04 de dezembro de 2019

A Gazeta passa a usar inteligência artificial para melhorar entrega de notícias

Na semana em que completa 91 anos, o jornal A Gazeta (Vitória/ES), integrante da Rede Gazeta – associada da Aberje, inaugurou sua Mesa de Performance. A nova editoria usa dados de inteligência artificial, em tempo real, para medir o impacto de todas as suas publicações, viralização de conteúdos e assuntos que mais interessam aos internautas. A área reúne, além de jornalistas, analistas de dados, profissionais de marketing e especialista em SEO (search engine optimization).

A nova área é fruto do projeto TDigital, anunciado no final de julho, que visa transformar a distribuição de conteúdo jornalístico priorizando o ambiente digital. No dia 30 de setembro, A Gazeta deixou de circular em formato impresso diário e lançou um novo site, além de um novo jornal – em formato de final de semana, que chega aos leitores da Grande Vitória e das principais cidades do Espírito Santo. “O projeto TDigital foi tocado com o maior profissionalismo, com a maior competência. Em décadas atrás, a Redação era uma área segregada de toda a empresa e, hoje, chegamos aqui com um time multidisciplinar, inaugurando um novo tempo”, discursou o diretor-geral da Rede Gazeta, Café Lindenberg.

Segundo a editora-chefe de A Gazeta, Elaine Silva, a Mesa de Performance é um instrumento fundamental para potencializar o alcance das notícias, a partir do princípio de que, diante dos dados coletados minuto a minuto, é possível conhecer melhor a audiência e suas tendências de consumo de informação.”A marca A Gazeta tem 91 anos e nós temos um DNA. Esse DNA continua se sobrepondo a tudo. Não estamos observando a performance como caça-cliques. Não é isso. Esta área vai nos ajudar a ter a medição do impacto das nossas notícias e a chegar melhor ao público, num momento em que as pessoas precisam de informação relevante e qualificada, sobretudo, para ajudarmos a construir uma sociedade melhor”, frisou Elaine.

O diretor de jornalismo da Rede Gazeta, Abdo Chequer, fez coro a Elaine: “Nossos propósitos estão bem demarcados: fazer um jornalismo cada vez melhor para desenvolver um Espírito Santo também melhor. E nos aproximar mais do nosso público. Informar sempre, mas também saber ouvir o que a sociedade tem a dizer”.

MESA – A Mesa de Performance fornece à Redação de A Gazeta, em tempo real, dados como o quantitativo de leitores no site, conversão de novos assinantes e o engajamento do público com o conteúdo. Também apresenta os termos mais buscados por quem está navegando na internet, estando ou não no site de A Gazeta.

O modelo, inédito no país, foi construído após uma série de viagens a redações do Brasil e do mundo, como A Gazeta do Povo (Curitiba), Estadão (São Paulo), Metrópoles (Brasília), The New York Times (Nova York), El Diario (Espanha), entre outros.

Os editores de distribuição analisam o melhor meio de entregar o conteúdo jornalístico ao público, na plataforma em que ele estiver (redes sociais, alertas por e-mail e no aplicativo). Os analistas de dados e marketing ajudarão a Redação a entender a jornada do leitor, a dinamizar o alcance e a audiência, tanto para os assinantes (chamado conteúdo premium), quanto para o internauta comum. Já o analista de SEO vai atuar para que o conteúdo esteja adequado às pesquisas nos buscadores e alcance um público maior. 

Tanto os atuais os assinantes quanto os novos passam a ter uma atenção mais direcionada da equipe. O comportamento deles serão acompanhados para entender a preferência sobre os conteúdos e o engajamento com os produtos.  O objetivo da equipe é entregar o conteúdo com a credibilidade de A Gazeta em todos os meios digitais em que o público estiver.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *