08 de julho de 2019

Unilever traz para o Brasil “Manifesto pela Diversidade e Inclusão no Setor Jurídico”

A diversidade está no centro da estratégia da Unilever por ser fundamental para a promoção da inovação, para uma maior conexão com o consumidor, para atrair e reter bons profissionais, além de possibilitar uma representação mais realista da sociedade. Por isso, a companhia acaba de trazer para o Brasil o “Manifesto pela Diversidade e Inclusão no Mercado Jurídico”, iniciativa que tem como objetivo promover a pluralidade em toda a cadeia de valor da área jurídica.

Em evento de lançamento realizado no início de junho, mais de 20 empresas, instituições e associações se tornaram signatárias do compromisso. Os associados da Aberje Unilever, Bayer, GPA e Natura, e também Pernod Ricard, PepsiCo, ABA, MM360 e Faculdade Zumbi dos Palmares foram algumas delas. O manifesto foi lançado em março, na Europa, e já conta com mais de 80 parceiros.

Para Ritva Sotamaa, vice-presidente global da área jurídica da Unilever e responsável pelo lançamento do compromisso internacionalmente, o desenvolvimento da agenda de diversidade e inclusão é um trabalho constante, que requer foco e consistência. “O Brasil é reconhecido globalmente pelo pluralismo de etnias, povos, identidades, subjetividades e representações. Toda sua complexidade precisa ser representada e acreditamos que, ao unir esforços com nossos parceiros, seremos capazes de proporcionar mudanças reais e sustentáveis em toda a cadeia. Para isso, é extremamente importante incentivar novos signatários.”, conta Ritva.

Além do lançamento e assinatura do Manifesto, o evento contou com depoimentos da Dra. Marcia Rocha, primeira advogada transexual a atuar com seu nome social no Brasil, que compartilhou sua experiência pessoal e profissional com os participantes; José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, que discorreu sobre as necessidades, avanços e desafios da igualdade racial; Ritva Sotamaa, vice-presidente global da área jurídica da Unilever, que abordou a importância do movimento e seus respectivos avanços na esfera internacional; Newman Debs, vice-presidente da área jurídica da Unilever Brasil e América Latina; e Vanessa Vilar, diretora da área jurídica da Unilever para América Latina, falaram sobre a oportunidade que a chegada do movimento trará para o cenário jurídico brasileiro.

Manifesto pela Diversidade e Inclusão no Setor Jurídico

  • Nós nos comprometemos a promover a diversidade no local de trabalho. Valorizamos a variedade de perspectivas, ideias e experiências que a diversidade oferece, seja ela baseada em gênero, raça, orientação sexual, deficiência, formação cultural, religião ou idade.
  • Acreditamos que a diversidade e inclusão criam um ambiente mais amplo e mais rico que aprimora o pensamento criativo, a inovação e a resolução de problemas, agregando valor às nossas organizações. Acreditamos que as organizações inclusivas atraem e retêm os melhores talentos.
  • Assim sendo, vamos incentivar maior diversidade e inclusão em nossos próprios negócios e cooperar para promover esses mesmos valores em todos os setores da profissão jurídica e na comunidade empresarial em geral.
  • Nós nos propomos a praticar e promover a diversidade e inclusão por meio das seguintes ações:
    • Promovendo diversidade dentro das nossas próprias equipes;
    • Considerando a diversidade em nossas práticas de contratação de talentos e de fornecedores;
    • Estimulando e formando parcerias com nossos escritórios de advocacia para adotar as melhores práticas em diversidade e inclusão;
    • Promovendo iniciativas de diversidade em todos os níveis da comunidade jurídica e empresarial.
  • Como defensores da diversidade e inclusão, vamos demonstrar nosso compromisso por meio de ações e iniciativas específicas.
  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *