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial

logo-novo

Atual logo da Aberje

  1. “Operário leitor”: primeiro logo da Aberje

A revista “Notícias Pirelli” foi uma importante referência para os integrantes do movimento que deram início a Aberje. Essa publicação tinha como o seu grande objetivo a transformação do operário em operário-leitor. A partir dessa conexão, nasceu o primeiro logo da Aberje: “trata-se de um círculo envolvendo a silhueta de um homem (bem estilizado) lendo uma publicação”.

primeira-logo2

Primeiro logo da Aberje “operário leitor”

  1. Prêmio Aberje nasceu com a Aberje

Tanto a Aberje como o Prêmio Aberje nasceram em 1967, na 1ª Convenção Nacional de Editores de Jornais e Revistas de Empresas. O Prêmio Aberje está em sua 42ª edição em 2016, reconhecendo as melhores práticas da comunicação empresarial brasileira.

1967_entrega-premio_avon

Entrega do Prêmio Aberje em 1967 (Acervo CMR Aberje)

  1. A Comunicação Empresarial não foi a primeira revista da Aberje

A Aberje lançou sua primeira revista em 1987, a Revista Aberje, que teve três edições (1987, 1988 e 1989) e foi criada para comemorar os 20 anos da Aberje. A Comunicação Empresarial, como conhecemos hoje, só veio em 1991.

capa-revista-aberje01

Primeira capa da Revista Aberje em 1987 (Acervo CMR Aberje)

  1. Chala Café

O luminoso na sede da Aberje é uma homenagem à funcionária com mais tempo de Aberje, Anna Chala. Foram 36 anos de Aberje. Às vezes, ela ainda vem aqui fazer uma visita e trazer bolo.

dona-anna

Anna Chala em frente ao Chala Café, no Espaço Aberje Sumaré em 2014

  1. Primeiro Centro de Memória e Referência de Comunicação Empresarial da América Latina

O Centro de Memória e Referência da Aberje, ou a sigla CMR Aberje, foi constituído com base nos documentos e materiais bibliográficos acumulados pela Aberje desde sua fundação até 2004, ano de início das ações. Inaugurado em 2007, é o único sistema de informação especializado em Comunicação Empresarial da América Latina.

inauguracao-cmr_2007

Espaço do CMR em 2009 (Acervo CMR Aberje)

  1. O MBA Aberje/ESEG já formou 12 turmas

Em parceria com a ESEG, a Aberje fundou em 2011 o MBA Aberje/ESEG voltado para a Gestão da Comunicação Empresarial.

img_2142

Boas vindas aos alunos do MBA Aberje/ESEG no primeiro semestre de 2016

  1. É responsável pela primeira pesquisa de comunicação interna no Brasil

Publicada na RAE – Revista de Administração de Empresas, a pesquisa “A Publicação Interna na Empresa Brasileira”, realizada por Nelson Savioli e Wilson Candeloro em 1968, configura a primeira pesquisa sobre comunicação interna no Brasil, que mais tarde, em 1971, serviu de insumo para obra Contribuitions a l’Étude de la Presse d’Entreprise et Essai de Bibliografie, de Dimitri Weiss, professor da Sorbonne, de Paris.

1976_estudo-dimitri-weiss

Análise da obra de Dimitri Weiss, professor da Sorbone, “Contribuitions a l’Etude de la Presse d’Entreprise et Essai de Bibliografie”, no Informativo Aberje (Acervo CMR Aberje)

Para saber mais sobre a história da Aberje, entre em contato com o nosso Centro de Memória e Referência pelo e-mail cmr@aberje.com.br.