11 de novembro de 2019

BASF promove dia de discussões e atividades com foco em diversidade no Complexo Acrílico de Camaçari

O Complexo Acrílico de Camaçari promoveu o WIB Day – um evento organizado pelo grupo de diversidade Women in Business (WIB) da BASF, empresa associada da ABerje, para impulsionar uma reflexão sobre a importância da igualdade de gêneros relacionada a oportunidades e desenvolvimento de carreira.

A diversidade é vista como um elemento-chave para o sucesso dos negócios ao promover um ambiente inovador e, para que essa política seja uma realidade, a BASF trabalha o tema interna e externamente. Isso significa passar pelos processos seletivos, pelos programas de desenvolvimento, pela retenção de talentos até a sua cadeia de fornecimento, cujos parceiros são informados sobre as políticas de inclusão da empresa e estimulados a ampliar seus esforços para a valorização das diferenças.

No WIB Day, foram promovidos workshops, atividades e rodas de diálogo para todos presentes no complexo. Atualmente, 51 funcionárias fazem parte do time BASF da localidade, o equivalente a 23% de todo o efetivo de Camaçari – índice bem acima da média registrada nas indústrias do setor petroquímico, que é de 13%, segundo dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho.

Segundo Tânia Oberding, diretora do Complexo Acrílico de Camaçari, a unidade foi a primeira a receber o Circuito de Diversidade, em novembro de 2018. “Na ocasião, tivemos dois dias intensos de workshops e atividades com o objetivo de divulgar e fortalecer o conhecimento sobre a política de diversidade da BASF na fábrica, que geralmente já é um ambiente mais hostil para esse assunto. Desta vez, vamos focar na importância das mulheres na indústria química e no desenvolvimento de suas carreiras”, afirma.

A diversidade é um tema que foi abraçado pela liderança da BASF e seus desdobramentos são debatidos em todas as esferas da empresa, desde o Comitê Executivo, passando pelo Comitê de Sustentabilidade, até a implementação pela área de Diversidade, que trabalha para atrair, incluir e desenvolver pessoas em todas as áreas e posições da companhia.”A BASF tem uma governança estruturada que contribui significativamente para que as iniciativas de diversidade sejam transversais na companhia. Empresas diversas são mais abertas e inovadoras. E a inovação é essencial para criamos um futuro sustentável”, destaca Luciana Amaro, Vice-Presidente de Recursos Humanos para a América Latina, que também participará do WIB Day.

Integram essa governança grupos de afinidade formados por colaboradores voluntários, engajados em discutir e implementar políticas que valorizem a diversidade, seja ela voltada à orientação sexual, gênero, raça e pessoas com deficiência. São eles: o Women in Business (WIB), focado na equidade de gênero; o Be Yourself @ BASF (BYOU), voltado à diversidade sexual; o Black Inclusion Group (BIG), focado na igualdade racial; e o Be Different (B#), voltado à inclusão de pessoas com deficiência (PCD).

O WIB, especificamente, atua em três frentes: Desenvolvimento de Carreira para criar ações e promover oportunidades iguais, aumentar a visibilidade da mulher em todas as áreas e as ajuda em seu crescimento profissional; Liderança e Promoção para quebrar preconceitos em relação à mulher em cargos de liderança, buscar maior equilíbrio de gêneros e aumentar o número de mulheres na alta liderança; e, por fim, Retenção, a fim de criar condições favoráveis para mantê-las empregadas ou promovê-las, aumentando a flexibilidade entre a vida pessoal e a profissional.

Segundo o último censo realizado pela BASF em 2018, as mulheres representam 27% do quadro de colaboradores na América do Sul. Em posições de liderança, a participação feminina já é de 29%, sendo que três mulheres integram o Comitê Executivo da BASF na região.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *